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Tipo do documento: Dissertação
Título: A questão da memória na Educação Básica: uma reflexão a partir da perspectiva da Educação em Direitos Humanos
Título(s) alternativo(s): The issue of memory in Basic Education: a reflection from the perspective of Human Rights Education
Autor: Jesus, Bismarck Pereira Mendes de 
Primeiro orientador: Ramos, Aura Helena
Primeiro membro da banca: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Segundo membro da banca: Dias, Rosanne Evangelista
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos como instrumento criado pelo Estado com a participação de diversos segmentos da sociedade na condição de instrumento de resgate da memória referente aos períodos em que houve cerceamento dos direitos humanos por meio de práticas como prisões arbitrárias, torturas e desaparecimento de pessoas que se opuseram ao regime imposto pelos militares a partir do golpe de Estado de 1964. O PNEDH reconhece que a Educação em Direitos Humanos, ao longo de todo o processo de redemocratização e de fortalecimento do regime democrático, tem buscado contribuir para dar sustentação às ações de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos, e de reparação das violações. O texto utiliza como uma de suas principais referências o eixo “educar para o nunca mais”, desenvolvido por Vera Candau, onde a autora destaca como principais desafios da Educação em Direitos Humanos: a construção do sujeito de direitos, a promoção do processo de empoderamento e a questão da memória. Ressaltando, sob essa perspectiva teórica, que os educadores devem insistir na memória de fatos históricos que implicaram violações aos direitos humanos e na negação da democracia, a exemplo dos regimes de exceção, da repressão política, das mortes e do desaparecimento de opositores, transmitindo às novas gerações a “ética da atenção”, que permite repudiar os atos cotidianos que reproduzam as crueldades do passado. Ela afirma ainda que a prática do “nunca mais” estabelece o compromisso com a luta contra a impunidade, a censura, a tortura, o medo e a negação das liberdades fundamentais. Nesse sentido, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos aponta na direção da formação da pluralidade, visto que, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos esses direitos são comuns a todos os seres humanos sem distinção e devem ser abordada como política de Estado, uma vez que os princípios que envolvem a constituição da democracia e da cidadania relacionam-se à formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, e das normas e pactos que os regulamentam
Abstract: This work aims to reflect on the National Plan for Education in Human Rights as an instrument created by the State with the participation of different segments of society as an instrument for the rescue of memory referring to periods in which there was curtailment of human rights through practices such as arbitrary arrests, torture and disappearance of people who opposed the regime imposed by the military after the 1964 coup d'état. The PNEDH recognizes that Education in Human Rights, throughout the process of redemocratization and strengthening of the democratic regime, has sought to contribute to supporting actions to promote, protect and defend human rights, and to repair violations. The text uses as one of its main references the axis “educating for never again”, developed by Vera Candau, where the author highlights as the main challenges of Education in Human Rights: the construction of the subject of rights, the promotion of the empowerment process and the issue of memory. Emphasizing, from this theoretical perspective, that educators must insist on the memory of historical facts that implied violations of human rights and the denial of democracy, such as the exception regimes, political repression, deaths and disappearance of opponents, transmitting to new generations the “ethics of attention”, which allows us to repudiate the daily acts that reproduce the cruelties of the past. She also claims that the practice of “never again” establishes a commitment to the fight against impunity, censorship, torture, fear and the denial of fundamental freedoms. In this sense, the National Plan for Human Rights Education points towards the formation of plurality, since, according to the Universal Declaration of Human Rights, these rights are common to all human beings without distinction and should be addressed as a State policy , since the principles that involve the constitution of democracy and citizenship are related to the formation of citizens aware of their rights and duties, and of the norms and pacts that regulate them
Palavras-chave: Memory
Human rights education
Memória
Educação em Direitos Humanos
Educação Básica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: JESUS, Bismarck Pereira Mendes de. A questão da memória na Educação Básica: uma reflexão a partir da perspectiva da Educação em Direitos Humanos. 2013. 53 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17301
Data de defesa: 5-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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