Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17381
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O médico de família e a abordagem centrada na pessoa: desfechos do processo ensino-aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | The family doctor and the patient-centered approach: outcomes of the teaching-learning process |
Autor: | Paiva, Marcele Bocater Paulo ![]() |
Primeiro orientador: | Pierantoni, Célia Regina |
Primeiro coorientador: | Ney, Marcia |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Fabiano Saldanha Gomes de |
Segundo membro da banca: | Favoreto, Cesar Augusto Orazem |
Terceiro membro da banca: | Romano, Valeria Ferreira |
Quarto membro da banca: | Motta, Ana Laura Brandão |
Quinto membro da banca: | Souza, Inês Leoneza de |
Resumo: | A abordagem centrada na pessoa se constitui em um dos pilares da Medicina de Família e Comunidade. O aprendizado desta competência tão importante é fundamental para a atuação do médico de família. A Residência Médica continua a ser o padrão ouro para a sua formação. O Método Clínico Centrado na Pessoa se apresenta como principal método nos escopos de formação e com diversos desfechos favoráveis relacionados a ele. Este estudo tem como objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem do Método Clínico Centrado na Pessoa, no âmbito das residências médicas de Medicina de Família e Comunidade no município do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem quanti-qualitativa. O trabalho de campo foi realizado através da realização de entrevistas com coordenadores dos programas de residência médica, com preceptores e residentes. Também foram aplicados questionários para avaliação sobre a percepção do cuidado centrado na pessoa aplicado aos residentes e usuários, acompanhados nas unidades de saúde família previamente selecionadas no município do Rio de Janeiro. Para a coleta dos dados foi utilizado o instrumento validado Percepção do Cuidado Centrado na Pessoa (PCCP). Como resultados o estudo apresentou discordância sobre a percepção do cuidado centrado na pessoa entre os residentes e os usuários atendidos, prevalecendo uma pior percepção por parte dos residentes. Os piores aspectos avaliados foram os fatores pessoais e familiares que poderiam afetar a saúde das pessoas. Nas entrevistas, a principal dificuldade encontrada nas falas se relacionava aos cenários de ensino, apontadas principalmente pelos residentes. Em segundo lugar as dificuldades com a mudança de paradigma e a tomada de decisão conjunta na prática. O município do Rio de Janeiro viveu uma intensa crise no setor saúde no período de 2017 a 2020 que |
Abstract: | The patient-centered model is one of the components of Family and Community Medicine, and developing this competence is regarded fundamental for the family doctor's performance. The patient-centered clinical model is the primary method in the scopes of training and particularly of Medical Residency, and considered "gold standard" for training in the area. This study aims to analyse the patient-centered clinical model teaching and learning process in the Family and Community medical residency scopes in the municipality of Rio de Janeiro. It is a quantitative-and-qualitative-based descriptive and exploratory study.Field work was carried out through interviews done with Medical Residency Program Supervisors, preceptors and residents. Furthermore, residents and patients overseen at Family Health Care units previously selected in the municipality of Rio de Janeiro were required to answer questionnaires in order to assess the patient-centered care perception. In its outcomes the study presented disagreements concerning the patient-centered care perception among residents and the cared-for patients, with a worse perception from residents standing out. Personal and family factors which could influence the patients' health care had the worst assessment. The interviews with the residents pointed out teaching-setting-related difficulties, and also difficulties with paradigm shift and in-practice joint decision-taking. It should be highlighted that the health sector crisis in the municipality of Rio de Janeiro between 2017-2020 seems to have influenced the teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Ensino Assistência centrada no paciente Internato e Residência Medicina da Família Teaching Patient-centred care Intership and Residency Family and community medicine |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | PAIVA, Marcele Bocater Paulo. O médico de família e a abordagem centrada na pessoa: desfechos do processo ensino-aprendizagem. 2022. 92 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17381 |
Data de defesa: | 29-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Saúde Coletiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Marcele Bocater Paulo de Paiva - 2020 - Completa.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.