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Tipo do documento: Dissertação
Título: Biblioteca ubíqua: 'espaçotempo' mobilizador do letramento informacional nas periferias urbanas
Título(s) alternativo(s): Ubiquitous library: 'spacetime' mobilizing information literacy in urban peripheries
Autor: Santos, Lucia Helena de Andrade 
Primeiro orientador: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Primeiro membro da banca: Couto Junior, Dilton Ribeiro do
Segundo membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Terceiro membro da banca: Sá, Nysia Oliveira de
Resumo: O acesso a dispositivos tecnológicos digitais para pesquisa e compartilhamento de conhecimentos é uma prática diária por grande parte dos estudantes, trazendo novas linguagens e propiciando o protagonismo de seus usuários na interação com as redes sociais. A biblioteca que antes detinha inúmeros conhecimentos em suas estantes, na cibercultura (SANTOS, 2014; LEMOS, 2003, 2009, 2019) passou a estar em toda a parte com informações diversificadas e nem sempre precisas. Assim, este trabalho busca compreender como bibliotecas universitárias, em contextos periféricos urbanos, podem atuar como ‘espaçostempos’ mobilizadores do desenvolvimento de letramentos informacionais. As análises das transformações do livro e biblioteca na aquisição de conhecimentos são embasadas nos autores: Chartier (1998, 2003) e Santaella (2013, 2018), reconhecendo as práticas de leitura e pesquisa na cibercultura e destacando o contexto de fake news e desinformação (WARDLE, 2017). Apresenta uma bricolagem metodológica com a etnopesquisa crítica (MACEDO, 2000, 2006; 2013), a multirreferencialidade (ARDOINO, 1998) e as pesquisas com os cotidianos (ANDRADE; CALDAS; ALVES, 2019). Os praticantes são integrantes da turma do segundo semestre de 2019 da disciplina EEPPIII (Escola como Espaço Político Pedagógico III) e usuários da Biblioteca localizada no campo de estudo, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ). Ao longo do processo de investigação foram acionados como dispositivos, os aplicativos WhatsApp e o Facebook, rodas de conversa e conversas individuais com os praticantes e, particularmente, o diário de campo. Verificou-se novas perspectivas para a biblioteca, destacando sua importância na periferia e para inclusão de sua comunidade no ambiente acadêmico, além da atuação dos multiletramentos para combate a desinformação. Conclui que o desenvolvimento de atividades de letramento informacional pode ser interligado a letramentos midiáticos, literário, digital e crítico para que a compreensão dos fenômenos que envolvam o compartilhamento de informações e conhecimentos, na sociedade atual, seja significativa e inclusiva. A participação da comunidade no espaço da biblioteca reforça o compromisso social da universidade pública na Baixada Fluminense.
Abstract: Access to digital technological devices for research and knowledge sharing is a daily practice by most students, bringing new languages and providing the protagonism of its users in the interaction with social networks. The library that previously had countless knowledge on its shelves, in cyberculture (SANTOS, 2014; LEMOS, 2003, 2009, 2019) came to be everywhere with diversified and not always accurate information. Thus, in this work seeks to understand how university libraries, in urban peripheral contexts, can act as 'spacestimes' that enhance the development of informational literacies. The analyses of the transformations of the book and library in the acquisition of knowledge are based on the authors: Chartier (1998, 2003) and Santaella (2013, 2018), recognizing the practices of reading and research in cyberculture and highlighting the context of fake news and disinformation (WARDLE, 2017). It presents a methodological bricolage with critical ethnoresearch (MACEDO, 2000, 2006; 2013), multireferentiality (ARDOINO, 1998) and research with daily life (ANDRADE; CALDAS; ALVES, 2019). The practitioners are members of the class of the second semester of 2019 of the discipline EEPPIII (School as A Political Pedagogical Space III) and users of the library located in the field of study, the Faculty of Education of Baixada Fluminense of the State University of Rio de Janeiro (FEBF/UERJ). Throughout the investigation process were triggered as devices, WhatsApp apps and Facebook, conversation wheels and individual conversations with practitioners and, particularly, the field diary. New perspectives were verified for the library, highlighting its importance in the periphery and for the inclusion of its community in the academic environment, in addition to the performance of multiliteracies to combat disinformation. It concludes that the development of information literacy activities can be linked to media, literary, digital and critical literacies so that the understanding of phenomena involving the sharing of information and knowledge in today's society is significant and inclusive. The participation of the community in the library space reinforces the social commitment of the public university in Baixada Fluminense.
Palavras-chave: Library
Information literacy
Cyberculture
Multiliteracies
Disinformation
Biblioteca
Letramento informacional
Cibercultura
Multiletramentos
Desinformação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SANTOS, Lucia Helena de Andrade. Biblioteca ubíqua: 'espaçotempo' mobilizador do letramento informacional nas periferias urbanas. 2021. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17212
Data de defesa: 18-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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