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Tipo do documento: Tese
Título: O processo de privatização por dentro da escola pública e o sequestro da autonomia docente
Título(s) alternativo(s): Process for school in privatization public and kidnapping of autonomy teachers
Autor: Costa, Euler Oliveira Cardoso da 
Primeiro orientador: Frigotto, Gaudêncio
Primeiro membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo
Segundo membro da banca: Affonso, Cláudia Regina Amaral
Terceiro membro da banca: Santos, Jailson Alves dos
Quarto membro da banca: Molina, Helder
Resumo: Esta tese tem como objeto a Educação Pública da Rede Municipal do Rio de Janeiro, bem como o trabalho docente.Buscamos compreender as implicações da interferência do modelo neoliberal implantado no período da gestão da secretária de educação, Claudia Costin, na função do trabalho docente, como os reflexos deste modelo mercantil na função da escola pública, na sua principal missão de formação dos filhos da classe trabalhadora. A tese tem entre outros objetivos, o de descortinar o caminho da privatização por dentro da escola pública e consequentemente o sequestro da autonomia do trabalho docente, apresentando todas as suas consequências para os docentes, os discentes e o comprometimento da formação de uma sociedade justa, democrática, formada por sujeitos emancipados. Trabalhamos com autores que nos deram suporte e fundamentação teórica para sustentar nossa hipótese, além da análise documental e da pesquisa empírica no campo, utilizando o método do materialismo histórico dialético para formar nossas conclusões. De forma geral concluímos que a ação do capital impondo seu modelo mercadológico na Educação pública está trazendo consequências desastrosas para os docentes que perdem sua identidade de classe, para os discentes que tem uma formação superficial e sem perspectiva e como consequência a construção de uma sociedade de vassalos modernos, resilientes, flexíveis, polivalentes e baratos, dominados por um totalitarismo fundamentalista de um neoliberalismo delirante e antidemocrático. Palavras chave: Privatização da Educação Pública, Sequestro da autonomia docente, trabalho docente, neoliberalismo.
Abstract: This is as an object of Public Education in the Municipal Network of Rio de Janeiro, as well as teaching work. We include as implications of the interference of the neoliberal model implanted in the period of education management, Claudia Costin, in the function of teaching work, as the reflexes this commercial model in the function of public school, in its main mission of training the children of the working class. These have, among other objectives, to unveil or privatize pathways within the public school and, consequently, to sequence the teaching work range, exhibits all the consequences for teachers, students and the commitment to the formation of a just, democratic society, formed by emancipated subjects. Workers with authors who gave us support and theoretical foundation to support our hypothesis, in addition to documentary analysis and empirical research in the field, using the method of dialectical historical material to form the experiences. The general way of concluding that a capital action imposing its market model in public education is bringing disastrous consequences for documents that lose their class identity, for students who have a superficial and perspectiveless formation and as a consequence of a vassal society society modern, resilient, flexible, versatile and cheap, dominated by a fundamentalist totalitarianism of a delusional and anti-democratic neoliberalism. Keywords: Privatization of Public Education, Kidnapping of teaching autonomy, teaching work, neoliberalism.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Educação Pública
Autonomia escolar
Privatização da Educação Pública
Sequestro da autonomia docente
Trabalho docente
Neoliberalismo
Rivatization of Public Education
Kidnapping of teaching autonomy
Teaching work
Neoliberalism
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: COSTA, Euler Oliveira Cardoso da. O Processo de Privatização por dentro da escola pública e o sequestro da autonomia docente. 2020. 217 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17294
Data de defesa: 1-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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