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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre o soar do sino e as transações comerciais: as escolas primárias da Freguesia Urbana da Candelária (Capital Brasileira, 1870-1889)
Título(s) alternativo(s): Between the ringing of the bell and commercial transactions: the elementary school of the Urban Parish of Candelária (Brazilian Capital, 1870-1889)
Autor: Santos, Aline Machado dos 
Primeiro orientador: Limeira, Aline de Morais
Primeiro membro da banca: Gondra, José Gonçalves
Segundo membro da banca: Souza, Maria Zélia Maia de
Resumo: As décadas de 1870 e 1880 do Império brasileiro são caracterizadas por grandes intervenções estruturais, com mudanças urbanísticas e também debates de temas importantes como a abolição do sistema escravista e a educação da população. Esta, considerada principal meio para a formação do homem moderno e civilizado. O conjunto de tais ações buscava igualar o Brasil aos países ditos modernos. E, neste caso, grande relevo foi dado ao processo de escolarização que, apesar disso, na capital do Império, ocorreu de forma desigual. Pesquisas têm explorado recortes geográficos cada vez mais precisos, a fim de conhecer a heterogeneidade deste processo de escolarização. Esta dissertação está inscrita neste movimento e aborda uma região da Corte Imperial pouco privilegiada nos estudos históricos: a Freguesia Urbana da Candelária. O objetivo geral deste trabalho é compreender, nesta localidade, o modo como se organizou e as características das escolas públicas e privadas, o que também consiste em avaliar o envolvimento dos diversos sujeitos e forças políticas. Especificamente, intenta localizar, analisar e refletir sobre as ações do governo imperial para estabelecer a instrução pública primária na Freguesia da Candelária, considerando-se, igualmente, as atividades da iniciativa privada em prol do atendimento da demanda educacional. Para realização desta investigação, recorremos a estudo bibliográfico e pesquisa documental. Elencando como principais fontes: os relatórios do Ministro de Negócios do Império; documentos sob a guarda do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, da Série Educação do Arquivo Nacional e registros no arquivo privado da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária. Consultamos ainda o periódico A Escola: Revista Brasileira de Educação e Ensino (1877-1878), o periódico Almanak Laemmert (1844-1889), o jornal O Apóstolo (1866-1901), o jornal Diário de Notícias (1885-1895) e o Recenseamento do Brasil de 1872. Amparamo-nos teórica e metodologicamente em autores que abordam a constituição da cidade do Rio de Janeiro (Noronha Santos, 1965,1981); na historiografia da educação, sobretudo, em pesquisas sobre a escolarização do Império (Gondra, Schueler, 2008 e Limeira, 2007) e trabalhos sobre irmandades católicas (Boschi, 1986). Como resultados, encontramos uma Freguesia Urbana com característica e importância comercial, demanda educacional atendida em sua maioria pelas duas escolas primárias mantidas pelo governo e ações privadas como comércio da instrução.
Abstract: The 1870s and 1880s decades of the Brazilian Empire are characterized by major structural interventions, with urban changes and also debates about important issues such as the abolition of the slave system and the education of the people. This is considered the main way for the formation of modern and civilized man. The set of such actions seek to equalize Brazil to the so-called modern countries. And, in this case, great importance was given to the process of schooling, which, despite of that, in the capital of the Empire, occurred in an unequal way. Researches have explored increasingly precise geographic cutouts in order to understand the heterogeneity of this schooling process. This dissertation is part of this movement and addresses a region of the Imperial Court not very privileged in historical studies: the Urban Parish of Candelaria. The general objective of this work is to understand, in this locality, the way it has been organized and the characteristics of public and private schools, which also consists in evaluating the involvement of the diverse subjects and political forces. Specifically, it attempts to locate, analyze, and reflect about the actions of the imperial government to establish primary public education in the parish of Candelária, also considering the activities of the private initiative to attend the educational demand. To make this investigation possible, we resort to bibliographic study and documentary research. The main sources are the Minister of Business of the Empire reports; documents under the guard of the Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, the Education Series of the Arquivo Nacional and records in the private archive of the Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária. We also consulted the periodical A Escola: Revista Brasileira de Educação e Ensino (1877-1878), the periodical Almanak Laemmert (1844-1889), the newspaper O Apostolo (1866-1901), the newspaper Diário de Notícias (1885-1895) and the Brazilian Census of 1872. We have supported ourselves theoretically and methodologically in authors who approach the constitution of the city of Rio de Janeiro (Noronha Santos, 1965,1981); in the historiography of education, especially in research about the schooling of the Empire (Gondra, Schueler, 2008 and Limeira, 2007) and papers about on Catholic Sisterhood (Boschi, 1986). As a result, we found an Urban Parish with a characteristic and commercial importance, educational demand met mostly by the two elementary schools maintained by the government and private actions as a trade in education.
Palavras-chave: History of Education
History of Empire Education
Parish of Candelária
Schooling process
Elementary school
Educação – História – Brasil
Brasil - História – Império, 1822-1889
Escolas
História da Educação
História da Educação do Império
Freguesia da Candelária
Processo de escolarização
Escolas primárias
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Aline Machado dos. Entre o soar do sino e as transações comerciais: as escolas primárias da Freguesia Urbana da Candelária (Capital Brasileira, 1870-1889). 2020. 284 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17382
Data de defesa: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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