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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação docente: pensando o momento pós-escola de estudantes com deficiência intelectual da EJA
Título(s) alternativo(s): Teacher education: thinking about the after-school moment of students with intellectual disabilities at EJA
Autor: Nascimento, Vanêssa Lima do 
Primeiro orientador: Redig, Annie Gomes
Primeiro membro da banca: Mascaro, Cristina Angélica Aquino De Carvalho
Segundo membro da banca: Antunes , katiuscia Cristina Vargas
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central desenvolver e implementar uma formação em serviço para docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), no que concerne ao processo de transição da escola para uma vida independente para estudantes com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa direção, pretende também compreender o impacto do curso de formação na prática pedagógica pela autorreflexão das professoras. Participaram da pesquisa seis professoras da rede municipal de ensino de Queimados, das quais, cinco atuam no AEE e uma no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados, com alunos com deficiência intelectual da EJA, que é a maior demanda dessa região. Utilizou-se a metodologia pesquisa-ação, com dados colhidos através de questionários, respondidos pelas participantes, registros em diário de campo, após cada encontro do curso de formação e grupo de WhatsApp para contato fora dos momentos de aula. Para compreender o impacto do curso na prática pedagógica das docentes, fizemos a triangulação dos dados coletados por esses instrumentos, no qual o questionário influenciou na construção do curso e os registros do diário de campo juntamente com o grupo de WhatsApp, no seu desenvolvimento. Concluímos, que a proposta de formação continuada em serviço, por si só não seja capaz de suprir as demandas do cotidiano docente, porém é um caminho. Percebemos que quando o curso é aliado às necessidades e realidade docentes, conseguimos resultados positivos. Sendo assim, acreditamos que o conhecimento adquirido no curso sobre o processo de transição, a construção do Plano Individualizado de Transição (PIT) e a sua utilização no AEE, possa ser difundido para outras realidades, beneficiando alunos de todas as modalidades educacionais.
Abstract: The main objective of this research is to develop and implement in-service training for teachers of Specialized Educational Services (SES), with regard to the process of transition from school to an independent life for students with intellectual disabilities in Youth and Adult Education. In this direction, it also intends to understand the impact of the training course on pedagogical practice by the teachers' self-reflection. Six teachers from the municipal education network of Queimados participated in the research, of which, five work at SES and one at the Queimados Specialized Educational Service Center, with students with intellectual disabilities from Youth and Adult Education, which is the greatest demand in this region. The action-research methodology was used, with data collected through questionnaires, answered by the participants, records in a field diary, after each meeting of the training course and WhatsApp group for contact outside the classroom. To understand the impact of the course on the teachers' pedagogical practice, we triangulated the data collected by these instruments, in which the questionnaire influenced the course construction and the field diary records together with the WhatsApp group, in its development. We conclude that the proposal for continuing education in service, by itself, is not capable of meeting the demands of everyday teaching, however it is a path. We realized that when the course is combined with the teaching needs and reality, we achieve positive results. Therefore, we believe that the knowledge acquired in the course on the transition process, the construction of the Individualized Transition Plan (ITP) and its use in the SES, can be disseminated to other realities, benefiting students from all educational modalities.
Palavras-chave: Intellectual Disability
Transition to Adult Life
Teacher Education
Specialized Educational Service
Educação de jovens e adultos
Incapacidade intelectual
Formação docente
Deficiência Intelectual
Transição para a Vida Adulta
Atendimento Educacional Especializado
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Vanêssa Lima do. Formação docente: pensando o momento pós-escola de estudantes com deficiência intelectual da EJA. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17331
Data de defesa: 20-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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