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Tipo do documento: Dissertação
Título: A escola d@s alun@s: as ocupações estudantis em 2016 no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The students' school: student occupations in 2016 in Rio de Janeiro
Autor: Medeiros, Diego 
Primeiro orientador: Algebaile, Eveline Bertino
Primeiro membro da banca: Barbosa , Jorge Luiz
Segundo membro da banca: Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Terceiro membro da banca: Vargues, Guilherme Ferreira
Resumo: Esta dissertação aborda as ocupações de escolas públicas do Rio de Janeiro por seus estudantes, no ano de 2016, em resposta à racionalidade neoliberal na educação e à crise econômica que se abateu sobre o estado. Busca-se compreender os momentos e motivações iniciais do movimento de ocupação assim como o seu desenvolvimento, tendo-se como foco as propostas e práticas dos estudantes em relação às ocupações realizadas. Para isso, são utilizados, como recursos de pesquisa, revisão de bibliografia sobre o tema, levantamento e análise de artigos de jornais e de outros materiais textuais que documentam aspectos variados do processo analisado e da conjuntura na qual o movimento se realiza, bem como entrevistas feitas especialmente com estudantes diretamente envolvidos em variadas ocupações. A dissertação está estruturada em 4 capítulos, nos quais, com base em autores como Edward Palmer Thompson, Mauro Iasi, Eder Sader e Breno Bringel, discute-se no primeiro a questão da transformação social levando-se em conta a questão da formação da consciência de classe e da produção de subjetividades; no segundo a racionalidade neoliberal na educação e sua implantação no Brasil e no Rio de Janeiro; no terceiro uma perspectiva teórica e histórica do movimento estudantil, tendo como referências a Reforma de Córdoba, o Maio de 69, a Rebelião dos Pinguins e o movimento estudantil no Brasil; e por fim o movimento de ocupações a partir, principalmente, do relato de 6 alunos.. Na conclusão propomos que as ocupações sejam entendidas como movimento estudantil sui generis que pode tanto ser analisado a partir das transformações estruturais e conjunturais que viviam o mundo, o país e o estado do Rio e Janeiro, como também por suas próprias experiências. Afirmamos também que as ocupações possibilitaram a produção de novas subjetividades a partir das experiências vividas e que por isso foram um exemplo de forma de organização popular que contribui para a transformação social.
Abstract: This dissertation addresses the occupations of public schools in Rio de Janeiro by their students, in 2016, in response to the neoliberal rationality in education and the economic crisis that befell the state. It seeks to understand the initial moments and motivations of the occupation movement as well as its development, focusing on the students' proposals and practices in relation to the occupations performed. For this purpose, as research resources, bibliography review on the subject, survey and analysis of newspaper articles and other textual materials that document various aspects of the analyzed process and the context in which the movement takes place are used, as well as interviews made especially with students directly involved in various occupations. The dissertation is structured in 4 chapters, in which, based on authors such as Edward Palmer Thompson, Mauro Iasi, Eder Sader and Breno Bringel, the issue of social transformation is discussed in the first, taking into account the issue of the formation of conscience of class and the production of subjectivities; in the second, neoliberal rationality in education and its implementation in Brazil and Rio de Janeiro; in the third, a theoretical and historical perspective of the student movement, having as references the Reforma de Córdoba, the May of 69, the Rebellion of the Penguins and the student movement in Brazil; and finally the occupation movement based mainly on the report of 6 students. In conclusion, we propose that occupations be understood as a sui generis student movement that can be analyzed both from the structural and conjunctural transformations that the world was experiencing, the country and the state of Rio and Janeiro, as well as their own experiences. We also affirm that the occupations made it possible to produce new subjectivities based on the experiences lived and that, for this reason, they were an example of a form of popular organization that contributes to social transformation.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Educação e Estado
Movimento estudantil
Ocupações
Políticas educacionais
Occupations
Student movement
Educational politics
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: MEDEIROS, Diego. A escola d@s alun@s: as ocupações estudantis em 2016 no Rio de Janeiro. 2019. 185 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17254
Data de defesa: 20-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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