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Tipo do documento: Tese
Título: Festa: transbordamentos e potencialidades em diálogo no candomblé e na cidade
Título(s) alternativo(s): Party: Overflows and Potentialities in dialogue in Candomblé and the City
Autor: SanFilippo, Lucio Bernard 
Primeiro orientador: Victorio Filho, Aldo
Primeiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Segundo membro da banca: Silva, Denise Espírito Santo da
Terceiro membro da banca: Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de
Quarto membro da banca: Freitas, Lídia Silva de
Resumo: A presente tese tem como proposta promover uma discussão a respeito da Festa, partindo de sujeitos que a produzem na cidade e no candomblé. Percorrendo suas histórias, procurar compreender transbordamentos e potencialidades a partir da ideia de que a Festa seja constituição do ser humano e, portanto uma possibilidade de um cotidiano festivo. Entendemos como transbordamento algo com uma grandeza, uma riqueza e uma beleza que não possa mais se conter, passando a ocupar outros lugares. Como as memórias corporais ancestrais festivas que tratam de buscar caminhos pelos espaços e tempos que os sujeitos, generosamente, compartilharam nesta pesquisa. Vislumbrar como a Festa tem sido produzida através desses tempos e espaços por esses sujeitos da afro-diáspora e como as redes educativas e os processos culturais se estabelecem nesses transbordamentos. Com isso, deslocar o conceito da Festa como algo de fora dos cotidianos dos sujeitos e do tempo e espaço da culminância para as potencialidades de um dia a dia festivo, formado por micro-festas e processos de produção de conhecimento festivos. A Festa como lugar de desencontros, encontros e reencontros que subvertem as lógicas de poder, inclusive as temporais e fomentam potencialidades educativas que tem sido desenvolvidas por sujeitos descendentes dos escravizados, que entendem o corpo como protagonista da tessitura de saberes e as ações corporais como potentes agentes de sacralização e encantamento do mundo.
Abstract: This thesis proposes to foster a discussion about Party, starting from the individuals who create it in the city and in Candomblé. By analyzing their stories, we aim to understand the overflows and potentialities that may emerge from the idea that the Party is a characteristic of the human being. Therefore it is possible to live a festive daily life. We understand the overflow as something with a grandiosity, a richness, and a beauty that cannot be contained and begin to occupy new spaces, like the ancient festive corporal memories, which search pathways through spaces and times individuals have generously shared with us in this research. We aim to glimpse how African diaspora members have produced Parties throughout space and time and how educational networks and cultural processes insert in the overflows. Consequently, displacing the concept of Party from something external to the individuals' daily life and space and time to the potentialities of a festive quotidian reality, formed by micro-parties and cheerful knowledge production processes. The Party as a place of matches, mismatches and rematches that subvert the logic of power, including the temporal ones, and instigate educational potentialities, which descendants of enslaved people have developed because they understand the body as a protagonist in the weaving of knowledge, and they see corporal actions as powerful agents of sacralization and enchantment.
Palavras-chave: Party
Popular cultures
Educational networks
Body
Educação
Festa
Candomblé
Culturas populares
Redes educativas
Corpo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANFILIPPO, Lucio Bernard. Festa: transbordamentos e potencialidades em diálogo no candomblé e na cidade2021. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17257
Data de defesa: 8-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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