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Tipo do documento: Tese
Título: Currículo funcional natural: propondo práticas pedagógicas no atendimento educacional especializado
Título(s) alternativo(s): Nactural Functional Curriculum: Proposing pedagogical practices in Specialized Educational Assistance
Autor: Togashi, Cláudia Miharu 
Primeiro orientador: Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo
Primeiro membro da banca: Nunes, Débora Regina de Paula
Segundo membro da banca: Deliberato, Débora
Terceiro membro da banca: Souza, Flávia Faissal de
Quarto membro da banca: Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula
Resumo: Uma das grandes dificuldades de realizar o atendimento pedagógico aos alunos que são público-alvo da Educação Especial é a falta de conhecimento e/ou formação continuada do professor especializado. A clientela que demanda esse atendimento é o aluno que apresenta necessidades complexas na comunicação oral, como os que tem transtorno do espectro autista, causando a este ainda mais entraves para o processo de inclusão escolar. O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar os efeitos de um curso de formação continuada a partir do desempenho de professoras do Atendimento Educacional Especializado e seus respectivos alunos com dificuldades na comunicação oral a partir de oferta de uma formação continuada in loco com pressupostos filosóficos-metodológicos do Currículo Funcional Natural. A formação continuada ocorreu por meio de uma consultoria colaborativa, que utilizou o delineamento experimental de retirada como procedimentos metodológicos. Participaram duas professoras do Atendimento Educacional Especializado que atuavam em Sala de Recursos Multifuncionais de uma rede municipal de ensino do Estado do Rio de Janeiro, seus respectivos alunos sem comunicação oral funcional e a pesquisadora, que atuou como consultora. A pesquisa ocorreu nas respectivas Salas de Recursos dessas professoras, em dois bairros da zona norte de um município do Rio de Janeiro. Este estudo realizou entrevistas semiestruturadas e filmagens das sessões de formação continuada e das atuações das professoras com os alunos como coleta de dados. Houve transcrição das sessões a partir de categorias desenvolvidas baseadas no uso da Comunicação Alternativa e Ampliada e das estratégias do Currículo Funcional Natural. Os resultados apontaram para mais uso da Comunicação Alternativa e Ampliada pelas professoras como mais um recurso para auxiliar o ensino, além de ter sido uma proposta eficaz de comunicação utilizada pelos alunos não oralizados. A respeito do Currículo Funcional Natural, houve a elaboração de atividades pedagógicas voltadas para o interesse do aluno, respeitando suas individualidades e necessidades. A relação entre os participantes alunos e professoras melhorou, de acordo com algumas categorias, como resposta às solicitações das professoras, diminuição de comportamentos inadequados e a interação entre ambos. A importância de verificar práticas eficazes baseadas em evidências científicas é imprescindível para que o processo de inclusão escolar não se resuma apenas ao acesso ao ensino mas também garanta a sua aprendizagem.
Abstract: One of the biggest difficulties in performing pedogagic services for the students who are the target public for Special Education is the lack of knowledge and/or continued education of the specialized teacher. The individual who can undergo this demand is the student that presents complex necessities in oral communication, causing even more obstacles in the process of scholastic inclusion. The objective of this study is to describe and analyze the performance of Special Education teachers and their respective students with difficulties in oral communication by offering continued education in loco with philosophical-methodological prerequisites from the Natural Functional Curriculum (NFC). Continued education arose by means of collaborative consulting, in which it drew from the withdrawal experimental design as a methodological procedure. The participates of the study include: two Special Education Service (SES) teachers who worked in Multifunctional Resource Rooms (MRR) from the municipal teaching network of the state of Rio de Janeiro, their respective students with oral communication issues and a researcher who acted as an advisor. The research occurred in the respective SES teachers’ resource rooms, in two neighborhoods in the north zone of the city of Rio de Janeiro. Semi-structured interviews and filming were held of the continued education sessions and of the teachers’ performances with the students and used as data collection. The sessions were transcribed by development categories, based on the use of Alternative and Amplified Communication (AAC) and the NFC strategies. The results pointed to the larger use of AAC by the teachers as one more resource to aid in teaching, in addition to having been an effective communication proposal utilized by the non-verbal students. In respect to NFC, there was a creation of pedagogic activities geared towards the student, respecting their individualities and necessities. The relation between the participating students and teachers improved, in line with some categories such as responding to the teachers’ requests, decreasing inadequate behaviors and the interaction between the two categories. The importance of verifying effective practices based on scientific evidence is indispensable so the process of scholastic inclusion cannot be reduced only to access to education, but it must also guarantee learning.
Palavras-chave: Specialized Educational Services
Autism Spectrum Disorder
Continued education
National Functional Curriculum
Educação especial
Pessoas com deficiência física – Educação
Currículo
Atendimento Educacional Especializado
Transtorno do espectro autista
Formação continuada
Currículo Funcional Natural
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: TOGASHI, Cláudia Miharu. Currículo funcional natural: propondo práticas pedagógicas no atendimento educacional especializado. 2020. 111 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17304
Data de defesa: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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