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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulheres e o cuidado de pessoas com deficiência: justiça e interseccionalidade
Título(s) alternativo(s): Women and the care of people with disabilities: justice and intersectionality
Autor: Piluso, Roberta Pinheiro 
Primeiro orientador: Marafon, Giovanna
Primeiro membro da banca: Mello, Anahí Guedes de
Segundo membro da banca: Santos, Maria Cecilia MacDowell dos
Terceiro membro da banca: Moraes, Marcia Oliveira
Resumo: Esta dissertação problematiza o lugar que o cuidado ocupa na vida de mulheres cuidadoras de pessoas com deficiência em nossa sociedade. As discussões se baseiam na crítica feminista ao modelo social da deficiência e buscam uma perspectiva interseccional de análise com apoio e reflexões nas narrativas de quatro (4) mulheres cuidadoras de pessoas com deficiência. Nesse sentido, ao realizar entrevistas com mulheres (mães, avó e irmã) responsáveis pelo cuidado familiar de pessoas com deficiência, em conjunto com referências acadêmicas e teórico-metodológicas, pretende-se compreender como opera o trabalho de cuidado informal e familiar, historicamente relegado às mulheres, nos âmbitos social e jurídico, especialmente no aspecto da teoria da justiça e de políticas públicas que o envolvem e considerando os marcadores sociais de diferenças e desigualdades de modo interseccional. Para tanto, autoras no campo dos feminismos foram fundamentais para pensar a estrutural responsabilidade das mulheres com relação ao cuidado, principalmente de pessoas com deficiência, visto majoritariamente como subalterno, desvalorizado e confinado ao âmbito doméstico, em especial para refletir sobre as obrigações socialmente atribuídas a homens e mulheres. Em vista disso, a pandemia da COVID-19 e suas decorrências operaram ainda como acontecimentos que afetaram os caminhos da pesquisa e que foram colocados em análise, pois durante o período pandêmico, em 2020, ficou ainda mais evidente a sobrecarga do trabalho de cuidado que afeta as mulheres e como o racismo também opera nesse contexto, tendo em vista que o cuidado é majoritariamente realizado por mulheres, sobretudo mulheres negras. Para tanto, a Teoria das Capacidades de Martha Nussbaum, que envolve 10 (dez) capacidades centrais para que todas e todos possam viver vidas plenas e com potencialidades de escolha, aporta importantes conceitos para repensar a alocação do cuidado nas teorias da justiça, no direito e nas relações sociais. Buscou-se ainda problematizar alguns aspectos das relações de cuidado de pessoas com deficiência, com reflexões também no campo das políticas públicas. Dessa forma, verifica-se a importância de se conferir visibilidade e centralidade às discussões e demandas acerca do cuidado de pessoas com deficiência, repensando as políticas públicas e as práticas sociais dominantes, diante da dimensão que o cuidado ocupa na existência de todas as pessoas, com e sem deficiência.
Abstract: This dissertation problematizes the place that care occupies in the lives of women caregivers of people with disabilities in our society. The discussions are based on feminist criticism of the social model of disability and seek an intersectional perspective of analysis with support and reflections based on the narratives of four (4) women. In this sense, when conducting interviews with women (mothers, grandmother, and sister) responsible for the family care of people with disabilities, together with academic and theoretical-methodological references, it is intended to understand how the informal and family care work, historically relegated to women, operates in the social and legal spheres, especially in the aspect of the theory of justice and public policies that involve it and considering the social markers of differences and inequalities in an intersectional way. To this end, authors in the field of feminisms were fundamental to think about the structural responsibility of women in relation to care, especially related to people with disabilities, mostly seen as subordinate, devalued, and confined to the domestic sphere, especially to reflect on the socially assigned obligations to men and women. In view of this, the COVID-19 pandemic and its consequences still operated as events that affected the research paths and which were put under analysis, because during the pandemic period, in 2020, the overload of care work that became even more evident affects women and how racism also operates in this context, considering that care is mostly performed by women, especially black women. Therefore, Martha Nussbaum's Theory of Capabilities, which involves 10 (ten) central capacities so that everyone can live a full life and with potential for choice, provides important concepts to rethink the allocation of care in theories of justice, in law and social relations. It also sought to problematize some aspects of care relationships for people with disabilities, with reflections also in the field of public policies. Thus, there is the importance of giving visibility and centrality to the discussions and demands regarding the care of people with disabilities, rethinking public policies and dominant social practices given of the dimension that care occupies in the existence of all people, with and without disabilities.
Palavras-chave: Feminismo
Deficiência
Justiça
Cuidado
Interseccionalidade
Feminisms
Disability
Justice
Intersectionality
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: PILUSO, Roberta Pinheiro. Mulheres e o cuidado de pessoas com deficiência: justiça e interseccionalidade. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17325
Data de defesa: 17-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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