Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17253
Tipo do documento: Tese
Título: Educação de transição? A passagem da escola estadual autoritária à democrática
Título(s) alternativo(s): Transitional education? The transition from authoritarian to democratic state public school
Autor: Pereira, Fabio de Barros 
Primeiro orientador: Oliveira, Inês Barbosa de
Primeiro membro da banca: Cinelli , Maria Luiza Sussekind Veríssimo
Segundo membro da banca: Lima, Alexandra Garcia Ferreira
Terceiro membro da banca: Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de
Quarto membro da banca: Leher, Roberto
Resumo: A presente tese aborda os processos de ocupações de escolas estaduais na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2016, conduzidas pelos seus próprios estudantes. A pesquisa é realizada a partir do estudo de um caso particular, o do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, uma das escolas líderes do movimento ocupações. Ressalta-se que o autor era também docente desta instituição escolar, permitindo uma posição privilegiada na observação, identificação e coleta de dados relevantes, bem como na interação com os sujeitos da pesquisa, em favor da compreensão do fenômeno social em questão. O estudo acerca da metodologia de pesquisa adotada constitui ponto relevante da tese em seu diálogo epistemológico com as premissas científicas do campo do Cotidiano Escolar e, portanto, no desafio de se criar um método ajustado às características e necessidades da realidade pesquisada. A tese destaca a centralidade do protagonismo estudantil na democratização da escola brasileira ao jogar luz nas premissas, valores e métodos adotados pelos estudantes ocupantes. Na perspectiva teórica se apoia especialmente nos conceitos de Ecologia dos Saberes de Boaventura Sousa Santos e de Multidão de Antônio Negri.
Abstract: This thesis addresses the processes of occupations of state schools in the city of Rio de Janeiro in 2016, conducted by their own students. The research is carried out from the study of a particular case, that of the Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, one of the leading schools of the occupations movement. It is noteworthy that the author was also a teacher at this school institution, allowing a privileged position in the observation, identification and collection of relevant data, as well as in the interaction with the research subjects, in favor of understanding the social phenomenon in question. The study about the research methodology adopted constitutes a relevant point of the thesis in its epistemological dialogue with the scientific premises of the field of School Life and, therefore, in the challenge of creating a method adjusted to the characteristics and needs of the researched reality. The thesis highlights the centrality of student protagonism in the democratization of the Brazilian school by shedding light on the premises, values and methods adopted by the occupying students. In the theoretical perspective it is based especially on the concepts of Ecology of Knowledge by Boaventura Sousa Santos and Crowd by Antônio Negri.
Palavras-chave: School occupation
Democracy and education
Student leadership
Epistemology of education
Educação
Estudantes - Atividades políticas
Democracia e educação
Ocupação de escola
Protagonismo estudantil
Democracia na Escola
Epistemologia da Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA, Fábio de Barros. Educação de transição? A passagem da escola estadual autoritária à democrática. 2017. 118 f. Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17253
Data de defesa: 28-Mar-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Fabio de Barros Pereira - 2017 - Completa.pdf746,42 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons