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Tipo do documento: Tese
Título: Pensamento sobre educação básica e superior em Darcy Ribeiro: origens, propostas e caminhos políticos
Título(s) alternativo(s): Thought about basic and higher education in Darcy Ribeiro: origins, proposals and political paths
Autor: Carvalho, Sandra Pereira de 
Primeiro orientador: Cardoso, Adalberto Moreira
Primeiro membro da banca: Junior, João Feres
Segundo membro da banca: Lynch, Christian Edward Cyril
Terceiro membro da banca: Reis, Guilherme Simões
Quarto membro da banca: Batista, Cristiane
Resumo: Esta tese trata, a partir de uma investigação documental e bibliográfica, do pensamento do professor, político e intelectual brasileiro Darcy Ribeiro. Com uma vida dedicada à educação brasileira constituiu, além de seu trabalho antropológico e na literatura, duas experiências formidáveis ao campo da educação do país, que constituem um legado político-educacional à sociedade brasileira: a Universidade de Brasília (UnB) e a proposição e implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEPs) no estado do Rio de Janeiro. A primeira por se explicitar na proposta de uma universidade necessária à jovem nação latino-americana, que, dentro de um momento político de interiorização se descobria e que podia constituir seu projeto autônomo de desenvolvimento, sendo que a universidade seria uma instituição fundamental. A segunda experiência demonstrava que era possível constituir uma escola honesta e decente às classes sociais empobrecidas do país, visando à mudança social a partir da educação e tratando a educação em uma visão de integralidade e multidimensionalidade. A tese demonstra o envolvimento cada vez maior do pensador Darcy Ribeiro com a causa da educação brasileira durante sua trajetória. O estudo ainda procura evidenciar que Darcy trata a educação como causa política, sendo que, para isso, movimentou-se politicamente, sempre em uma confluência entre intelectuais e políticos, mas fazendo-se político com sufrágio, acreditando na democracia e com claras opções sociais e educativas. Por fim, a tese afirma que seu pensamento constitui, ainda na atualidade, uma fonte inspiradora às políticas públicas da educação básica e superior, em especial, como se buscou demonstrar, com o Reuni.
Abstract: This thesis deals, from a documentary and bibliographical investigation, with the thinking of Brazilian professor, politician and intellectual Darcy Ribeiro. With a life dedicated to Brazilian education, he constituted, in addition to his anthropological work and in literature, two formidable experiences in the country's education field, which constitute a politicaleducational legacy to Brazilian society: the University of Brasilia - UnB and the proposition and implantation of Integrated Public Education Centers (CIEPs) in the state of Rio de Janeiro. The first because it is made explicit in the proposal of a university necessary for the young Latin American nation, which, within a political moment of interiorization, discovered itself and which could constitute its autonomous development project, being that the university would be a fundamental institution. The second experience showed that it was possible to establish an honest and decent school for the country's impoverished social classes, aiming at social change based on education and treating education in a vision of integrality and multidimensionality. The thesis demonstrates the increasing involvement of the thinker Darcy Ribeiro with the cause of Brazilian education during his career. The study also seeks to show that Darcy treats education as a political cause, and for that he moves politically, always in a confluence between intellectuals and politicians, but lastly becoming political with suffrage, believing in democracy and with clear social and educational options. Finally, the thesis states that his thinking constitutes, still today, an inspiring source for public policies in Basic and Higher Education, in particular, as it was sought to demonstrate, with Reuni.
Palavras-chave: Darcy Ribeiro
Political thinking
Basic education
Higher education
Darcy Ribeiro
Pensamento político
Educação Básica
Educação Superior
Ribeiro, Darcy, 1922-1997
Educação – Brasil
Ensino básico
Ensino superior
Centros Integrados de Educação Pública
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Citação: CARVALHO, Sandra Pereira de. Pensamento sobre educação básica e superior em Darcy Ribeiro: origens, propostas e caminhos políticos. 2020. 144 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17351
Data de defesa: 17-Jun-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência Política

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