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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17229
Tipo do documento: Tese
Título: Entre a margem e o culto: graffiti na sociedade contemporânea
Título(s) alternativo(s): Between the margin and the cult: graffiti in contemporary society
Autor: Leite, Leonardo Perdigão 
Primeiro orientador: Arendt, Ronald João Jacques
Primeiro membro da banca: Tsallis, Alexandra Cleopatre
Segundo membro da banca: Silva, Angela Maria Carneiro
Terceiro membro da banca: Ferreira, Arthur Arruda Leal
Quarto membro da banca: Pedro, Rosa Maria Leite Ribeiro
Resumo: O presente trabalho pensa a manifestação do graffiti na contemporaneidade como um movimento do entre, ou seja, da encenação e performance dessa atividade nos diversos contextos. Não se trata de identificar o graffiti em polos binários ou opostos, nem de propor uma conceituação precisa e fechada, mas de considerar que há trocas entre os atores humanos, não humanos e ambientes. Para isso, adoto os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Ator-Rede, principalmente de Bruno Latour (2005), na descrição dos trabalhos de campo realizados em três locais da cidade do Rio de Janeiro: o Museu de Favela, localizado no Pavão-Pavãozinho Cantagalo; a Galeria Providência, localizada no Morro da Providência; e o Museu Nami, localizado na comunidade Tavares Bastos. É possível ver através das etnografias que os três espaços têm algumas questões comuns, como o uso do graffiti em corredores a céu aberto, a reafirmação das favelas como parte constituinte das cidades e o uso da arte como forma de gerar afetos e afetações. Mas em cada um dos locais há peculiaridades, particularidades que se dão de acordo com as articulações, conexões e alianças que se compõem, desfazem e recompõem. Nesse sentido, questões como gênero, remoções, direito à cidade, memórias locais, patrimônios, dentre outras, emergem dos vínculos entre os atores e os locais.
Abstract: The present thesis thinks graffiti practice in the contemporary context as a movement in between, that is, from the enacting and the performance of this activity in various contexts. The ideas developed here are not meant to identify graffiti into binary poles, neither to close it in a precise concept. The goal is to consider that there are trades and relations between human, non human and environments. For that, I adopt the theorical and methodological ideas from the Actor-Network Theory (ANT), especially the work of Bruno Latour (2005), in the description of the field works that took place in three favelas of Rio de Janeiro: Favela Museum, located at the Pavão-Pavãozinho Cantagalo; the Providência Gallery, located at Providência; and the Nami Museum located at Tavares Bastos community. It's possible to see through the ethnographies that the three spaces have some common issues, as the use of graffiti in open air galleries, the reafirmation that favelas are a constitutive part of cities and the use of art to create affections. It's also possible to see that the locals have their own peculiarities, particularities that goes according with connections and alliances that are composed, undone and redone. In this sense issues like gender, removals, city rights, local memories, heritage, among others, emerge from links between actors and places.
Palavras-chave: Graffiti
City
Actor-Network Theory
Museum
In between
Psicologia Social
Graffiti
Cidade
Museu
Teoria Ator-Rede
Entre
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: LEITE, Leonardo Perdigão. Entre a margem e o culto: graffiti na sociedade contemporânea. 2020. 203 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17229
Data de defesa: 2-Mar-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social

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