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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17238
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas docentes contemporâneas: apropriações docentes de tecnologias digitais na tessitura do conhecimento em rede
Título(s) alternativo(s): Contemporary Teaching Practices: teachers appropriations of digital technologies in the fabric of knowledge in network
Autor: Nascimento, Elvio José Reis do 
Primeiro orientador: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Primeiro membro da banca: Alves, Luciana Pires
Segundo membro da banca: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Terceiro membro da banca: Souza, Terezinha Fernandes Martins de
Resumo: Este estudo objetivou compreender como os professores do Ensino Fundamental II de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, localizada num subúrbio carioca, apropriam-se das tecnologias digitais em rede em suas práticas pedagógicas. amparados no paradigma da complexidade (Morin, 2015), bricolamos a etnopesquisa-formação (Macedo, 2006) - que pressupõe que os questionamentos ocorrem no âmbito de um problema social, e se baseiam no princípio antropológico de que os indivíduos que compõem um determinado grupo social conhecem melhor a sua realidade, com os princípios da multirreferencialidade, preconizada por Ardoino (1998) e amplamente discutida por Macedo (2010) - que se volta aos aspectos formacionais na trajetória docente, e com a abordagem da pesquisa com os cotidianos Alves (2008); Certeau (2013); Andrade, Caldas e Alves (2019). Dialogamos com as discussões sobre cibercultura Lévy (1999); Lemos (2003); Santaella (2013); Silva, (2003); Santos, E. (2019), entre outros, identificando contextos em que atividades escolares podem incentivar a produção coletiva, a autoria e a coautoria, mediada pelo digital em rede, proporcionando uma educação crítica e emancipadora, Freire (1987; 1996). O uso de dispositivos, como o Diário de campo, o WhatsApp e as rodas de conversa levaram-nos a compreender como a apropriação das tecnologias pelos professores, particularmente no contexto da pandemia do novo coronavírus, fomentam letramentos digitais e midiáticos, exigindo-lhes que reinventem suas práticas pedagógicas, nas quais a conversa, a escuta sensível e a mediação partilhada constituem a força motriz potencializadora dos processos de ‘aprenderensinar’.
Abstract: This study aimed to understand how elementary school teachers in a public school in the state of Rio de Janeiro, located in a suburb of Rio de Janeiro, use digital network technologies in their pedagogical practices. Supported by the complexity paradigm (Morin, 2015), we do Ethnographic research-training (Macedo, 2006) - which presupposes that questions occur within the scope of a social problem, and are based on the anthropological principle that the individuals that make up a certain group know their reality better; with the principles of multi-referentiality, advocated by Ardoino (1998) and widely discussed by Macedo (2010) - who turns to formative aspects in the teaching trajectory; and with the approach of research with everyday life (Alves, 2008; Certeau, 2013; Andrade, Caldas and Alves (2019). We dialogue with the discussions about cyberculture Lévy (1999); Lemos (2003); Santaella (2013), Silva, (2003); Santos, E. (2019). In this way, identifying contexts in which school activities can encourage collective production, authorship and co-authorship, mediated by the digital network, providing a critical and emancipatory education (Freire, 1987; 1996). The use of devices, such as the field Diary, WhatsApp and conversation circles led us to understand how the appropriation of technologies by teachers, particularly in the context of the new coronavirus pandemic, fosters digital and media critical literacy, demanding to reinvent their pedagogical practices, in which conversation, sensitive listening and shared mediation understand how the appropriation of technologies by teachers, particularly in the context of the new coronavirus pandemic, foster digital and media literacy, requiring them to reinvent their pedagogical practices, in which conversation, sensitive listening and shared mediation constitute the strength driving force of the 'learningteaching' processes.
Palavras-chave: Digital network technologies
Contemporary teaching practices
Ethnographic research-training
Digital, critical and media literacy
Tecnologias digitais em rede
Práticas docentes contemporâneas
Letramentos digitais e midiáticos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: NASCIMENTO, Elvio José Reis do. Práticas docentes contemporâneas: apropriações docentes de tecnologias digitais na tessitura do conhecimento em rede. 2021. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17238
Data de defesa: 8-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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