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Tipo do documento: Tese
Título: Fatores protetivos e de risco pessoais e contextuais ao final do ensino fundamental: um estudo de avaliação e intervenção
Título(s) alternativo(s): Protective factors and personal and contextual risk at the end of elementary school: an assessment and intervention study
Autor: Fernandes, Luana de Mendonça 
Primeiro orientador: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Primeiro membro da banca: Wagner, Marcia Fortes
Segundo membro da banca: Achkar, Ana Maria Nunes El
Terceiro membro da banca: Quiterio , Patrícia Lorena
Quarto membro da banca: Ponciano , Edna Tinoco
Resumo: Os anos finais do Ensino Fundamental (EF) apresentam desafios interpessoais e acadêmicos aos estudantes em contextos de vulnerabilidade social. A partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e de alguns conceitos da psicologia positiva, a presente Tese com delineamento transversal e triangulação metodológica teve por objetivo geral examinar as influências de alguns fatores de risco e fatores protetivos sobre a autoeficácia geral e para o desempenho acadêmico de estudantes ao final do EF. Os objetivos específicos foram: (1) testar um modelo de predição para a autoeficácia geral e para o desempenho acadêmico de alunos nos anos finais do EF, considerando como preditores os fatores de risco (histórico de reprovação escolar, percepção de discriminação e exposição à violência na família e extrafamiliar) e os fatores protetivos (habilidades sociais, percepção de apoio social da família, pares, professores e sentido de comunidade e clima escolar); (2) investigar por meio de grupo focal as percepções dos alunos do 7°, 8° e 9º anos sobre os desafios e as oportunidades acadêmicas e interpessoais presentes em diversos contextos que surgem ao final do EF; (3) implementar e avaliar indicadores de processo e resultados de um Programa de Habilidades Sociais (PHS) no repertório de habilidades sociais, na autoeficácia geral e para o desempenho acadêmico, na percepção de apoio social e no clima escolar de estudantes do 7°, 8° e 9° ano do EF. Participaram do Survey 709 estudantes, sendo 364 meninas, com idade entre 14 e 20 anos (M=14,05 anos; DP=1,59), que frequentavam o 7º, 8º e 9º ano do EF de cinco escolas públicas localizadas na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. No grupo focal, participaram 20 alunos, sendo 13 meninas com idade entre 13 a 16 anos, que frequentavam do 7º ao 9°ano de uma escola pública localizada dentro de uma favela da Cidade do Rio de Janeiro. Após a realização do grupo focal, foi implementado nessa mesma escola um PHS composto por estudantes do 7º ao 9º ano do EF, distribuídos em grupo intervenção (GI) e controle (GC). O GI teve 18 alunos, sendo 14 meninas, com idade entre 13 a 16 anos. O GC foi formado com 16 alunos, sendo 10 meninos, com idade entre 13 e 16. Foram realizadas avaliações pré-teste e pós-teste e de processo. Os resultados do Survey indicaram que o modelo final explicou 21% da variabilidade das crenças de autoeficácia geral dos estudantes e 11% para a autoeficácia para o desempenho acadêmico. Os resultados do grupo focal evidenciaram que a classe mais expressiva foi a “Violência” (17,88%). Já os resultados da intervenção indicaram que o GI apresentou no pós-teste aumento nos níveis das habilidades sociais, percepção de apoio social e autoeficácia para o desempenho acadêmico. A avaliação de processo identificou uma satisfatória validade interna da intervenção. Com os dados da pesquisa será possível delinear processos de desenvolvimento proximais e distais que favoreçam a promoção de processos de resiliência frente aos riscos em contexto educativo ao final do EF.
Abstract: The final years of elementary school (PE) present interpersonal and academic challenges to students in contexts of social vulnerability. Based on the Bioecological Theory of Human Development and some concepts of positive psychology, the present Thesis with a cross-sectional design and methodological triangulation aimed at examining the influences of some risk factors and protective factors on the general self-efficacy and academic performance students at the end of the EF. The specific objectives were: (1) to test a prediction model for the general self-efficacy and for the academic performance of students in the final years of PE, considering as risk factors predictors (history of school failure, perception of discrimination and exposure to violence) in the family and extra-family) and the protective factors (social skills, perception of social support from the family, peers, teachers and sense of community and school climate); (2) to investigate, through a focus group, the perceptions of 7th, 8th and 9th year students about academic and interpersonal challenges and opportunities present in different contexts that emerge at the end of PE; (3) implementing and evaluating process indicators and results of a Social Skills Program (PHS) in the repertoire of social skills, in general self-efficacy and for academic performance, in the perception of social support and in the school climate of 7th graders, 8th and 9th year of EF. 709 students participated in the Survey, being 364 girls, aged between 14 and 20 years old (M = 14.05 years; SD = 1.59), who attended the 7th, 8th and 9th year of PE from five public schools located in the region metropolitan area of the State of Rio de Janeiro. In the focus group, 20 students participated, 13 of them girls between 13 and 16 years old, who attended the 7th to 9th grade of a public school located inside a favela in the city of Rio de Janeiro. After the realization of the focus group, a PHS composed of students from the 7th to the 9th year of PE was implemented in that same school, distributed in an intervention (IG) and control group (CG). The GI had 18 students, 14 girls, aged between 13 and 16 years. The CG was formed with 16 students, 10 boys, aged between 13 and 16. Pre-test, post-test and process evaluations were carried out. The Survey results indicated that the final model explained 21% of the variability in students' general self-efficacy beliefs and 11% for self-efficacy for academic performance. The results of the focus group showed that the most expressive class was “Violence” (17.88%). The results of the intervention indicated that the IG showed in the post-test an increase in the levels of social skills, perception of social support and self-efficacy for academic performance. The process evaluation identified a satisfactory internal validity of the intervention. With the research data, it will be possible to outline proximal and distal development processes that favor the promotion of resilience processes in the face of risks in the educational context at the end of PE.
Palavras-chave: Resilience
Interpersonal relationships
Intervention
Elementary education
Psicologia Social
Educação
Ensino fundamental
Resiliência
Relações Interpessoais
Intervenção
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: FERNANDES, Luana de Mendonça. Fatores protetivos e de risco pessoais e contextuais ao final do ensino fundamental: um estudo de avaliação e intervenção. 2020. 249 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17337
Data de defesa: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social

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