Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17361
Tipo do documento: Tese
Título: O estranho e o duplo na literatura e no cinema
Título(s) alternativo(s): Lo ominoso Y el doble en la literatura y el cine
The Uncanny and the double in literature and cinema
Autor: Camargo, Selma de Abreu 
Primeiro orientador: Ferreira, Nadiá Paulo
Primeiro membro da banca: Rinaldi , Doris Luz
Segundo membro da banca: Rodrigues, Marina Machado
Terceiro membro da banca: Sadala, Maria da Gloria Schwab
Quarto membro da banca: Samico, Fernanda Cabral
Resumo: Esta tese aborda o tema do estranho e do duplo através da articulação entre a psicanálise, a literatura, e o cinema. Realizamos uma pesquisa bibliográfica na obra de Sigmund Freud, Jacques Lacan, demais autores psicanalistas e de outras áreas afins, visando os textos que tematizam o estranho, o duplo e os conceitos que se articulam com esse tema. Selecionamos os seguintes textos literários e filmes para abordarmos as diferentes representações do duplo: – O outro como sósia: o conto William Wilson (1839) de Edgar Allan Poe e o filme Profissão repórter (1975) de Michelangelo Antonioni; – O outro como reflexo no espelho: o romance O retrato de Dorian Gray (1891) de Oscar Wilde e o filme O estudante de Praga (1913) de Stellan Rye e Paul Wegener; – O Outro como figura ameaçadora: o conto fantástico O horla (1886) de Guy de Maupassant e o filme A coisa (2011) de Matthijs van Heijningen Jr. Esse tema tem se manifestado de várias formas nos textos literários: sósia, sombra, eco, gêmeos, imagem obtida no retrato e reflexo no espelho. O eu como duplo sob a forma de sósia é inaugurado pelo Anfitrião de Plauto. Inclusive, Lacan diz no Seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise, que foi Plauto quem introduziu sósia.
Abstract: This thesis addresses the theme of the uncanny and the double through the articulation between psychoanalysis, literature and cinema. We conducted a bibliographic research in the work of Sigmund Freud, Jacques Lacan, other psychoanalyst authors and other related areas, aiming at the texts that the uncanny, the double and the concepts that articulate with this theme. We selected the following literary texts and films to address the different representations of the double: – The other as double: the tale William Wilson (1839) by Edgar Allan Poe and Michelangelo Antonioni's film The Passenger - Profession: Reporter (1975); – The other as a reflection in the mirror: the text The picture of Dorian Gray by Oscar Wilde and the film The Student of Prague (1913) by Stellan Rye and Paul Wegener; – The other as a menacing figure: the fantastic tale The Horla (1886) by Guy de Maupassant and the film The Thing (2011) by Matthijs van Heijningen Jr. This theme has been manifested in various ways in the literary texts: double, shadow, echo, twins, image obtained in the portrait and reflection in the mirror. The double was inaugurated by Plautus’ Amphitryon. Even Lacan says in The Seminar, book 2: the Ego in Freud's Theory and in the Technique of Psychoanalysis (1954-1955), that was Plautus who introduced the concept of double.
Esta tesis aborda el tema de lo ominoso y el doble a través de la articulación entre el psicoanálisis, la literatura y el cine. Realizamos una investigación bibliográfica en la obra de Sigmund Freud, Jacques Lacan, otros autores psicoanalistas y otras áreas relacionadas, apuntando a los textos que tematizan lo ominoso, el doble y los conceptos que se articulan con este tema. Seleccionamos los siguientes textos literarios y películas para abordar las diferentes representaciones del doble: – El otro como similar: el cuento William Wilson (1839) de Edgar Allan Poe y la película Profesión Reportero (1975) de Michelangelo Antonioni; – El otro como un reflejo en el espejo: El romance El retrato de Dorian Gray (1891) de Oscar Wilde y la película El estudiante de Praga (1913) de Stellan Rye y Paul Wegener; – El otro como una figura amenazante: el cuento fantástico Le Horla (1886) de Guy de Maupassant y la película La Cosa (2011) de Matthijs van Heijningen Jr. Este tema se ha manifestado de diversas maneras en los textos literarios: doble, sombra, eco, gemelos, imagen obtenida en el retrato y el reflejo en el espejo. El yo como doble en forma de parecido es inaugurado por Anfitrión de Plauto. Incluso, Lacan dice en el Seminario, libro 2: El yo en la Teoría de Freud y en la Técnica Psicoanalítica (1954-1955), que fue Plauto quien introdujo un doble.
Palavras-chave: Ominoso
Doble
Psicoanálisis
Cine
Uncanny
Double
Psychoanalysis
Literature
Movie
Psicanálise
Estranho
Literatura
Cinema
Duplo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: CAMARGO, Selma de Abreu. O estranho e o duplo na literatura e no cinema. 2020. 106 f. Tese (Doutorado em Psicanálise) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17361
Data de defesa: 27-Ago-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicanálise

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Selma de Abreu Camargo - 2020 - Completa.pdf1,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons