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Tipo do documento: Tese
Título: “Não porque ele quis, mas pela nossa luta”: Conversando, aprendendo e fazendo histórias com professores indígenas
Título(s) alternativo(s): "Not because he wanted to, but for our struggle": talking, learning and making stories with indigenous teachers
Autor: Peixoto, Leonardo Ferreira 
Primeiro orientador: Oliveira, Inês Barbosa de
Primeiro membro da banca: Oliveira Filho, João Pacheco de
Segundo membro da banca: Moreira, Antonio Flávio Barbosa
Terceiro membro da banca: Cinelli, Maria Luiza Süssekind Veríssimo
Quarto membro da banca: Vasconcellos, Maria Celi Chaves
Quinto membro da banca: Lopes, Danielle Bastos
Resumo: Quais são as trajetórias de formação dos professores indígenas que começam a atuar antes mesmo de terem iniciado ou concluído um curso de formação de professores? Como a noção de professor-leigo dialoga com os tantos saberes desses docentes e suas trajetórias de atuação tão longas? Quais os sentidos das escolas indígenas para esses professores e que conhecimentos são valorizados em suas políticaspráticas cotidianas? No primeiro capítulo deste trabalho defendo a tese de que as narrativas (auto)biográficas indígenas podem ser uma tática, na perspectiva certeuaniana, de fazer emergir “as histórias que a História não conta” à luz do samba da Mangueira do Carnaval de 2019, “História para ninar gente grande”. No capítulo dois, narro um pouco das minhas aprendizagens com os indígenas ao longo da vida na tríplice fronteira amazônica, valorizando a presença e os conhecimentos indígenas para além dos narrados pelos meus interlocutores principais. No terceiro capítulo, trago as narrativas (auto)biográficas de meus interlocutores e suas histórias de formação, refletindo como estes indígenas foram se tornando professores antes mesmo de concluírem um curso de formação de professores, problematizando a noção de professor-leigo e fazendo emergir as políticaspráticas criadas por eles em seus cotidianos. Por fim, nas considerações finais, tomo como ponto de partida o paradigma indiciário de Ginzburg (2019) para problematizar as três questões centrais desta tese: 1) a noção de professor-leigo; 2) as políticaspráticas educacionais cotidianas criadas pelos professores indígenas; 3) a desinvizibilização das histórias negadas pela historiografia hegemônica, as histórias que a História não conta.
Abstract: What are the training trajectories of indigenous teachers who begin working even before they have started or completed a teacher training course? How does the notion of the lay teacher dialog with the many knowledge of those teachers and their long trajectories of performance? What are the meanings of indigenous schools for such teachers and what knowledge is valued in their daily policies and practices? In the first chapter of this thesis, I defend that indigenous (auto)biographical narratives can be a tactic, as in Certeau's perspective to enhance "the stories not told by History" in the light of School of Samba Mangueira's theme for the 2019 Carnival, "Bedtime lullabies for grown up people". In chapter two, I narrate some of my learning with indigenous people throughout my life in the triple Amazonian border, valuing the presence of indigenous knowledge well beyond that narrated by my main interlocutors. In the third chapter, I present my interlocutors (auto)biographical narratives and also their training histories, reflecting on how these indigenous people became teachers even before completing a teacher-training course, thus discussing the lay teacher notion bringing to light as well, the politicspractices created by them in their everyday lives. Finally, as last considerations, I work with Ginzburg's indiciary paradigm (2019) as a starting point to discuss the three focal issues of this thesis: 1) the notion of lay teacher; 2) the everyday educational policiespractices created by indigenous teachers; 3) the uncovering of stories denied by hegemonic historiography, the so called 'Stories not told by History'.
Palavras-chave: Indigenous teachers
Indigenous (auto)biographical narratives
Research with everyday life
Educação
Professores indígenas – Formação
Memória autobiográfica
Narrativas (auto)biográficas indígenas
Pesquisa com os cotidianos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEIXOTO, Leonardo Ferreira. “Não porque ele quis, mas pela nossa luta”: conversando, aprendendo e fazendo histórias com professores indígenas. 2020. 92 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17269
Data de defesa: 3-Mar-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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