Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17388
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escolarização e medida socioeducativa de internação: a perspectiva docente sobre limites e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Schooling and socio-educational measures: the teacher's perspective on limits and possibilities
Autor: Alves, Juliana Eduardo Reis 
Primeiro orientador: Cunha, Neiva Vieira da
Primeiro membro da banca: Freire, Leticia de Luna
Segundo membro da banca: Rodrigues, Fabiana de Moura Maia
Resumo: Este estudo, enquanto Dissertação de Mestrado, sob a orientação da Profa Dra Neiva Vieira da Cunha e coorientação da Profa. Dra Fabiana Rodrigues, tem como objetivo central pesquisar os desdobramentos das políticas públicas educacionais que envolvem as medidas socioeducativas do Departamento Geral de Ações Sócio-educativas/DEGASE/RJ, considerando a práxis pedagógica de docentes frente aos desafios e limites sociais cotidianos. Enquanto objetivos específicos, o estudo buscou caracterizar os enfrentamentos pessoais dos adolescentes internados, por meio das narrativas dos docentes, identificando as concepções de sociedade, educação, perspectivas de futuro, entendendo também, no coletivo das ações docentes, o lugar da escolarização para a formação do indivíduo; também buscou analisar, nas relações possíveis entre as narrativas dos docentes entrevistados, o potencial do conhecimento científico/escolar como elemento transformador da realidade dos adolescentes que estudam nas escolas pesquisadas, entendendo-as como instâncias sociais promotoras de momentos de resistência à alienação intelectual dos estudantes assistidos. Assim, o estudo problematiza os elementos culturais, linguísticos, políticos e atitudinais que transitam em torno do direito à educação durante o período de internação do adolescente, mapeando as violências simbólicas que envolvem a reificação do modelo didático-curricular que se impõe sobre as especificidades educacionais dessas escolas. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras no intuito de analisar aspectos como: Políticas Públicas Educacionais; socioeducação; emancipação intelectual; alienação; formação humana; práticas pedagógicas; realidades escolares; etc. Esse estudo, teórica e metodologicamente, se apoia, dentre outros autores, nos trabalhos de Alencar (2005); Algebaile (2009); Julião (2013); Melo (2017); Frigotto (2001); Baratta (1978); Bittar (2007); Bitencourt (2007); Foucault (1978); Thompson (2007); Zaffaroni e Pierangeli (2015); Coutinho (1997); Foucault (1977); Goffman (2001); Iamamoto (1999); Moscovici (1978); Orlandi (2001); Patto (1999); Santos (2004); Volpi (2002); Wacquant (2001); Valladares (2000); Libaneo (2012). Considerando os desdobramentos de produção do conhecimento a partir deste estudo, pode-se afirmar a relevância do tema para o desenvolvimento da educação em seus níveis e modalidades. Também, os traços deste estudo demonstram que, mais uma vez, o Estado não cumpre com o seu papel no oferecimento de direitos fundamentais a todos os indivíduos. Sobre o sistema socioeducacional, o estudo apontou o papel dos profissionais que lá atuam em seus protagonismos, insistências e a capacidade de resistência aos comandos verticalmente impostos pelos órgãos centrais de educação e, também nesse caso, de segurança pública. Tais aspectos podem ser identificados quando, apesar do cronograma didático-curricular disponível, solicitado e, em alguns casos, imposto, a consciência educacional e emancipada dos profissionais os instrui a ultrapassar a lógica curricular comum, trazendo práticas alternativas e mais humanizatórias. Desse modo, dentre as inúmeras possibilidades que este estudo trouxe, estão aquelas que impulsionam a realização de tantos outros estudos sobre o tema, porém, em outros espaços socioeducativos. Assim, com base no referencial teórico utilizado, a metodologia aplicada durante as entrevistas semiestruturadas, em muito favoreceu a produção de conhecimento inovador, transformador de práticas, e impulsionador de metodologias.
Abstract: This study, as a Master's Dissertation, under the guidance of Prof. Dr. Neiva Vieira da Cunha and co-supervision of Prof. Dr. Fabiana Rodrigues, has the central objective of researching the developments of public educational policies that involve the socio-educational measures of the General Department of Actions Socio-educational / DEGASE / RJ, considering the pedagogical praxis of teachers in the face of daily social challenges and limits. As specific objectives, the study sought to characterize the personal confrontations of hospitalized adolescents, through the teachers' narratives, identifying the concepts of society, education, perspectives of the future, also understanding, in the collective of teaching actions, the place of schooling for training of the individual; it also sought to analyze, in the possible relations between the narratives of the interviewed teachers, the potential of scientific / school knowledge as a transforming element of the reality of the adolescents who study in the researched schools, understanding them as social instances that promote moments of resistance to the students' intellectual alienation watched. Thus, the study problematizes the cultural, linguistic, political and attitudinal elements that transit around the right to education during the adolescent's hospitalization period, mapping the symbolic violence that involves the reification of the didactic-curricular model that imposes itself on educational specificities these schools. As data collection instruments, semi-structured interviews were conducted with three teachers in order to analyze aspects such as: Public Educational Policies; socio-education; intellectual emancipation; alienation; human formation; pedagogical practices; school realities; etc. This study, theoretically and methodologically, is supported, among other authors, in the work of Alencar (2005); Algebaile (2009); Julião (2013); Melo (2017); Frigotto (2001); Baratta (1978); Bittar (2007); Bitencourt (2007); Foucault (1978); Thompson (2007); Zaffaroni e Pierangeli (2015); Coutinho (1997); Foucault (1977); Goffman (2001); Iamamoto (1999); Moscovici (1978); Orlandi (2001); Patto (1999); Santos (2004); Volpi (2002); Wacquant (2001); Valladares (2000); Libaneo (2012). Considering the unfolding of knowledge production from this study, one can affirm the relevance of the theme for the development of education in its levels and modalities. Also, the features of this study demonstrate that, once again, the State does not fulfill its role in offering fundamental rights to all individuals. Regarding the socio-educational system, the study pointed out the role of professionals who work there in their roles, insistence and the ability to resist commands vertically imposed by central education bodies and, in this case, public security. Such aspects can be identified when, despite the didactic-curricular schedule available, requested and, in some cases, imposed, the educational and emancipated conscience of the professionals instructs them to go beyond the common curriculum logic, bringing alternative and more humanizing practices. Thus, among the countless possibilities that this study brought, are those that drive the realization of so many other studies on the subject, however, in other socio-educational spaces. Thus, based on the theoretical framework used, the methodology applied during the semi-structured interviews, greatly favored the production of innovative knowledge, transforming practices, and driving methodologies.
Palavras-chave: Socio-educational measure
Schooling
Medida sócio-educativa
Escolarização
DEGASE/RJ
Assistência a menores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ALVES, Juliana Eduardo Reis. Escolarização e medida socioeducativa de internação: a perspectiva docente sobre limites e possibilidades. 2021. 95f, Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17388
Data de defesa: 25-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Juliana Eduardo Reis Alves - 2021 - Completa.pdf961,78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.