Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17243
Tipo do documento: Dissertação
Título: Palavra, Imagem e Som: a dimensão Estética da Educação a partir da “Estética do Oprimido” de Augusto Boal
Título(s) alternativo(s): Palabra, Imagen y Sonido: la dimensión Estética de la Educación a partir de la “Estética del Oprimido” de Augusto Boal
Autor: Santos, Anadelhi Figueiredo 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro membro da banca: Lionel Durán, Maximiliano
Segundo membro da banca: Scofano, Reuber Gerbassi
Terceiro membro da banca: Guimarães, Pablo de Vargas
Resumo: Neste trabalho escreveremos sobre “canais”. Essa pequena palavra foi a propulsora da composição desta dissertação. Cada conduto (ou seção deste trabalho) que convidamos a atravessar, se articula com palavras que, transformadas em categorias, dará a pensar (ou pelo menos tentará), formas de percorrer, passar, atravessar por esses canais. Para especificarmos um pouco, escreveremos sobre canais, em geral, e sobre três canais estéticos, em particular. São eles: Palavra, Imagem e Som. As categorias propostas para leitura também são três: Exposição, Disposição e Atenção. Percorreremos esta pesquisa organizando um arranjo textual e estético a partir dos “canais estéticos” encontrados na Estética do Oprimido (2009) de Augusto Boal, esboçando as formas como eles nos ajudam a pensar a dimensão Estética da Educação. As categorias (inventadas) aparecem como forma de nos auxiliar a passagem nos canais estéticos, na educação. Evidenciar que por meios sensíveis - de forma estética em seu sentido etimológico - também se pensa e vive a educação é uma das pre-ocupações que nos motivam a escrita. É tempo de abertura de vias, de caminhos, de pensamentos. De pré-anunciar o movimento das águas e o nosso próprio, no trânsito possível pelos canais abertos... Passemos por eles!
Abstract: En este trabajo escribiremos sobre “canales”. Esa pequeña palabra fue la propulsora de la composición de esta disertación. Cada conducto (o sección de este trabajo) que invitamos a atravesar, se articula con palabras que, transformadas en categorías, darán a pensar (o por lo menos ese es el intento) formas de andar, de pasar, de atravesar por esos canales. Para ser más específicos, escribiremos sobre los canales, en general, y sobre tres canales estéticos, en particular. Ellos son: Palabra, Imagen y Sonido. Las categorías propuestas para la lectura también son tres: Exposición, Disposición y Atención. Atravesaremos esta investigación organizando un plan textual y estético a partir de los “canales estéticos” encontrados en la “Estética del Oprimido” (2009) de Augusto Boal, esbozando las formas en las que nos ayudan a pensar la dimensión Estética de la Educación. Las categorías (inventadas) surgen para auxiliarnos en el pasaje por los canales estéticos, en la educación. Evidenciar que por medios sensibles - de forma estética en su sentido etimológico - también se piensa y vive la educación es una de las pre-ocupaciones que motivan esta escritura. Es tiempo de apertura de vías, caminos, de pensamientos. De pre-anunciar el movimiento de las aguas y el nuestro propio, en un posible tránsito por los canales abiertos... ¡Atravesémoslos!
Palavras-chave: Estética del Oprimido
Canales Estéticos
Estética de la Educación
Pensamiento Sensible
Educação
Estética
Canais Estéticos
Emoções
Identidade cultura
Estética do Oprimido
Estética da Educação
Pensamento Sensível
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Anadelhi Figueiredo. Palavra, Imagem e Som: a dimensão Estética da Educação a partir da “Estética do Oprimido” de Augusto Boal. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17243
Data de defesa: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Anadelhi Figueiredo Santos - 2019 - Completa.pdf1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons