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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17257
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Festa: transbordamentos e potencialidades em diálogo no candomblé e na cidade |
Título(s) alternativo(s): | Party: Overflows and Potentialities in dialogue in Candomblé and the City |
Autor: | SanFilippo, Lucio Bernard ![]() |
Primeiro orientador: | Victorio Filho, Aldo |
Primeiro membro da banca: | Berino, Aristóteles de Paula |
Segundo membro da banca: | Silva, Denise Espírito Santo da |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de |
Quarto membro da banca: | Freitas, Lídia Silva de |
Resumo: | A presente tese tem como proposta promover uma discussão a respeito da Festa, partindo de sujeitos que a produzem na cidade e no candomblé. Percorrendo suas histórias, procurar compreender transbordamentos e potencialidades a partir da ideia de que a Festa seja constituição do ser humano e, portanto uma possibilidade de um cotidiano festivo. Entendemos como transbordamento algo com uma grandeza, uma riqueza e uma beleza que não possa mais se conter, passando a ocupar outros lugares. Como as memórias corporais ancestrais festivas que tratam de buscar caminhos pelos espaços e tempos que os sujeitos, generosamente, compartilharam nesta pesquisa. Vislumbrar como a Festa tem sido produzida através desses tempos e espaços por esses sujeitos da afro-diáspora e como as redes educativas e os processos culturais se estabelecem nesses transbordamentos. Com isso, deslocar o conceito da Festa como algo de fora dos cotidianos dos sujeitos e do tempo e espaço da culminância para as potencialidades de um dia a dia festivo, formado por micro-festas e processos de produção de conhecimento festivos. A Festa como lugar de desencontros, encontros e reencontros que subvertem as lógicas de poder, inclusive as temporais e fomentam potencialidades educativas que tem sido desenvolvidas por sujeitos descendentes dos escravizados, que entendem o corpo como protagonista da tessitura de saberes e as ações corporais como potentes agentes de sacralização e encantamento do mundo. |
Abstract: | This thesis proposes to foster a discussion about Party, starting from the individuals who create it in the city and in Candomblé. By analyzing their stories, we aim to understand the overflows and potentialities that may emerge from the idea that the Party is a characteristic of the human being. Therefore it is possible to live a festive daily life. We understand the overflow as something with a grandiosity, a richness, and a beauty that cannot be contained and begin to occupy new spaces, like the ancient festive corporal memories, which search pathways through spaces and times individuals have generously shared with us in this research. We aim to glimpse how African diaspora members have produced Parties throughout space and time and how educational networks and cultural processes insert in the overflows. Consequently, displacing the concept of Party from something external to the individuals' daily life and space and time to the potentialities of a festive quotidian reality, formed by micro-parties and cheerful knowledge production processes. The Party as a place of matches, mismatches and rematches that subvert the logic of power, including the temporal ones, and instigate educational potentialities, which descendants of enslaved people have developed because they understand the body as a protagonist in the weaving of knowledge, and they see corporal actions as powerful agents of sacralization and enchantment. |
Palavras-chave: | Educação Festa Candomblé Culturas populares Redes educativas Corpo Party Popular cultures Educational networks Body |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANFILIPPO, Lucio Bernard. Festa: transbordamentos e potencialidades em diálogo no candomblé e na cidade2021. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17257 |
Data de defesa: | 8-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Lucio Bernard Sanfilippo - 2020 - Completa.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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