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Tipo do documento: Tese
Título: “Ouro de tolo”: uma análise das estratégias de governo e seus efeitos — Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro (2011)
Título(s) alternativo(s): “Fool's gold”: an analysis of government strategies and their effects – Education Program of the State of Rio de Janeiro (2011)
Autor: Pereira, Jéssica Coelho de Lima 
Primeiro orientador: Amado, Luiz Antonio Saléh
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Segundo membro da banca: Scheinvar, Estela
Terceiro membro da banca: Aguiar, Katia Faria de
Quarto membro da banca: Klaus, Viviane
Resumo: Sob a justificativa do penúltimo lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), um pacote de mudanças passou a ser desenvolvido na rede estadual do Rio de Janeiro, produzindo efeitos que estão relacionados a modulações nas estratégias de controle de condutas conformadas a um modo neoliberal de viver. Nessa perspectiva, os programas estão alinhados a uma lógica de empresariamento da educação, portanto, trata-se de um movimento de produção subjetiva. As noções de “governamentalidade" (FOUCAULT, 2008) e “análise de implicação” (LOURAU, 1993) foram importantes chaves metodológicas, que possibilitaram deslocamentos conceituais e desnaturalizações de questões. Esta pesquisa, portanto, teve por objetivo analisar as estratégias de governo e os efeitos do Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em 2011. Nesse percurso foram utilizados documentos como portarias, resoluções, deliberações, decretos, cartilhas e manuais em uma perspectiva de transformá-los em monumentos, isto é, sem procurar restituí-los a partir do que dizem, ou se se dizem a verdade, mas compreendê-los enquanto produções atravessadas por relações de poder. (FOUCAULT, 2016). Do mesmo modo, notícias divulgadas em sites considerados de destaque foram utilizadas para analisar os discursos que estavam sendo produzidos sobre a qualidade da educação no Rio de Janeiro. Na busca por referenciais bibliográficos que tratassem de pesquisas relacionadas ao modelo de gestão desenvolvido na rede estadual, encontrei sessenta e sete dissertações que foram analisadas sob a perspectiva da produção de conhecimento, ou seja, compreendendo os efeitos dessas pesquisas no sentido de produzirem regimes de verdade acerca da eficácia dos modelos de gestão. O modo como utilizei o Diário de Campo é um ponto a ser destacado, pois, meu diário não foi produzido apenas com o fazer da pesquisa, mas por meio de lembranças e de experiências, que, ao serem acionadas, deslocaram o meu olhar, minhas sensações, opiniões e reflexões. As entrevistas foram realizadas por meio de encontros para diálogos, sem a rigidez de perguntas previamente estruturadas, permitindo a cada entrevistada/o fazer uma reflexão sobre suas práticas. Esta tese apresenta os desdobramentos da pesquisa de modo a problematizar os discursos de verdade produzidos pela Secretaria de Educação em uma lógica voltada para a elevação no ranking do IDEB; a analisar as condições que permitiram a implantação do Programa de Educação; a problematizar as ações centralizadas em exames como o Saerjinho e em programas de monitoramento como a “Gestão Integrada da Escola”; e a colocar em discussão os efeitos das mudanças implementadas, considerando os possíveis movimentos de resistência ao Programa de Educação.
Abstract: In the view of the penultimate place in the Basic Education Development Index (IDEB), a changes package started to be developed in the public education of Rio de Janeiro state. The effects resulted from these changes are related to modulations in the control strategies of conformist conducts to a neoliberal lifestyle. In this perspective, the programs developed by the Education Secretary of Rio de Janeiro are aligned to an education entrepreneurship logic, dealing with a movement of subjective production. The notions of “governmentality” (FOUCAULT, 2008) and “implication analysis” (LOURAU, 1993) were important methodologic keys that enabled conceptual shifts and denaturalization of issues. This research, therefore, aimed to analyze the government strategies and the effects of the Education Program of the State of Rio de Janeiro, implemented in 2011. Along this route, documents such as ordinances, resolutions, deliberations, decrees, booklets, and manuals were used in a perspective of transforming them into monuments, that is, without trying to restore them based on what they say, or if the truth is said, but to understand them as productions crossed by power relations. (FOUCAULT, 2016). Likewise, news published on sites considered to be prominent were used to analyze the speeches that were being produced about the quality of education in Rio de Janeiro. In the search for bibliographic references that dealt with research related to the management model developed in the state network, I found sixty-seven dissertations that were analyzed from the perspective of knowledge production, that is, understanding the effects of these research to produce truth regimes about the effectiveness of management models. The way I used the Field Diary is a point to be highlighted, because my diary was not produced only with the research, but through memories and experiences, which, when triggered, shifted my gaze, my sensations, opinions, and reflections. The interviews were conducted through meetings for dialogues, without the rigidity of previously structured questions, allowing each interviewee to reflect on their practices. In this context, this thesis presents the research outcomes, so as to problematize the speech of truth produced by Education Secretary into a logic focused on the IDEB ranking increase; to analyze the conditions that allowed the implementation of the Education Program; to problematize the actions focused on exams as “Saerjinho” and on monitoring program as the “Integrated Management of School”; and to put into discussion the effects of the implemented changes, considering the possible opposed movements to the Education Program.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Educação e Estado
Governamentalidade
Empresariamento da educação
IDEB
Gestão Integrada da Escola
Saerjinho
Governmentality
Education entrepreneurship
Integrated Management of School
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: PEREIRA, Jéssica Coelho de. “Ouro de tolo”: uma análise das estratégias de governo e seus efeitos — Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro (2011). 2020. 243 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) — Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17339
Data de defesa: 17-Dez-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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