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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17248
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gravado n’alma: o Grupo Escolar Ary Parreiras e a escolarização da infância em Laje do Muriaé – RJ (1934-1938)
Título(s) alternativo(s): Recorded in the soul: Ary Parreiras School Group and childhood education in Laje do Muriaé-RJ (1934-1938)
Autor: Poyaes, Adelly Magalhães 
Primeiro orientador: Rangel, Sônia de Oliveira Camara
Primeiro membro da banca: Silva, José Cláudio Sooma
Segundo membro da banca: Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender a trajetória histórica do Grupo Escolar Ary Parreiras, destacando seu papel na escolarização da infância na cidade de Laje do Muriaé, Município do Estado do Rio de Janeiro de 1934 a 1938. Para analisar o lugar assumido pela instituição no cenário educacional da cidade, tencionamos refletir sobre o modelo dos Grupos Escolares que, nos grandes centros urbanos como as capitais de São Paulo (1893), Rio de Janeiro (1895) e Minas Gerais (1906), constituiu-se como parâmetro escolhido por se aproximar dos pressupostos defendidos pelos republicanos e por privilegiar a racionalização do trabalho e a reorganização do tempo e do espaço escolar. Nesse sentido, procura-se refletir acerca da relação desse modelo com a criação de grupos escolares em cidades interioranas fluminenses, especificamente em Laje do Muriaé. A metodologia empregada privilegia a análise de documentos como diários oficiais, livros atas, diários, jornais confeccionados pelos alunos, livros de matrículas, entre outras fontes históricas. A pesquisa apoia-se, principalmente, nas contribuições de Le Goff (1984), Burke (2008), Ginzburg (2001, 2007), Chartier (1994, 2002, 2009), Certeau (2007), Faria Filho (2000, 2007), Camara (2006, 2010, 2013), Souza (1998, 2006), Schueler (2009, 2010), Magaldi (2010), Vidal (2003, 2006, 2008), Veiga (2000, 2003, 2005), entre outros.
Abstract: The research aims to understand the historical trajectory of the Ary Parreiras School Group, highlighting its role in the schooling of children in the city of Laje do Muriaé, Municipality of the State of Rio de Janeiro, from 1934 to 1938. To explore the place assumed by the institution in the educational scenario of the city, we intend to reflect on the model of School Groups that, in large urban centers such as São Paulo (1893), Rio de Janeiro (1895) and Minas Gerais (1906) capitals, it was constituted as a parameter chosen for approaching the assumptions defended by republicans and for prioritising the rationalization of work and the reorganization of school time and space.In this sense, we seek to reflect on the relationship of this model with the creation of school groups in cities in the interior of Rio de Janeiro, specifically in Laje do Muriaé. The methodology employed prioritises the analysis of documents such as official diaries, minutes, diaries, newspapers made by students, enrollment books, among other historical sources. The research is mainly supported by contributions from Le Goff (1984), Burke (2008), Ginzburg (2001, 2007), Chartier (1994, 2002, 2009), Certeau (2007), Faria Filho (2000, 2007), Camara (2006, 2010, 2013), Souza (1998, 2006), Schueler (2009, 2010), Magaldi (2010), Vidal (2003, 2006, 2008), Veiga (2000, 2003, 2005), among others.
Palavras-chave: Education history
School Groups
Childhood schooling
História da Educação
Grupos escolares
Escolarização da infância
Laje do Muriaé
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: POYARES, Adelly Magalhães. “Gravado n’alma”: o Grupo Escolar Ary Parreiras e a escolarização da infância em Laje do Muriaé – RJ (1934-1938). 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17248
Data de defesa: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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