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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um olhar psicanalítico sobre o desenvolvimento emocional de adultos com limitação intelectual moderada: a (in)sustentável leveza entre autonomia e dependência.
Título(s) alternativo(s): A psychoanalytic perspective on the emotional development of adults with moderate intellectual limitations: the (un)sustainable lightness between autonomy and dependence.
Autor: Sarmento, Solange d´Ávila Melo 
Primeiro orientador: Plastino, Carlos Alberto
Primeiro membro da banca: Rodhen, Fabíola
Segundo membro da banca: Maia, Marisa Schargel
Terceiro membro da banca: Alvarenga, Lídia Levy de
Resumo: Este trabalho explora as possibilidades de contribuição da psicanálise para a compreensão do processo de construção de identidade e busca de autonomia de adultos com limitação intelectual moderada. Parte da idéia de que estas pessoas apresentam formas diversas de subjetivação e que, como todos, ao longo da vida são passíveis de encontros e desencontros provocadores dos mais diversos sentimentos. Reconhece a importância dos aspectos orgânicos, e afastando-se dos mesmos, desenvolve a idéia de que, para além do substrato orgânico, os aspectos emocionais são fatores fundamentais para a construção da autonomia. A hipótese básica é a de que os limites e as possibilidades de aquisição da autonomia são variáveis e que os aspectos emocionais são importantes neste processo. Há aspectos da dependência ambiental que são insuperáveis nestes casos, o que não quer dizer que sejam fixos ou imutáveis. Mesmo levando-se em consideração as restrições impostas pela base orgânica dos quadros estudados, as ligações familiares, primordialmente representadas pela relação da mãe com seu filho, colocam-se como fator importante quando se propõe a compreender e trabalhar com estas pessoas. O trabalho aborda a articulação possível entre a dependência e a autonomia levantando algumas conseqüências: nas práticas sociais, na construção da subjetividade e nos tratamentos. Pretende desenvolver a idéia de que a teoria do desenvolvimento emocional primitivo de Winnicott traz uma importante contribuição para a compreensão deste processo.
Abstract: This paper explores some possible psychoanalytical contributions in understanding the process of identity construction and autonomy of adults with moderate intellectual limitations. This work is based on the idea that this group shows different forms of subjectivity and, like all of us, has its share of encounters and disencounters experienced in life with every kind of feelings about this. Although recognizing the importance of the organic aspects, it searches further than those looking for the emotional aspects which are essential to the construction of autonomy. The basic concept adopted is that the limits and possibilities of the conquest of autonomy vary from person to person and the emotional aspects embedded are crucial in the process. There are aspects of enviromental dependency that are insuperable in those cases, although it doesn’t mean that they are fixed or that they cannot change. Even considering the organic restrictions of the studied cases, the family connections (essentialy represented by mother and son relationship) are very important in understanding and working with those cases.
Palavras-chave: Psicanálise
Autonomia dependência
Inclusão Social
Síndrome de Down
Limitação intelectual
Psychoanalisys
Autonomy - Dependence
Social Inclusion
Down Syndrome
Intellectual limitation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: SARMENTO, Solange d´Ávila Melo. Um olhar psicanalítico sobre o desenvolvimento emocional de adultos com limitação intelectual moderada: a (in)sustentável leveza entre autonomia e dependência. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17230
Data de defesa: 13-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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