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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os sentidos da leitura nas escolas estaduais do Rio de Janeiro: o projeto de leitura escolar (PLE)
Título(s) alternativo(s): The meaning of literature in Rio de Janeiro’s state schools: the project of academic literature
Autor: Matos, Fabiana da Silva 
Primeiro orientador: Barreto, Raquel Goulart
Primeiro membro da banca: Ferreira, Giselle Martins dos Santos
Segundo membro da banca: Gouvea, Fernando Cesar Ferreira
Resumo: Este trabalho busca analisar o Projeto de Leitura Escolar (PLE), da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) do Rio de Janeiro, as concepções de leitura que o norteiam e as condições dos Agentes de leitura e dos professores de Língua Portuguesa para a formação do leitor. Em uma perspectiva discursiva, busca examinar as Orientações Metodológicas do PLE, além do discurso dos professores (de Língua Portuguesa e Agentes de leitura) da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Dessa forma, busca-se dimensionar, primeiro, o lugar da leitura na sociedade, sendo ela desigual, não há uma democratização da leitura, isso só poderá ocorrer quando acabar a desigualdade social. Diante desse cenário, o foco se volta para a escola porque, para a maioria da população, ela é o único espaço de acesso à leitura, principalmente a literária. Percebe-se, então, que o ensino de leitura carrega uma grande contradição. Apesar de ser extremamente importante, interferindo na vida da escola, não está no centro da preocupação curricular. Além da falta de condições de trabalho, os professores de Língua Portuguesa deparam-se com currículos que estão voltados mais para as avaliações externas. Ainda predominam velhos modelos de leitura e uma concepção instrumentalista da linguagem. No que diz respeito ao PLE, voltado aos Agentes de leitura, o projeto não dá subsídios para que os profissionais trabalhem a leitura de forma a promover a formação do leitor porque é um apanhado de ideias pouco desenvolvidas. Conclui-se, assim, que é necessário formar adequadamente os agentes de leitura para trabalharem com a formação do leitor e que somente se houver um trabalho sistemático, que valorize a multiplicidade de sentidos e que seja ancorado em conceitos teóricos e metodologicamente adequados, será possível alcançar mais estudantes, promovendo experiências mais transformadoras.
Abstract: This work aims to analyze “The school reading project” (Projeto de Leitura Escolar) from “State educational secretary of Rio de Janeiro” (Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) do Rio de Janeiro), the guiding reading conceptions, the conditions of reading agents and of the Portuguese language teachers to the reader formation. By a discursive perspective it aims to examine the methodological orientations of this project, but also the discourses of Portugeuse language teachers and reading agents of State networt of Rio de Janeiro. So, primarily, it seeks to size the place of reading in society, that being unequal, it can’t be democratic, something only attainable with the end of social inequalities. Before this scenario, the focous falls on the school because for the majority of population it is the only reading acess place, chiefly literary reading. It is observed that reading trainning holds a big contradiction. Despite being extremely important, even to school life, it is not a central curricular concern. Not to mention woking conditions, the Portugeuse language teachers have to deal with curriculums oriented to external evaluations, old reading models and instrumental language conceptions that still prevails. With respect to this project and the reading agents, it does not offer the required assistence that allow the workers to promove reading treaning, because it is a bunch of undevelopped ideas. It is concluded that is necessary to train properly the reading agents in order to promote the reader trainning and that only by a sistematic work, that values multiples senses and is based on solid theoric and methodolodical concepts, it will be possible to achive more students and realize transforming experiences.
Palavras-chave: Reader formation
Public school
Reading room
Educação
Escolas públicas
Salas de leitura
Formação do leitor
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MATOS, Fabiana da Silva. Os sentidos da leitura nas escolas estaduais do Rio de Janeiro: o projeto de leitura escolar (PLE). 2020. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17265
Data de defesa: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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