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Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepção de docentes e de estudantes sobre a presença dos determinantes sociais de saúde no currículo de uma escola de medicina.
Título(s) alternativo(s): Students ' and professors ' perception of the presence of social determinants of health in the curriculum of a medical school.
Autor: Gonçalves, Cinthya 
Primeiro orientador: Motta, Luciana Branco da
Primeiro membro da banca: Caldas, Célia Pereira
Segundo membro da banca: Edmundo, Kátia Maria Braga
Resumo: Num panorama de desigualdade e iniquidade sociais crescentes, considerar a saúde como sendo um direito fundamental e buscar o idealizado bem-estar físico, mental e social passa por decisões relacionadas às esferas governamentais, institucionais e da comunidade, que tem influência direta dos determinantes sociais da saúde (DSS). Pensando-se no papel das instituições de educação superior e o processo de formação do médico, sua complexidade exige estratégias diversas para que esse profissional possa trazer melhores respostas às necessidades de saúde da população. Para tanto, tenta-se intervir em diversos eixos, tanto em relação à legislação, adaptando os currículos às Diretrizes Curriculares Nacionais, quanto por meio de novas pedagogias de aprendizado, que via problematização fazem uma aproximação teórico-prática. O estudante passa a ter oportunidade de aprender sobre os determinantes sociais de saúde, saindo-se de um modelo de formação puramente biomédica, para uma visão crítica, reflexiva e associada à responsabilidade social. As experiências curriculares podem trazer respostas enriquecedoras condizentes com o ideal de saúde proposto. Utilizando-se a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) de Brasília, com seu cenário de ensino na atenção primária, desenvolvida no eixo Interação Ensino Serviço e Comunidade (IESC), buscou-se compreender a percepção sobre a presença do tema dos determinantes sociais de saúde sob a ótica dos estudantes e docentes do curso de medicina dessa instituição. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise documental do Projeto político-pedagógico da escola e dos manuais do IESC, além de análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, com foco na percepção dos docentes e discentes. Frente a experiências curriculares que buscam o foco no desenvolvimento de responsabilidade social da instituição, bem como com a inserção dos temas dos determinantes sociais de saúde, encontrou-se nos documentos uma necessidade de aprofundamento teórico e uma melhor correlação teórico-prática das atividades. Frente às percepções dos docentes e estudantes, identificou-se como fortalezas o cenário de atenção primária e sua complexidade como ideal para desenvolver-se o conhecimento sobre os DSS. A diversidade de cenários propicia um aprendizado significativo para além dos conteúdos puramente biomédicos, desenvolvendo empatia e visão mais integrada e ampla sobre o papel do médico e a necessidade da interprofissionalidade para a oferta de cuidados de qualidade em saúde. Como aspectos a serem melhorados, foram pontuados a necessidade de melhor correlação teórico-prática ao longo do currículo e de outros eixos, a melhor capacitação docente e o aproveitamento de temas correlacionados como a violência e a desigualdade, vivenciadas nas visitas domiciliares, mas ainda com sistematização e uniformidade necessárias para qualificar o aprendizado e a formação médica. O estudo deixa ainda como sugestão de abordagem futura a inclusão da percepção da comunidade e de outros profissionais de saúde. Esta dissertação espera trazer elementos que colaborem com o desenvolvimento de um currículo de medicina voltado para a maior responsabilidade social.
Abstract: In an increasingly socially unequal and inequitable context, considering health as an essential right and pursuing the idealized physical, mental and social welfare involve governmental, institutional and communal decisions, and the community is directly influenced by Social Determinants of Health (SDH). Considering the role of higher education institutions and the doctor education process, its complexity requires several strategies so that these professionals can further address the population’s health needs. In order to do so, there is an attempt to intervene in several levels, regarding both legislation, through the adaptation of the curricula to the National Curriculum Guidelines, and new learning pedagogical methods, which make a theoretical-practical approach through problematization. Students then have the opportunity to learn about the social determinants of health, emerging from a purely biomedical education into a critical, reflective perspective, connected with social responsibility. Curricular experiences can bring enriching answers consistent with the health ideal proposed. This work was developed at Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), an institution located in Brasília and whose teaching background is centered on the primary care, developed on the Education-Service-Community Interaction (IESC) level, and its objective was to understand the perception on the theme of social determinants of health held by medicine students and professors from the aforementioned institution. A qualitative research was developed with the documental analysis of the institution’s political-pedagogical Project and IESC’s guidebooks, in addition to content analysis of semi-structured interviews focused on students’ and professors’ perception. In view of curricular experiences that intend to address the institution’s development of social responsibilities, as well as the inclusion of the theme of social determinants of health, a need for a deeper theoretical development and a better correlation between theory and practice in the activities was observed in the documents. After analyzing the perceptions of students and professors, the primary care setting and its complexity as an ideal to broaden knowledge on SDH were identified as strong points. The diversity of settings offers a significant learning experience that goes beyond purely biomedical contents, developing empathy and a more integrated and broader perspective on the role of doctors and the need for interprofessionality in order to provide high-quality healthcare. The following elements were identified as improvement points: the need for a better correlation between theory and practice throughout the curriculum and other levels, a better teacher training and the exploration of correlated themes such as violence and inequality, experienced in home visits, although it still needs systematization and uniformity to qualify the learning and the medical education. The study also suggests the inclusion of the community’s and other healthcare professionals’ perception in a future approach. This essay aims to contribute to a social responsibility driven medical curriculum development.
Palavras-chave: Determinantes sociais de saúde
Currículo
Educação médica
Diretrizes curriculares nacionais
Responsabilidade social
Social determinants of health
Curriculum
Medical education
National curriculum guidelines
Social responsability
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva MP
Citação: GONÇALVES, Cinthya. Percepção de docentes e de estudantes sobre a presença dos determinantes sociais de saúde no currículo de uma escola de medicina.. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social,Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17262
Data de defesa: 31-Jan-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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