Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17264
Tipo do documento: Dissertação
Título: A identificação na constituição do sujeito
Título(s) alternativo(s): La identificación en la constitución del sujeto
Autor: Torres, Luciana Maria Vianna 
Primeiro orientador: Alberti, Sonia
Primeiro membro da banca: Marques, Luciana Ribeiro
Segundo membro da banca: Sadala , Maria da Glória Schwab
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo fazer um percurso teórico sobre a importância da identificação para a constituição do sujeito, acompanhando o desenvolvimento desse conceito que adquiriu importância fundamental nos estudos de Freud e no ensino de Lacan. A importância das identificações estabelecidas entre o sujeito e seus objetos de amor está no gérmen dos escritos de Freud, datando do final do século XIX e adquirindo, ao longo de seu estudo, uma posição fundamental na teoria, tornando-se ponto fundamental para a operação da constituição do sujeito e determinante à sua interação junto ao laço social. A relevância do tema leva Freud incluir a identificação como uma operação feita pelo sujeito que viabiliza não apenas a sua existência, mas a possibilidade da vida em sociedade, da formação de grupos, castas e lideranças. Em sua releitura dos textos de Freud, Lacan também dedica à identificação um papel fundamental estando esse conceito presente em todos seus seminários, até chegar ao Seminário 9, inteiramente dedicado à identificação, quando nesse percurso, Lacan disponibiliza toda uma base teórica, vinda de Freud, sob o paradigma do inconsciente ser estruturado como uma linguagem, podendo determinar a distinção do eu imaginário, constitucional e produto das identificações, com o eu do inconsciente. Ainda nesse percurso, Lacan estabelece a relação do sujeito com seus objetos de amor, a relação entre desejo e demanda e tudo o que se refere à relação do sujeito com o Outro.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo hacer un camino teórico sobre la importancia de la identificación para la constitución del sujeto, siguiendo el desarrollo de este concepto que adquirió una base fundamentalmente en los estudios de Freud y en la enseñanza de Lacan. La importancia de las identificaciones establecidas entre el sujeto y sus objetos de amor está en el germen de los escritos de Freud, que datan de finales del siglo XIX y adquieren, a lo largo de su estudio, una posición fundamental en la teoría, convirtiéndose la operación de la constitución del sujeto y determinante de su interacción con el vínculo social. La relevancia del tema lleva Freud a incluir la identificación como una operación realizada por el sujeto que hace posible no solo de su existencia, sino la posibilidad de la vida en sociedad, la formación de grupos, castas y de líderes. En su relectura de los textos de Freud, Lacan también dedica a la identificación un papel fundamental, siendo este concepto presente en todos sus seminarios, hasta llegar al Seminario 9, totalmente dedicado a la identificación. Lacan pone a disposición toda una base teórica, proveniente de Freud, el paradigma del inconsciente está estructurado como un lenguaje, capaz de determinar la distinción del yo imaginario, constitucional y producto de las identificaciones con el yo de lo inconsciente. A lo largo de su camino, Lacan establece la relación del sujeto con sus objetos de amor, la relación entre el deseo y la demanda y todo lo que se refiere a la relación del sujeto con el Otro.
Palavras-chave: Identificación
Deseo
Sujeto
Teoría psicoanalítica
Psicanálise
Identificação (Psicologia)
Sujeito (Filosofia)
Identificação
Demanda
Desejo
Teoria psicanalítica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: TORRES, Luciana Maria Vianna. A identificação na constituição do sujeito. 2020. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17264
Data de defesa: 23-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicanálise

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luciana Maria Vianna Torres - 2020 - Completa.pdf1,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons