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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Deficiência Visual: atuação de professores do ensino regular e a Educação Inclusiva em São João de Meriti (2008 a 2018)
Título(s) alternativo(s): Visual Impairment: performance in regular education teachers and Inclusive Education in São João de Meriti (2008 to 2018)
Autor: Oliveira, Aida Guerreiro de 
Primeiro orientador: Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral
Segundo membro da banca: Reis, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna
Resumo: A Educação Inclusiva que vem sendo experimentada pelo corpo docente e pelos alunos do Ensino Fundamental apresenta necessidade de reflexões que avaliem seu percurso desde sua implementação até o momento atual. Buscando provocar essas reflexões nos professores surgiu a proposta de iniciar uma pesquisa que investigasse as questões do ensino regular inclusivo do segundo segmento do ensino fundamental e do atendimento educacional especializado, examinando a atuação do professor com seu aluno com deficiência visual. Nosso objetivo visa provocar transformações no processo inclusivo, de modo que os alunos com deficiência visual tenham seu aprendizado em igualdade de condições com seus colegas de turma que não apresentam nenhuma deficiência. A pesquisa examina aspectos educacionais buscando compreender a essência do processo de ensino-aprendizagem, em se tratando de alunos com deficiência visual dos anos finais do ensino fundamental que frequentam o ensino regular em escola que se situa em área considerada periférica. Neste sentido torna-se indispensável identificar as dificuldades e inquietações que geralmente costumam ocorrer por parte do corpo docente, em referência ao acompanhamento e aproveitamento de seus alunos com deficiência visual. Portanto procuramos explanar a fala dos professores para analisarmos as dificuldades encontradas. O período observatório inicia-se a partir de 2009, um ano após a proposta de mudanças na Educação Especial para a perspectiva da Educação Inclusiva. Decorridos dez anos da tentativa de efetivação dessa política, evidenciamos a necessidade de uma avaliação inicial dos avanços e desafios experimentados nesse primeiro decênio, especificamente tendo como referência o ensino regular de educandos com deficiência visual.Os resultados obtidos demonstraram o reconhecimento da maioria dos professores entrevistados em relação à necessidade de aprimorar seus saberes referentes ao ensino de pessoas com deficiência.Ao final, concluímos que os professores demonstram interesse em participar de formação continuada, em articular com os profissionais de apoio e com os professores do Atendimento Educacional Especializado, visando atingir a participação efetiva dos alunos com deficiência, nas atividades da sala de aula.
Abstract: Inclusive Education that has been experienced by Elementary School students and teachers requires reflections that assess its path from its implementation to the present moment. Seeking to provoke these reflections in teachers, this proposal emerged to start a research that would investigate inclusive regular education and specialized educational care issues involving with his/her visually impaired students teacher's performance. Our objective is based on bringing about changings in inclusive process, so that visual impairments students learn on an equal footing with their classmates who do not have any disabilities. The present research examines educational aspects seeking to understand teaching-learning process essence when dealing with impairment students in elementary school final years who attend regular education in schools located in areas considered peripheral. In this sense, it is essential to identify difficulties and concerns which usually occur on teachers’part in reference to their visual impairments students’ monitoring and performance. Therefore, we tried to explain teachers' speech analyzing difficulties encountered. Observation period starts in 2009, one year after Special Education for Inclusive Education Perspective proposal changings. Ten years after putting this effective politics, we highlight urgently an initial assessment for advances and challenges experienced in this first decade specifically referring to the visual impairment students in regular classrooms. The results obtained have demonstrated that recognition from interviewed teachers majority regarding to the need of improving their knowledge about people with disabilities’ teaching with Specialized Educational Service teachers, aiming to achieve disabilities students effective participation in classroom activities.
Palavras-chave: Visual impairment
Inclusive Special Education
Specialized Educational Service
Inclusion
Learning
Deficiência visual
Educação especial inclusiva
Atendimento educacional especializado
Inclusão
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: OLIVEIRA, Aida Guerreiro de. A Deficiência Visual: atuação de professores do ensino regular e a Educação Inclusiva em São João de Meriti (2008 a 2018). 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17216
Data de defesa: 27-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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