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Tipo do documento: Tese
Título: O Guia alimentar para a população brasileira na realidade de Unidades de Alimentação e Nutrição: interface com atribuições legais e sentidos atribuídos por nutricionistas
Título(s) alternativo(s): The Dietary Guidelines for the Brazilian population in the reality of Food and Nutrition Units: interface with legal attributions and meanings attributed by nutritionists
Autor: Oliveira Junior, Gilson Irineu de 
Primeiro orientador: Castro, Inês Rugani Ribeiro de
Primeiro coorientador: Canella, Daniela Silva
Primeiro membro da banca: Trevisani, Jorginete de Jesus Damião
Segundo membro da banca: Valadares, Gláucia Valente
Terceiro membro da banca: Campos, Flávia Milagres
Quarto membro da banca: Gorgulho, Bartira Mendes
Resumo: O atual cenário alimentar brasileiro é marcado pela redução do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados e pelo aumento do consumo de alimentos ultraprocessados. Uma das respostas a este cenário foi a publicação da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) na perspectiva de que fosse um documento indutor de políticas públicas de alimentação e nutrição. O objetivo desta tese foi compreender e analisar as interfaces entre os princípios e recomendações do GAPB e a prática de nutricionistas na área de Alimentação Coletiva. Este estudo foi estruturado em dois eixos: um teórico-conceitual, que consistiu na elaboração de uma matriz de interface GAPB – Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) (MIGU) e outro empírico, de natureza qualitativa. A MIGU buscou sistematizar o diálogo entre os princípios e recomendações do GAPB e as atividades de nutrição desenvolvidas em UAN por nutricionistas (previstas em Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas), categorizadas em dimensões da gestão na UAN, sendo elaborada por meio da análise dos documentos referência. No eixo empírico, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 19 nutricionistas atuantes em UAN institucional no município de Macaé/RJ, que exerciam as funções de fiscal de contrato ou de gestor e/ou de planejamento de atividades e/ou de monitoramento das atividades vinculadas à gestão de UAN. A técnica de análise de conteúdo foi a utilizada. Para a interpretação dos achados, o Interacionismo Simbólico foi adotado como referencial teórico conceitual, juntamente com conceitos relevantes à compreensão do objeto, incluindo: produção de sentidos, autonomia profissional, agência humana e autoridade cognitiva. Como resultado, buscou-se compreender os sentidos atribuídos pelos participantes do estudo aos elementos constitutivos do GAPB, bem como sua percepção sobre a materialização dos princípios e recomendações deste documento na execução de suas atribuições técnicas. Da análise das entrevistas emergiram os temas ‘autonomia’, ‘concepção de alimentação e nutrição’, ‘alimentação saudável’, ‘educação alimentar e nutricional’, ‘cardápio’, ‘alimentos segundo a extensão e o propósito de seu processamento’, ‘comensalidade’, ‘sustentabilidade’ e ‘Guia alimentar para a população brasileira’, sobre os quais foram manifestos diversos sentidos. De forma geral, os nutricionistas se mostraram sensíveis aos princípios e recomendações do GAPB, estão de acordo com eles e buscam colocar em prática ações que os materializem, mesmo não estando conscientes de que eles compõem o documento, muitas das vezes. No entanto, aspectos relativos à sua autonomia e agência foram identificados como barreiras, juntamente com questões envolvendo contratos, custos, compras e fornecedores, entre outros. Estes pontos são estruturais à gestão e, por isso, os resultados do estudo apontam para a necessidade de uma reflexão sobre a relevância de se vivenciar a proposta do GAPB na realidade de cada UAN para que o nutricionista possa inseri-la de fato em suas atribuições. Dessa forma, a interface teórica estabelecida na MIGU, bem como as práticas relatadas pelos nutricionistas em conjunto com os sentidos atribuídos por eles aos princípios e recomendações do GAPB evidenciam a potência das atividades de gestão em UAN em materializar o GAPB, configurando em oportunidade diária de promoção da alimentação saudável para coletividades.
Abstract: The current Brazilian food context is marked by a reduction in the consumption of fresh or minimally processed foods and an increase in the consumption of ultra-processed foods. One of the responses to this trend was the publication of the second edition of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population (DGBP), a document that guides public policies on food and nutrition. The objective of this thesis is to understand and analyze the interfaces between the principles and recommendations of the DGBP and nutritionists’ practice related to Collective Feeding. This study was structured in two axes: a theoretical-conceptual one, which consisted of elaborating on the DGBP interface matrix – Institutional Food Services (IFS), called MIGU - and another empirical one, based on qualitative research. MIGU tries to map the principles and recommendations of the DGBP to the nutrition activities developed in IFS by nutritionists (as seen in the Federal Council of Nutritionists Resolution). They are categorized in management dimensions in IFS, and they were based on the analysis as it relates to official documents. In the empirical axis, semi-structured interviews were carried out with 19 nutritionists who work at IFS in the city of Macaé / RJ, who are responsible for contract inspector, or manager and/or activity planning and/or monitoring activities related to IFS management. The content analysis technique was used. For the interpretation of the data, Symbolic Interactionism was adopted as a conceptual theoretical framework, in addition to the relevant concepts for understanding the object that included: production of meanings, professional autonomy, human agency and cognitive authority. As a result, we wanted to understand the meanings attributed by the study participants to the constituent elements of the DGBP, as well as their perception of the materialization of the principles and recommendations of this document in the execution of their technical attributions. After the analysis of the interviews, themes of 'autonomy', 'conception of feeding and nutrition', 'healthy eating', 'food and nutrition education', 'menu', 'foods according to the extent and purpose of their processing', 'commensality', 'sustainability' and 'Dietary Guidelines for the Brazilian population' emerged, and several meanings related to them were shown. In general, nutritionists were sensitive to the principles and recommendations of the DGBP, including acting in agreement with them and putting into practice actions that lead to these results, even though they are not aware that they are often included in the document. However, aspects related to their autonomy and agency were identified as barriers, along with issues involving contracts, costs, purchases and suppliers, among other issues. These subjects are related to structural management and, therefore, the results of the study show the necessity of thinking about the relevance of experiencing the DGBP proposal in each IFS reality, so the nutritionist can actually incorporate them in their duties. As such, the theoretical interface established at MIGU, as well as the practices reported by nutritionists in addition to the meanings attributed by them to the principles and recommendations of the DGBP, indicate the power of management activities in IFS in materializing the DGBP, setting up a daily opportunity to promote healthy eating in communities.
Palavras-chave: Healthy eating
Dietary Guidelines
Collective feeding
Food services
Professional practice
Nutrição
Alimentação saudável
Prática profissional
Guia alimentar
Alimentação coletiva
Serviços de alimentação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Nutrição
Programa: Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde
Citação: OLIVEIRA JUNIOR, Gilson Irineu de. O Guia alimentar para a população brasileira na realidade de Unidades de Alimentação e Nutrição: interface com atribuições legais e sentidos atribuídos por nutricionistas. 167 f. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) – Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17329
Data de defesa: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde

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