Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17290
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Educação Paralela: Estudo comparado entre as figurações Escola Moderna e a Escuela Libre Paideia |
Título(s) alternativo(s): | Parallel Education: a comparative study between the figurations Escola Moderna and Escuela Libre Paideia |
Autor: | Ramundo, Walter Marcelo de Souza |
Primeiro orientador: | Silva, Alexandra Lima da |
Primeiro membro da banca: | Leonardi, Paula |
Segundo membro da banca: | Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do |
Resumo: | O objetivo deste estudo é comparar como duas experiências formais de educação distantes no tempo/espaço, mas presentes no conjunto das memórias libertárias, figuram em seus respectivos contextos históricos, e como se compreendem enquanto tal. Quais lutas e ações travam e como se organizam no tempo e no espaço escolar? Como se colocam em sua missão pedagógica em cada um dos contextos? Quais sentidos apresentam em seus discursos fundacionais? Quais consciências de si mesmas e dos outros fomentam – a balança nós-eles? Como e quais experiências educacionais observam em seu próprio tempo, e em relação ao passado escolar? Quais demandas educacionais procuram atender prioritariamente em cada momento? E, sobretudo, enquanto instituições intencionalmente responsáveis pela formação de indivíduos, quais processos de interiorização de comportamentos, valores e sentimentos procuram elaborar em relação aos tipos humanos que deseja formar? |
Abstract: | The purpose of this study is to compare how two formal educational experiences, that are distant in time / space, but present in the set of libertarian memories, figure in their respective historical contexts, and how they are understood as such. What struggles and actions are waged and how they are organized in time and in the school space? How do they place themselves in their pedagogical mission in each one of those contexts? What meanings do they present in their foundational speeches? Which self-awareness and of others foster – the balance of us/them? How and what educational experiences are observed in their own time, and in relation to the past school? What educational demands are sought to meet primarily at each moment? And, above all, as institutions, intentionally responsible for the formation of individuals, what processes of internalization of behaviors, values and feelings, seek to elaborate in relation to the human kind that wish to capacitate? |
Palavras-chave: | History of education Libertary pedagogy Social figurations Educação – História Educação – Aspectos sociais Pedagogia Pedagogia libertária Figurações sociais |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | RAMUNDO,Walter Marcelo de Souza A Educação Paralela: Estudo comparado entre as figurações Escola Moderna e a Escuela Libre Paideia. 2020. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17290 |
Data de defesa: | 21-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Walter Marcelo de Souza Ramundo - 2020 - Completa.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons