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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17377
Tipo do documento: Dissertação
Título: Iconografia do papel-moeda brasileiro da ditadura à redemocratização: ideologias geográficas, projetos de Estado e composição intertextual (1972-1994)
Título(s) alternativo(s): The iconography of Brazilian paper money from the dictatorship to the democratic recovery: geographic ideologies, State projects and intertextual composition, 1972-1994
Autor: Silva, Thiago Silvestre da 
Primeiro orientador: Novaes, André Reyes
Primeiro membro da banca: Lamego, Mariana Araujo
Segundo membro da banca: Daou, Ana Maria Lima
Terceiro membro da banca: Iorio, Gustavo Soares
Resumo: Tomando o papel-moeda como objeto de comunicação oficial dos Estados nacionais e instrumento de construção simbólica da identidade nacional, a presente dissertação propõe um estudo da iconografia das cédulas brasileiras emitidas entre a ditadura militar (1964-1985) e a redemocratização do país. As cédulas brasileiras emitidas a partir da década de 1970 formam o primeiro conjunto totalmente idealizado e produzido em território nacional, dando início à nacionalização dos projetos de papel-moeda no Brasil. Ao contrário de outros trabalhos que já discutiram conjuntamente as cédulas emitidas após a nacionalização da produção do papel-moeda brasileiro, a presente dissertação selecionou dez cédulas para compor a análise empírica de acordo com aspectos de ordem política e técnica. No que se refere às cédulas da ditadura militar, foi possível identificar relações entre os ícones escolhidos para as estampas e discursos políticos específicos predominantes entre os militares no poder. Em conjunto, as três cédulas lançadas na ditadura militar analisadas neste trabalho apresentam a evolução e modernização do território brasileiro, além de exaltar as realizações do regime militar através de projetos de infraestrutura que, por sua vez, representam projetos de Estado brasileiro construídos sob uma perspectiva conservadora e autoritária. Completam a análise empírica mais sete notas lançadas durante a redemocratização do país, especificamente entre 1984 e 1994. As notas da redemocratização aqui estudadas apresentam exemplos de composição intertextual das estampas, demonstrando o trabalho de pesquisa iconográfica realizado pelos funcionários da Casa da Moeda. Além disso, duas cédulas da redemocratização possuem representações dos tipos regionais, os quais indicam transformações temáticas e técnicas na iconografia do papel-moeda brasileiro.
Abstract: Taking paper money as the object of official communication of national states and as an instrument of symbolic construction of national identity, this dissertation proposes a study of the iconography of Brazilian ballots issued between the military dictatorship (1964-1985) and the redemocratization of the country. Brazilian banknotes issued from the 1970s form the first set entirely conceived and produced in the national territory, initiating the nationalization of paper money projects in Brazil. Unlike other works that have already discussed the banknotes issued after the nationalization of Brazilian paper money production, this paper selected ten banknotes to compose the empirical analysis according to political and technical aspects. In the case of the ballots of the military dictatorship, it was possible to identify relationships between the icons chosen for the specific political prints and speeches prevalent among the military in power. Together, the three ballots issued during the military dictatorship analyzed in this paper present the evolution and modernization of the Brazilian territory, in addition to extolling the achievements of the military regime through infrastructure projects that, in turn, represent Brazilian State projects built from a perspective conservative and authoritarian. The empirical analysis completes seven more notes launched during the country's re-democratization, more specifically between 1984 and 1994. The re-democratization notes studied here present examples of the intertextual composition of the prints, demonstrating the work of iconographic research carried out by the employees of the Brazilian Mint. In addition, two redemocratization bills have representations of regional types, which indicate thematic and technical transformations in the iconography of Brazilian paper money.
Palavras-chave: Paper money
Iconography
Military dictatorship
Redemocratization
Geographic ideologies
Intertextuality
Iconografia
Papel-moeda – Aspectos políticos – Brasil – 1972-1994
Sinais e símbolos – Aspectos políticos – Brasil – 1972-1994
Características nacionais
Intertextualidade
Ditadura Militar
Redemocratização
Ideologias geográficas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: SILVA, Thiago Silvestre da. Iconografia do papel-moeda brasileiro da ditadura à redemocratização: ideologias geográficas, projetos de Estado e composição intertextual (1972-1994). 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17377
Data de defesa: 25-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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