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Tipo do documento: Dissertação
Título: “A marcha progressiva do ensino”: Processos de escolarização no município fluminense de Iguassú (1879-1889)
Título(s) alternativo(s): "The progressive march of education": schooling processes in the municipality of Iguassú, province of Rio de Janeiro (1879– 1889)
Autor: Miranda, Ana Carolina de Farias 
Primeiro orientador: Limeira, Aline de Morais
Primeiro membro da banca: Gondra, José Gonçalves
Segundo membro da banca: Borges, Angélica
Resumo: A pesquisa desenvolvida tem por objeto de estudo o processo de escolarização no município fluminense de Iguassú, durante os anos de 1879 a 1889. No recorte aqui proposto, tomamos por fonte as edições do Almanak Laemmert publicadas entre os anos de 1879 e 1889 que apresentavam o “Almanak das Provincias”. O Almanak Laemmert, anuário de propriedade dos irmãos Heinrich e Eduard Laemmert, cuja publicação iniciou-se em 1844 e estendeu-se até os anos iniciais do século XX, é um documento de suma importância para o estudo do processo de escolarização, pois no mesmo eram divulgados dados dos municípios que compunham a província do Rio de Janeiro, diversos serviços e profissionais. Dentre as demais fontes acionadas, ressaltamos o Jornal do Commercio, os relatórios do Presidente da Província e do Diretor da Instrução Pública. A partir da seleção destas fontes, analisamos anúncios sobre professores e escolas, tanto da malha pública quanto da malha privada, estatísticas escolares, dados oficiais, a divulgação dos agentes da província responsáveis pela inspeção deste aparato, além das redes de sociabilidade que puderam ser depreendidas através dos anúncios de associações/sociedades e seus membros, bem como das publicações de sessões da Assembleia Legislativa Provincial e de publicações solicitadas por particulares que às vezes preferiram manter o anonimato. Desta forma, objetivamos contribuir para a historiografia geral e da educação através da divulgação de fontes sobre um território ainda pouco explorado no meio acadêmico – considerando a existência de apenas um artigo sobre o município de Iguassú dentre todas as edições (até o presente momento) da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). O recorte temporal tem seu início em 1879, pois além de marcar o último decênio do Império, verificamos iniciativas, neste período, com o intuito de propor reformas na instrução pública em toda a província e não só na Côrte. Findamos a proposta do recorte cronológico no ano de 1889 haja vista a mudança de regime que se opera no país a partir da proclamação da República. Os exemplares do Almanak Laemmert e os relatórios tanto do Presidente da Província, quanto do Diretor da Instrução pública podem ser encontrados nos sítios eletrônicos do Center for Research Libraries e na Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Já o Jornal do Commercio e os demais impressos que são citados neste trabalho foram encontrados apenas na Hemeroteca da Biblioteca Nacional.
Abstract: The research developed has as object of study the process of schooling in the city of Iguassú, during the years 1879 to 1889. In the cutout proposed here, we take as source the editions of the Almanak Laemmert published between the years 1879 and 1889 that presented the "Almanak of the Provinces". The Almanak Laemmert, a yearbook owned by Brothers Heinrich and Eduard Laemmert, whose publication began in 1844 and continued until the early years of the 20th century, is a document of great importance for the study of the schooling process, since in it data from the municipalities that made up the province of Rio de Janeiro, various services and professionals were published. Among the other sources, we highlight the Jornal do Commercio, the reports of the President of the Province and the Director of Public Instruction. From these sources, we analyzed advertisements about teachers and schools, both public and private, school statistics, official data, the disclosure of the agents of the province responsible for inspecting this apparatus, as well as the networks of sociability that could be understood through the advertisements of associations/societies and their members, as well as publications of sessions of the Provincial Legislative Assembly and publications requested by individuals who sometimes preferred to remain anonymous. Thus, we aim to contribute to general historiography and education through the dissemination of sources on a territory still little explored in the academic environment - considering the existence of only one article on the municipality of Iguassú among all editions (so far) of the Brazilian Journal of Educational History (RBHE). The temporal cut-off began in 1879, because in addition to marking the last decade of the Empire, we verified initiatives in this period with the purpose of proposing reforms in public education throughout the province and not only in the Court. We finished the proposal of the chronological cut in the year 1889 in view of the change of regime that operates in the country from the proclamation of the Republic. The copies of the Almanak Laemmert and the reports of both the President of the Province and the Director of Public Instruction can be found on the websites of the Center for Research Libraries and the Hemeroteca of the National Library. The Jornal do Commercio and the other printed materials cited in this work can only be found in the Hemeroteca of the National Library.
Palavras-chave: Schooling processes
Province of Rio de Janeiro
Educação
Periódicos brasileiros
Escolas
Processos de escolarização
Província do Rio de Janeiro
Iguassú
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MIRANDA, Ana Carolina de Farias. “A marcha progressiva do ensino”: Processos de Escolarização no município fluminense de Iguassú (1879-1889). 2020. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17252
Data de defesa: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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