Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17243
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Palavra, Imagem e Som: a dimensão Estética da Educação a partir da “Estética do Oprimido” de Augusto Boal |
Título(s) alternativo(s): | Palabra, Imagen y Sonido: la dimensión Estética de la Educación a partir de la “Estética del Oprimido” de Augusto Boal |
Autor: | Santos, Anadelhi Figueiredo ![]() |
Primeiro orientador: | Kohan, Walter Omar |
Primeiro membro da banca: | Lionel Durán, Maximiliano |
Segundo membro da banca: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Terceiro membro da banca: | Guimarães, Pablo de Vargas |
Resumo: | Neste trabalho escreveremos sobre “canais”. Essa pequena palavra foi a propulsora da composição desta dissertação. Cada conduto (ou seção deste trabalho) que convidamos a atravessar, se articula com palavras que, transformadas em categorias, dará a pensar (ou pelo menos tentará), formas de percorrer, passar, atravessar por esses canais. Para especificarmos um pouco, escreveremos sobre canais, em geral, e sobre três canais estéticos, em particular. São eles: Palavra, Imagem e Som. As categorias propostas para leitura também são três: Exposição, Disposição e Atenção. Percorreremos esta pesquisa organizando um arranjo textual e estético a partir dos “canais estéticos” encontrados na Estética do Oprimido (2009) de Augusto Boal, esboçando as formas como eles nos ajudam a pensar a dimensão Estética da Educação. As categorias (inventadas) aparecem como forma de nos auxiliar a passagem nos canais estéticos, na educação. Evidenciar que por meios sensíveis - de forma estética em seu sentido etimológico - também se pensa e vive a educação é uma das pre-ocupações que nos motivam a escrita. É tempo de abertura de vias, de caminhos, de pensamentos. De pré-anunciar o movimento das águas e o nosso próprio, no trânsito possível pelos canais abertos... Passemos por eles! |
Abstract: | En este trabajo escribiremos sobre “canales”. Esa pequeña palabra fue la propulsora de la composición de esta disertación. Cada conducto (o sección de este trabajo) que invitamos a atravesar, se articula con palabras que, transformadas en categorías, darán a pensar (o por lo menos ese es el intento) formas de andar, de pasar, de atravesar por esos canales. Para ser más específicos, escribiremos sobre los canales, en general, y sobre tres canales estéticos, en particular. Ellos son: Palabra, Imagen y Sonido. Las categorías propuestas para la lectura también son tres: Exposición, Disposición y Atención. Atravesaremos esta investigación organizando un plan textual y estético a partir de los “canales estéticos” encontrados en la “Estética del Oprimido” (2009) de Augusto Boal, esbozando las formas en las que nos ayudan a pensar la dimensión Estética de la Educación. Las categorías (inventadas) surgen para auxiliarnos en el pasaje por los canales estéticos, en la educación. Evidenciar que por medios sensibles - de forma estética en su sentido etimológico - también se piensa y vive la educación es una de las pre-ocupaciones que motivan esta escritura. Es tiempo de apertura de vías, caminos, de pensamientos. De pre-anunciar el movimiento de las aguas y el nuestro propio, en un posible tránsito por los canales abiertos... ¡Atravesémoslos! |
Palavras-chave: | Educação Estética Canais Estéticos Emoções Identidade cultura Estética do Oprimido Estética da Educação Pensamento Sensível Estética del Oprimido Canales Estéticos Estética de la Educación Pensamiento Sensible |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Anadelhi Figueiredo. Palavra, Imagem e Som: a dimensão Estética da Educação a partir da “Estética do Oprimido” de Augusto Boal. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17243 |
Data de defesa: | 28-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Anadelhi Figueiredo Santos - 2019 - Completa.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons