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Tipo do documento: Tese
Título: A rede brasileira de empresas de publicidade: padrões espaciais e interações escalares: 2011-2017
Título(s) alternativo(s): The Brazilian network of advertising companies: spatial patterns and scalar interactions: 2011-2017
Autor: Carvalho, Ronaldo Cerqueira 
Primeiro orientador: Ribeiro, Miguel Ângelo Campos
Primeiro membro da banca: Pires, Hindenburgo Francisco
Segundo membro da banca: Oliveira, Leandro Dias de
Terceiro membro da banca: Firkowski, Olga Lúcia Castreghini de Freitas
Quarto membro da banca: Lemos, Amália Inés Geraiges de
Resumo: A tese trata a publicidade como um serviço avançado disposto em rede de sedes e filiais, articulado em diferentes escalas, conformando padrões geográficos, associados a interações plenas de intercausalidades. Diante da proposição, o nosso objetivo principal é o de analisar estes padrões e os intercâmbios dispostos em diversos níveis escalares. Como recorte temporal, as atenções estão concentradas no período hodierno, captado principalmente pelo Cadastro CEMPRE do IBGE de 2011 e pelo ranking do grupo Kantar IBOPE das 50 maiores empresas em investimento publicitário no ano de 2017. O CEMPRE constitui um acervo de dados como a atividade econômica principal da empresa e o município de pertencimento de sedes e filiais. A listagem da Kantar IBOPE é voltada para o reconhecimento de um mercado hegemônico e autovalorativo. Com base principalmente na elaboração de 26 mapas, os principais resultados quanto à escala intraurbana apontam que a atividade publicitária procura os espaços que apresentam uma maior concentração de capital fixo. Nesta dimensão, as vantagens do “burburinho local” de trabalhadores e empresas estão diretamente ligadas aos contatos que extrapolam a este âmbito de proximidade. Na escala nacional, às concentrações do objeto recaem sobre Centro-Sul brasileiro, especialmente no que tange ao núcleo metropolitano paulista, destacado na tese em seu espaço interno. No trato intermunicipal, a minoria dos municípios está conectada em um Brasil de amplos vazios, notadamente na Região Norte. Quanto aos liames com o exterior, São Paulo (SP) como esperado se apresenta na maior posição. Embora estampando um papel subordinado em relação às megacidades globais como Londres e Paris, os vínculos que a situam em escala planetária confirmam São Paulo como um ponto de interlocução da escala nacional com o exterior, principalmente passando por Nova York. O nosso trabalho neste caso se dispôs a oferecer um panorama de como subespaços do intraurbano e da rede urbana brasileira se articulam internacionalmente.
Abstract: The thesis deals with advertising as an advanced networked service of headquarters and branches, articulated at different scales, conforming geographic patterns associated with interactions full of intercausal ties. In view of the proposition, our main objective is to analyze these patterns and the exchanges formed at different scalar levels. As a time frame the focus is on the recent period, captured mainly by the CEMPRE [National Registry of Organizations] of IBGE in 2011 and by the ranking of the Kantar IBOPE, a top 50 survey of the largest companies in advertising investment during 2017. The CEMPRE constitutes a collection of data such as the company’s main economic activity and the location of headquarters and subsidiaries. Kantar IBOPE's list is aimed at recognizing a hegemonic and self-worth market. Based mainly on the elaboration of 26 maps, the main results regarding the intra-urban scale point out that the advertising activity seeks the spaces that present a greater concentration of fixed capital. In this dimension the advantages of the “local buzz” of workers and companies are directly linked to contacts that go beyond this scope of proximity. On the national scale the concentrations of the object fall on the Center-South of Brazil considering especially the São Paulo metropolitan core, highlighted in the thesis in its internal space. In the intermunicipal matters most cities are not networked in a country of wide voids mainly in the northern region of Brazil. Concerning the global links, as expected, São Paulo (SP) is in the highest position. Although playing a subordinate role in relation to global megacities such as London and Paris, the links that place it on a planetary scale confirm São Paulo as a point of interlocution of the national scale with the other countries, mainly through New York City. In this case our work showed an overview of how subspaces of the intra-urban and the Brazilian urban network are articulated internationally.
Palavras-chave: Networks
Flows
Advertising companies
Spatial patterns
Redes
Fluxos
Empresas de publicidade
Padrões espaciais
Agências de Propaganda – Brasil
Sociologia urbana – Brasil
Geografia urbana – Brasil
Redes de informação – Aspectos econômicos – Brasil
Redes e fluxos em geografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: CARVALHO, Ronaldo Cerqueira. A rede brasileira de empresas de publicidade: padrões espaciais e interações escalares - 2011 / 2017. 2021. 220 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17360
Data de defesa: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia

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