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Tipo do documento: Tese
Título: Ecossistemas digitais e mobilização coletiva: as redes socias como campo de expressão do pensamento social
Título(s) alternativo(s): Digital ecosystems and collective mobilization: social media as a field of expression of social thought
Autor: Echeverri Vásquez, Georgie Alexánder 
Primeiro orientador: Wolter, Rafael Moura Coelho Pecly
Primeiro membro da banca: Torres, Ana Raquel Rosas
Segundo membro da banca: Aguiar, Maria Lívia de Sá Roriz
Terceiro membro da banca: Andrade, Regina Glória Nunes
Quarto membro da banca: Miranda, Patrícia Sobral de
Resumo: A presente tese analisa a forma como o pensamento social se expressa em uma rede social digital face a fenômenos de mobilização coletiva. Foram realizados três estudos independentes, a partir de dois acontecimentos pontuais, a saber, a ocupação das escolas do estado do Rio de Janeiro, por parte dos estudantes secundaristas em 2016 e o fenômeno de disseminação de fake news, durante a campanha presidencial do Brasil em 2018. O primeiro estudo visou analisar a ocupação das escolas do Rio de Janeiro como sistema representacional, no quadro da abordagem estrutural das representações sociais. O segundo estudo se concentrou na geração, circulação e reprodução do pensamento social, a partir das narrativas construídas e difundidas pelos jovens nas páginas do Facebook das escolas ocupadas. Já o terceiro estudo extrapolou a dinâmica de antagonismo das redes sociais digitais entre eleitores de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro a um exercício de interação conversacional face a face, levando em consideração a abordagem dialógica das representações sociais e a retórica, entendida como arte prática da argumentação. Do ponto de vista psicossocial, os estudos permitiram concluir que, em contextos caracterizados por relações de tensão/conflito, as redes sociais digitais operam a modo de campos representacionais, ativados pelo afeto como vetor mobilizador, e configurados a partir de três princípios: i) campo como ecossistema; ii) campo como relação biunívoca entre práticas e representações; e iii) campo como tensão dialógica. Os resultados da pesquisa também sugerem rotas possíveis para abordar os ecossistemas digitais como campos comunicacionais, por meio de perspectivas teórico-metodológicas integradoras.
Abstract: This dissertation analyzes the way in which social thought is expressed in a social media, in the face of collective mobilization phenomena. Three independent studies were carried out based on two specific events, namely, the occupation of schools in the state of Rio de Janeiro by high school students in 2016 and the phenomenon of spreading fake news during Brazil's presidential campaign in 2018. The first study aimed to analyze the occupation of schools in Rio de Janeiro as a representational system in the frame of the structural approach of social representations. The second study focused on the generation, circulation and reproduction of social thought based on the narratives created and disseminated by the students on Facebook. Finally, the third study extrapolated the dynamics of antagonism of social media between voters of Fernando Haddad and Jair Bolsonaro to a face-to-face conversational interaction exercise, taking into account the dialogical approach of social representations and rhetoric as a practical art of argumentation. From a psychosocial point of view, studies have concluded that in contexts characterized by tension / conflict relationships, social media operate as representational fields, activated by affect as a mobilizing vector and based on three principles: i) field as ecosystem; ii) field as a two-way relationship between practices and representations; and iii) field as a dialogical tension. The results of the research also suggest possible routes to approach digital ecosystems as communicational fields from integrating theoretical and methodological perspectives.
Palavras-chave: Social Media
Social Thought
Affect
Conflict
Psicologia Social
Redes Sociais On-line
Conflitos
Afeto
Internet
Redes Sociais Digitais
Pensamento Social
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: ECHEVERRI VÁSQUEZ, Georgie Alexánder. Ecossistemas digitais e mobilização coletiva: as redes sociais como campo de expressão do pensamento social. 2020. 152 f. Tese. (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17292
Data de defesa: 17-Mar-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social

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