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Tipo do documento: Tese
Título: Competência socioafetiva de crianças e crenças e práticas de educadores sociais em instituições de acolhimento
Título(s) alternativo(s): Children's affective social competence and beliefs and care practices of caregivers in institutional care
Autor: Kappler, Stella Rabello 
Primeiro orientador: Mendes, Deise Maria Leal Fernandes
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Lília Iêda Chaves
Segundo membro da banca: Eisenberg, Zena Winona
Terceiro membro da banca: Moura, Gabriella Garcia
Quarto membro da banca: Piccinini, César Augusto
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a competência socioafetiva de crianças, as crenças de educadores sociais sobre o desenvolvimento desta competência e práticas de cuidado por eles adotadas em instituições de acolhimento. A literatura indica que educadores sociais são importantes agentes de socialização do afeto e das emoções servindo, muitas vezes, como referencial para o comportamento das crianças em situações do cotidiano. Ademais, o desenvolvimento da competência socioafetiva tem início na infância e é considerada fundamental para as interações sociais que o indivíduo irá estabelecer, ao longo de sua vida. Para investigar a temática apresentada, optou-se pelo desdobramento desta tese em dois estudos. No Estudo 1, participaram 26 crianças, de seis a onze anos, de ambos os sexos, que estavam acolhidas em duas instituições. Uma localizada no município de Petrópolis e uma localizada no município do Rio de Janeiro. Foram aplicadas duas tarefas, inspiradas e desenvolvidas segundo o modelo da competência socioafetiva: a Tarefa A envolveu a contação de três histórias, enquanto que na tarefa B, foram exibidos três vídeos. Em ambas as tarefas os participantes deveriam identificar emoções manifestadas pelos protagonistas, indicando uma resposta dentre as oferecidas. No Estudo 2, participaram dez educadores sociais, de ambos os sexos, que atuavam com os participantes do Estudo 1. Primeiramente, os educadores sociais foram entrevistados, de forma individual, seguindo um roteiro com questões previamente estruturadas, sendo suas falas gravadas em áudio. Em um segundo momento, foram realizadas quatro filmagens, com cada educador, com duração de quinze minutos cada, em diferentes horários, utilizando a técnica do sujeito-focal. Para o Estudo 1, foram contabilizadas respostas adequadas para cada componente. Para o Estudo 2, as entrevistas foram transcritas na integra e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo temático-categorial. Já para os vídeos, foram usadas categorias pré-definidas e realizados cálculos de frequências das categorias. Os resultados obtidos revelaram que as crianças indicaram buscar a figura de cuidado quando expostas a situações de conflito, além de demonstrarem dificuldade para diferenciar as emoções de raiva e tristeza. Porém, no geral, apresentaram alto índice de acerto. Com relação aos educadores sociais, relataram trabalhar as emoções com as crianças através do estabelecimento de diálogo que envolviam escuta e orientação sobre estados afetivos. Porém, durante as filmagens a categoria com maior número de ocorrências foi práticas relacionadas à cuidados básicos (41% do total), indicando que os participantes se envolveram em mais atividades voltadas para alimentação, higiene e vestuário das crianças. Verificou-se, de modo geral, que mesmo que os componentes da competência socioafetiva tenham sido analisados separadamente, sua articulação era inconteste, bem como a importância de serem interpretados “no contexto”. Ademais, embora os educadores sociais tenham relatado valorizar o desenvolvimento da competência socioafetiva das crianças acolhidas, suas práticas de cuidado ainda requerem reflexão e ajustes. Acredita-se que são necessários novos estudos na área, bem como a realização de programas de intervenção que busquem trabalhar aspectos afetivos de crianças e instrumentalize os educadores sociais para sua prática.
Abstract: The present study aimed to analyze the affective social competence of children, the beliefs of caregivers about the development of this competence and care practices adopted by them in institutional care. The literature indicates that caregivers are important agents for the socialization of affection and emotions, often serving as a reference for children's behavior in everyday situations. In addition, the development of affective social competence begins in childhood and is considered fundamental for the social interactions that the individual will establish throughout his life. To investigate the theme presented, it was decided to split this thesis into two studies. In Study 1, 26 children, from six to eleven years old, of both sexes, participated, who were living in two institutions. One located in Petrópolis and one located in Rio de Janeiro. Two tasks were applied, inspired and developed according to the affective social competence model: Task A involved the telling of three stories, while in task B, three videos were shown. In both tasks, participants should identify emotions expressed by the protagonists, indicating an answer among those offered. In Study 2, ten caregivers participated, of both sexes, who worked with the participants of Study 1. First, the caregivers were interviewed, individually, following a script with previously structured questions, with their speeches recorded in audio. In a second step, four shots were taken, with each caregiver, lasting fifteen minutes each, at different times, using the subject-focal technique. For Study 1, appropriate responses were counted for each component. For Study 2, the interviews were transcribed in full and analyzed based on the thematic-categorical content analysis technique. For the videos, pre-defined categories were used and frequency calculations of the categories were performed. The results obtained revealed that the children indicated to seek the figure of care when exposed to conflict situations, in addition to showing difficulty in differentiating emotions from anger and sadness. However, in general, they had a high success rate. With regard to caregivers, they reported working on emotions with children through the establishment of dialogue that involved listening and guidance on affective states. However, during filming, the category with the highest number of occurrences was practices related to basic care (41% of the total), indicating that the participants were involved in more activities aimed at food, hygiene and children's clothing. It was found, in general, that even though the components of affective social competence were analyzed separately, their articulation was undisputed, as well as the importance of being interpreted “in context”. Furthermore, although social educators have reported valuing the development of the affective social competence of the children they receive, their care practices still require reflection and adjustments. It is believed that further studies in the area are necessary, as well as the realization of intervention programs that seek to work on affective aspects of children and provide caregivers with tools for their practice.
Palavras-chave: Children
Caregivers
Institutional care
Affective social competence
Beliefs
Care practices
Psicologia Social
Educação
Crianças
Educador social
Acolhimento institucional
Competência socioafetiva
Crenças
Práticas de cuidado
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: KAPPLER, Stella Rabello. Competência socioafetiva de crianças e crenças e práticas de educadores sociais em instituições de acolhimento. 2021. 188 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17352
Data de defesa: 6-Abr-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social

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