Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17232
Tipo do documento: Dissertação
Título: Eventos científicos online: um fenômeno da Educação na Cibercultura
Título(s) alternativo(s): Online scientific events: a phenomenon of Education in Cyberculture
Autor: Costa, Alice Maria Figueira Reis da 
Primeiro orientador: Santos, Edméa Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Santos, Rosemary dos
Segundo membro da banca: Porto, Cristiane de Magalhães
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de colaborar para o estudo do fenômeno eventos científicos online, como substrato da cibercultura no campo da Ciência em Educação. Para tal, compreende que esse fenômeno está diretamente associado à difusão científica on-line. A partir da abordagem multirreferencial com os cotidianos, buscamos construir o método formação-pesquisa na cibercultura como caminho coerente com o processo de formação de professores implicados com a ação científica intencionada em aprenderensinarpesquisar por meio das redes digitais. Com o objetivo de responder a questão central como os eventos científicos online se configuraram em espaçostempos de formação na cibercultura e de que maneira estes colaboraram na constituição do fazer ciência com os cotidianos. Utilizamos o dispositivo de formação-pesquisa Jornada Virtual ABED de Educação a Distância – JOVAED, evento que mobilizou atos de currículos nos últimos sete anos na Internet agregando valor a experiência formativa da docência on-line. Os achados de pesquisa foram o desenho didático do evento científico online com a tessitura de ambiências formativas online, isto é, com o objetivo de difundir os saberesfazeres dos professores, os conhecimentos e os conhecimentos científicos em multiplataformas e nas redes sociais. As interfaces de comunicação síncrona e assíncrona que no decorrer das práticas sociais e educativas passaram a ser utilizadas com propósitos diferentes, como o software/site Hangout de tecnologia Google para a realização de webconferências e webinars. A formação de grupos de discussão sobre diferentes temas e envolvendo pessoas dos mais variados níveis de conhecimento em encontros físicos e/ou online, a produção de presenças se deu das duas formas e se tornou uma prática cultural das redes educativas. A criação de grupos e comunidades virtuais originou novos espaçostempos de aprenderensinar porque subjetividades se conectaram e criaram novos laços de interdependência (subjetiva, ética e coletiva).
Abstract: This dissertation aims to collaborate to the study the phenomenon of online scientific events, considered as part of cyberculture in the field of Educational Science. The phenomenon is hereby understood directly associated with online scientific diffusion. Based on the multireferential theoretical approach and the study of the everyday life, we seek to construct a training-research method in cyberculture as a coherent path in line with the process of training teachers who desire to learn, teach and research via digital networks. In order to answer our main research questions: how the online scientific events were configured in professional development spaces in cyberculture and how they collaborated with the action of doing science in everyday life, we used the training-research event Jornada Virtual ABED de Educação a Distancia - JOVAED, which mobilized acts of curricula in the last seven years on the Internet adding value to the formative experience of online teaching. The research findings were the didactic design of the online scientific event with the tessitura of online training environments, that is, with the objective of disseminating teachers' knowledge, knowledge and scientific knowledge in multiplatforms and social networks. The synchronous and asynchronous communication interfaces that, in the course of social and educational practices, have been used for different purposes, such as the Google Hangout software / website for web conferencing and webinars. The formation of discussion groups on different topics and involving people of the most varied levels of knowledge in physical and / or online meetings, production of presences took both ways and became a cultural practice of educational networks. The creation of virtual groups and communities gave rise to new spaces of learning to learn because subjectivities became connected and created new bonds of interdependence (subjective, ethical and collective).
Palavras-chave: Online Scientific Events
Training-research in cyberculture
Didactic design of scientific events online
Do science with everyday life
Educação
Congressos e convenções
Ensino superior - Pesquisa
Eventos Científicos Online
Formação-Pesquisa na Cibercultura
Desenho Didático de Eventos Científicos Online
Fazer Ciência com os Cotidianos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Alice Maria Figueira Reis da. Eventos científicos online: um fenômeno da Educação na Cibercultura. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17232
Data de defesa: 19-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Alice Maria Figueira Reis da Costa - 2018 - Completa.pdf2,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons