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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os efeitos do Mindful Sport Performance Enhancement (MSPE) sobre o desempenho de atletas de basquete universitário
Título(s) alternativo(s): The effects of Mindful Sport Performance Enhancement (MSPE) on performance among college basketball athletes
Autor: Silva, Yago Carioca Baltar da Silva 
Primeiro orientador: Filgueiras, Alberto
Primeiro membro da banca: Wolff, Aline Arias
Segundo membro da banca: Galvão , Bruno de Oliveira
Resumo: Mindfulness pode ser definido como o processo consciente e intencional através do qual o indivíduo mantém sua atenção no momento-presente, aceitando as coisas como são, sem julgamento e expectativa em relação à experiência e seu desdobramento. As práticas de mindfulnes têm, aos poucos, começado a ganhar espaço no meio esportivo, com pesquisas indicando benefícios para atletas quanto à melhor percepção do estresse, melhor recuperação de perturbações interoceptivas e melhor regulação emocional, por exemplo. O presente estudo teve a hipótese de que as práticas de mindfulness podem beneficiar atletas de basquete universitário no Brasil quanto à melhoria das funções executivas e quanto ao desempenho esportivo. Participaram deste trabalho 12 atletas de basquete universitário, sendo 6 do grupo experimental, que passaram por um treinamento de mindfulness de 6 sessões (MSPE), e 6 do grupo controle, que assistiram vídeos online, sendo avaliados os dois grupos através de instrumentos quantitativos e qualitativos. Os resultados indicaram que, quantitativamente, não houve mudança significativa em relação ao desempenho e às funções executivas, mas houve diferença de acordo com a avaliação qualitativa.
Abstract: Mindfulness can be defined as the conscious and intentional process through which one keeps its attention in the present moment, accepting things as they are, without judgment and expectation regarding the experience and its unfolding. Mindfulnes practices have gradually started to gain space in the sports environment, with research indicating benefits for athletes in terms of better perception of stress, better recovery from interoceptive disorders and better emotional regulation, for example. The present study hypothesized that mindfulness practices can benefit college basketball athletes in Brazil in terms of improving executive functions and sports performance. 12 college basketball athletes participated in this work, 6 from the experimental group, who underwent a 6-session mindfulness training (MSPE), and 6 from the control group, who watched videos online, the two groups being evaluated using quantitative and qualitative instruments. The results indicated that, quantitatively, there was no significant change in relation to performance and executive functions, but there was a difference according to the qualitative assessment.
Palavras-chave: Sports Psychology
Basketball
Performance
Mindfulness
Executive Functions
Psicologia Social
Esporte
Basquete
Psicologia do Esporte
Desempenho
Mindfulness
Funções Executivas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: BALTAR, Yago Carioca. Os efeitos do Mindful Sport Performance Enhancement (MSPE) sobre o desempenho de atletas de basquete universitário. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17401
Data de defesa: 25-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social

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