Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17224
Tipo do documento: Tese
Título: Terecô maranhense: perseguição e intolerância aos saberes dos encantados (1890-1950)
Título(s) alternativo(s): Terecô Maranhão: persecution and intolerance to the knowledge of the enchanted (1890-1950)
Autor: Alcantara, Giseuda do Carmo Ananias de 
Primeiro orientador: Barata, Denise
Primeiro membro da banca: Costa, Edil Silva
Segundo membro da banca: Oliveira , Irenilza Oliveira e
Terceiro membro da banca: Silva, Leonardo Santana da
Quarto membro da banca: Macêdo, Marluce de Lima
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir como a nova forma de política de Estado de modernização do país, que estava em pauta no final do século XIX e início do século XX, se relaciona com a perseguição aos terreiros de Terecô e suas práticas de cura. O período analisado pelo presente trabalho é o intervalo entre os anos de 1890 e 1950. Inicialmente, abordo a tradição do Terecô, seus encantados e a ancestralidade na diáspora. Num segundo momento, discuto os saberes dos encantados no Terecô, a prática da pajelança maranhense e a relação entre pajelança e o Terecô. Num terceiro momento, busco uma discussão mais ampla e complexa, além da questão local, demonstrando os fatores sociais e políticos que desencadearam as perseguições aos agentes de cura das tradições negro- brasileiras, desde o período colonial. Em seguida, parto para uma análise sobre a intolerância e perseguição ao povo dos encantados, encarados como o avesso da civilização, a partir da discussão sobre as tentativas do Estado de silenciar e tornar invisíveis as tradições negro-brasileiras que apresentavam características terapêuticas, como é o caso do Terecô. Além disso, abordo o papel das leis como instrumentos de controle e repressão do Estado contra tais tradições, bem como uma leitura do discurso construído pelos jornais sobre a pajelança ou curandeirismo no Maranhão, no período pesquisado pelo presente trabalho. A proposta metodológica utilizada na execução deste trabalho centrou-se na pesquisa e análise documental de textos jornalísticos e documentos legais que tratam das perseguições e criminalização às práticas de cura e seus agentes, no período analisado pelo mesmo, e uma revisão bibliográfica, com abordagem histórica em obras que tratam dos temas em questão. As perseguições e intolerância aos saberes dos encantados, práticas terapêuticas presentes no Terecô, acionadas pelos aparatos repressores do Estado e pela imprensa, durante o recorte temporal do presente trabalho, faziam parte da tentativa de construção de uma ideia de nação e de uma identidade nacional, a partir de uma base mestiça unificada que se deparou com uma desqualificação identitária dos costumes e das formas de pensar e sentir dos negros.
Abstract: This research aims to discuss how the new form of State's policy of modernization of the country, which was under discussion in the late nineteenth and early twentieth centuries, relates to the persecution of terecô terreiros and its healing practices. The period analyzed by the present study is the interval between 1890 and 1950. Initially, I aboard the terecô tradition, its enchants and the ancestry in the diaspora. In a second moment, I discuss the knowledge of the enchanted in Terecô, the practice of pajelança Maranhão's and the relationship between pajelança and Terecô. In a third moment, I seek a broader and more complex discussion, beyond the local issue, demonstrating the social and political factors that triggered the persecutions of the healing agents of Afro-Brazilian traditions since the colonial period. Then, I analyze the intolerance and persecution of the enchanted people, seen as the inside out of the civilization, from the discussion about the State attempts to silence and make invisible the Afro-Brazilian traditions that presented therapeutic characteristics, as is the case of Terecô. Besides, I approach the role of laws as instruments of control and repression of the State against such traditions, as also, a reading of the discourse constructed by newspapers about the pajelança or healer in Maranhão's, in the period researched by this work. The methodological proposal used in the execution of this work focused on the research and documentary analysis of journalistic texts and legal documents dealing with persecution and criminalization of healing practices and their agents, in the period analyzed by it, and a bibliographic review, with a historical approach in works dealing with the themes in question. As an attempt to build an idea of nation and national identity, the State and the press used repressive devices to pursue the enchanted knowledge, which are therapeutic practices present in the terecô, in the period researched by the present work. They start from a unified mestizo base that faced an identity disqualification of black customs and ways of thinking and feeling.
Palavras-chave: Políticas Públicas – Maranhão
Saberes
Racismo
Encantados
Perseguição
Enchantment
Knowledge
Persecution
Racism
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: ALCANTARA, Giseuda do Carmo Ananias de. Terecô maranhense: perseguição e intolerância aos saberes dos encantados (1890-1950). 2020. 189 f. Tese (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17224
Data de defesa: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Giseuda do Carmo Ananias de Alcantara - 2020 - Completa.pdf4,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons