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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17378
Tipo do documento: Tese
Título: “Sartre é intragável”: narrativas de uma antropofagia filosófico-literário-política brasileira (1955-1969)
Título(s) alternativo(s): “Sartre is unpalatable”: narratives of a Brazilian philosophical-literary-political anthropophagy (1955-1969)
Autor: Souza, Rodolfo Rodrigues de 
Primeiro orientador: Arendt, Ronald João Jacques
Primeiro membro da banca: Ewald, Ariane Patrícia
Segundo membro da banca: Vieira, Beatriz de Moraes
Terceiro membro da banca: Castro, Fernando José Gastal de
Quarto membro da banca: Quadros, Laura Cristina de Toledo
Quinto membro da banca: Moraes, Márcia Oliveira
Resumo: A pesquisa aqui apresentada segue em busca de indícios das apropriações do pensamento do filósofo francês Jean-Paul Sartre no Brasil. Tomo como ponto de partida o fim da pesquisa empreendida ao longo do mestrado, quando investiguei a chegada do pensamento de Sartre no Brasil, entre 1945 e 1955. A proposta é compreender, reduzido o frisson da moda existencialista do período anterior, quais influências esta filosofia exerceu no país e, sobretudo, como as propostas de Sartre foram deglutidas e transformadas em terras brasileiras. Os indícios foram buscados no acervo digital do jornal O Globo entre os anos de 1955 e 1969, a partir de três palavras-chave: Sartre, existencialismo e existencialista. Outros periódicos foram consultados como forma de expandir o olhar trazido por O Globo, mas sempre tomando como bússola os indícios encontrados neste diário. Como resultado, a pesquisa se estrutura em três principais temas: a assimilação de Sartre no cenário político brasileiro, apontando para usos políticos do pensador; a recepção das obras literárias de Sartre, enfatizando a presença de indícios de suas influências na literatura nacional, bem como as críticas dos literatos Antonio Olinto e Nelson Rodrigues ao filósofo; e, por fim, a apresentação dos filmes feitos a partir de roteiros ou adaptações de obras de Sartre e as peças do filósofo no país, abrindo espaço para perceber que, se a sétima arte foi relegada a segundo plano, o teatro capilarizou-se por meio de diversos grupos amadores distribuídos localmente. O labor é desenvolvido tomando por base minhas apropriações de duas propostas metodológicas: a fenomenologia como intencionada por Sartre e a Teoria Ator-Rede como proposta por Bruno Latour. Trata-se, enfim, de um jantar de segunda mão: come-se aqui o modo como Sartre foi deglutido outrora.
Abstract: This research continues to look for evidence regarding the appropriations of the French philosopher Jean-Paul Sartre’s ideas in Brazil. The starting point is the end of the research undertaken during the master's degree, when I investigated the arrival of Sartre's thoughts in the country, between 1945 and 1955. after the frisson of existentialist fashion of the previous period wore out, the goal here is to understand how this philosophy influenced the intellectual environment in the country and how Sartre's proposals were swallowed up and transformed in Brazilian lands. Evidence was researched in the digital collection of the newspaper O Globo between the years 1955 and 1969, based on three keywords: Sartre, existencialismo and existencialista. Other newspapers were consulted as a way of expanding the evidence found on O Globo, but always taking as a guideline the ideas found in this diary. As a result, the research is structured around three main themes: Sartre's assimilation into the Brazilian political scene, pointing to the political uses of the thinker; the reception of Sartre's literary works, emphasizing the presence of evidence of his influences in national literature, as well as the criticism of literary authors Antonio Olinto and Nelson Rodrigues against the philosopher; and, finally, the presentation of films made from scripts or adaptations of Sartre's works and the philosopher's theater in the country, which leads to a perception of, in one hand, how the seventh art was relegated to the background, and on the other, the theater was spread out by various amateur groups distributed locally. The work is developed based on my appropriations of two methodological proposals: the phenomenology as intended by Sartre and the Actor-Network Theory as proposed by Bruno Latour. It is, after all, a second-hand dinner: here we eat the way Sartre was swallowed in the past.
Palavras-chave: Existentialism
Actor-Network Theory
Anthropophagy
Psicologia
Sartre, Jean-Paul, 1905-1980
Jornais brasileiros
Existencialismo
Teoria Ator-Rede
O Globo
Antropofagia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: SOUZA, Rodolfo Rodrigues de. “Sartre é intragável”: narrativas de uma antropofagia filosófico-literário-política brasileira (1955-1969). 2021. 286 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17378
Data de defesa: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social

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