Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17209
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente
Título(s) alternativo(s): Digital literacies enhanced by audiovisual narratives in teacher education
Autor: Reis, Tamires Elaine Barbosa 
Primeiro orientador: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Primeiro membro da banca: Couto Junior, Dilton Ribeiro do
Segundo membro da banca: Cardoso, Janaina da Silva
Terceiro membro da banca: Amaral, Mirian Maia do
Resumo: Inovações tecnológicas e comunicacionais possibilitadas pelo digital em rede, caracterizam a sociedade contemporânea e fazem emergir novos modos de produção, socialização e educação. Novos ‘espaçotempos’ se delineiam. Ciberespaço e cidades se entrelaçam e se complementam. Imagens estáticas e, em movimento, sons e textos escritos abrem espaços para novas formas de criação. Para melhor compreensão de como as narrativas audiovisuais digitais contribuem para a tessitura do conhecimento em rede de aprendizagens presencial e online, objetivamos, neste estudo, identificar letramentos digitais emergentes, a partir das conversas e narrativas dos praticantes culturais, que teve como campo de pesquisa a disciplina Prática e Pesquisa Pedagógica (PPP), do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã, durante o primeiro e segundo semestres de 2019. Nesse contexto, dialogamos com os pressupostos teóricos da Cibercultura (Lemos, 2003; Silva, 2003, 2010, Santaella, 2004, 2007, 2013 e Santos, 2005, 2014, 2019) com os estudos sobre letramento(s) e letramentos digitais (Freire, 2004; Soares, 2009; Rojo, 2012, 2013, 2019). Em termos metodológicos, optamos pela ciberpesquisa-formação (Santos, 2005, 2014, 2019). Para isso, bricolamos os princípios da multirreferencialidade (Ardoino,1998; Macedo, 2012), com a abordagem dos cotidianos (Certeau, 2013; Alves, 2008; Andrade, Caldas e Alves, 2019). Durante a pesquisa engendramos atos de currículo (Macedo, 2010), apoiados em dispositivos diversos (Ardoino, 1998), o que possibilitou a emersão de letramentos digitais, em diferentes gêneros e formatos, a partir das análises das narrativas que emergiram no decorrer da pesquisa. Entre esses letramentos, destacam-se: os letramentos midiáticos, sociais, políticos, crítico e racial crítico, entre outros.
Abstract: Technological and communicative innovations made possible by digital networks characterize contemporary society and generate new modes of production, socialization and education. New times and spaces are described. Cyberspace and cities intertwine and complement each other. Static and moving images, sounds and written texts open spaces for new forms of creation. For a better understanding of how digital audiovisual narratives contribute to the fabric of knowledge in a face-to-face and online learning network, we aim, in this study, to identify emerging digital literacies, from the conversations and narratives of cultural practitioners, whose field of research was the discipline Practical and Pedagogical Research (PPP), from the Pedagogy course at the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ), Maracanã campus, during the first and second semesters of 2019. In this context, we dialogue with the theoretical assumptions of Cyberculture (Lemos, 2003; Silva, 2003, 2010; Santaella, 2004, 2007, 2013 and Santos, 2005, 2014, 2019) with studies on literacy and digital literacy (Freire, 2004; Soares, 2009, 2012; Rojo, 2009, 2012, 2013, 2019). In methodological terms, we opted for cyber research training (Santos, 2005, 2014, 2019). For this, we apply the principles of multireference (Ardoino, 1998; Macedo, 2012), with the focus of everyday life (Certeau, 2013; Alves, 2008; Andrade, Caldas and Alves, 2019). During the research, we devised curricular acts (Macedo, 2010), supported by different devices (Ardoino, 1998), which allowed the emergence of digital literacies, in different genres and formats, based on the analysis of the narratives that emerged during the research. Among these literacies, we highlight: media literacy, social, political, critical and racial criticism, among others.
Palavras-chave: Digital literacies
Multiple languages
Cyberculture
Audiovisuals
Letramentos digitais
Múltiplas linguagens
Cibercultura
Audiovisuais
Linguagem e Cultura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: REIS, Tamires Elaine Barbosa. Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17209
Data de defesa: 1-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Tamires Elaine Barbosa Reis - 2021 - Completa.pdf6,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.