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Tipo do documento: Dissertação
Título: Professores gays nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a docência em disputa
Título(s) alternativo(s): Gay teachers in early years of Elementary School: teaching in dispute
Autor: Araujo, Julio Cezar Pereira 
Primeiro orientador: Pocahy, Fernando Altair
Primeiro membro da banca: Brenner, Ana Karina
Segundo membro da banca: Wenetz, Ileana
Resumo: Esta dissertação buscou analisar experiências formativas e de trabalho, bem como relações de gênero e sexualidades no exercício da docência de homens gays nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa pesquisa teve caráter qualitativo, através de entrevistas narrativas com três professores gays, concursados e atuantes na esfera pública, municipal e federal. Além disso, foi apoiada nos campos teóricos dos estudos culturais e pós-estruturalistas. A partir disso, elaboramos duas categorias de análise, através das quais foi possível perceber que a presença dos professores gays na escola provoca, sobre estes corpos, vigilância e abjeção, além de evidenciar que a homofobia, mesmo velada, está presente na relação cotidiana. O estudo pondera ainda que os efeitos controle, tutela e de preconceito contra a presença de homens gays corresponde, em parte, a modos de regulação da infância. Diante das análises apresentadas, espera-se que o estudo contribua para que esses e outros professores gays continuem problematizando e disputando a docência com crianças, mesmo que esta ainda seja socialmente entendida como um espaço para as mulheres, com consequências importantes no jogo da heterocisnormatividade, mais do que a suposta evidência de igualar o acesso ao trabalho.
Abstract: This dissertation sought to analyze training and work experiences, as well as gender and sexual relations, of gay men teaching in the early years of elementary school. This is a qualitative research, conducted through narrative interviews with three gay teachers, tendered to public schools and working for the municipal and federal spheres. In addition, it was supported by the theoretical fields of cultural and post-structuralist studies. Based on this, we developed two categories of analysis, through which it was possible to notice that the presence of gay teachers at schools leads to surveillance and abjection regarding their bodies, in addition to showing that homophobia, even if veiled, is present in the daily relationship. The study also considers that the effects of control, guardianship, and prejudice against the presence of gay men correspond, in part, to modes of childhood regulation. Given the analyzes presented, it is expected that the study will contribute to these and other gay teachers to continue problematizing and disputing teaching for children, even though this is space is still socially understood as one for women, with important consequences in the game of hetero-cis-normativity, more than the supposed evidence of equating access to work.
Palavras-chave: Teaching
Gay teachers
Dispute
Early years
Educação
Professores de ensino fundamental
Homossexuais
Docência
Professores gays
Disputa
Anos Iniciais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Julio Cezar Pereira. Professores gays nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a docência em disputa. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17214
Data de defesa: 21-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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