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Tipo do documento: Tese
Título: Educação para o empreendedorismo: limites e contradições
Título(s) alternativo(s): Education for Entrepreneurship: limits and contradictions
Autor: Duque, Felipe da Silva 
Primeiro orientador: Barreto, Raquel Goulart
Primeiro membro da banca: Silva, Alessandra Nicodemos Oliveira
Segundo membro da banca: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Terceiro membro da banca: Lamosa , Rodrigo de Azevedo Cruz
Quarto membro da banca: Silveira, Zuleide Simas da
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender a relação desenvolvida entre a noção de empreendedorismo e educação. Em sua trajetória de investigação, o presente trabalho explora a formação do modo de produção capitalista em sua essencialidade, a partir da constituição do Capital e os mecanismos utilizados pela classe dominante para prover sua manutenção, em destaque, a ideologia. A exploração de Gramsci e suas articulações em torno desse tema serão exploradas, com a dimensão concisa do processo que envolve a capilarização de uma visão do mundo, em destaque o empreendedorismo. Este transformado a partir das contribuições de liberais clássicos como Cantillon e Say e em uma tentativa arrojada de caracterização pelo intelectual Schumpeter no início do século XX. Nessa dimensão, a emergente literatura neoliberal, representada, principalmente, por von Mises, viria determinar o empreendedorismo como essência de nossa espécie, devendo ser lapidado em sua formação. Essa perspectiva ganha força a partir década de noventa, com os organismos transnacionais e toma a centralidade em diretrizes educacionais a serem incorporadas nos países periféricos, numa progressiva reverberação da lógica neoliberal de transformação da educação em mercadoria e disputa da consciência dos filhos dos trabalhadores nas escolas, onde se tem como horizonte qualquer fim emancipatório, mas conectado a formação do homem-empresa. Esse debate é reiterado a partir da análise dos periódicos do O Globo, onde a noção de empreendedor toma sentidos híbridos, mas que equaciona em sua forma exata a partir da década de dois mil e dez.
Abstract: This study aims to understand the relationship developed between the notion of entrepreneurship and education. In its investigation trajectory, the present work explores the formation of the capitalist mode of production in its essentiality, starting from the constitution of Capital and the devices used by the dominant class to provide its maintenance, highlighted, an ideology. Gramsci's exploration and articulations around this theme will be explored, with a concise dimension of the process that involves the capillarization of a world view, especially entrepreneurship. This transformed from the contributions of classic liberals such as Cantillon and Say and in a bold attempt at characterization by the intellectual Schumpeter in the early 20th century. In this dimension, an emerging neoliberal literature, represented mainly by von Mises, would determine entrepreneurship as the essence of our species, and should be refined in its formation. This perspective gains strength from the nineties, with transnational organizations and takes center stage in educational guidelines to be incorporated in peripheral countries, in a progressive reverberation of the neoliberal logic of transforming education into merchandise and dispute of the awareness of the children of school workers, where any emancipatory end is on the horizon, but connected to the formation of the man-company. This debate is reiterated from the analysis of O Globo journals, where a notion of entrepreneur takes hybrid meanings, but which equates in its exact form from the decade of two thousand and ten.
Palavras-chave: Education
Neoliberalism
Entrepreneursh
Educação
Empreendedorismo
Neoliberalismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: DUQUE, Felipe da Silva. Educação para o Empreendedorismo: limites e contradições. 2021. 490 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17403
Data de defesa: 30-Abr-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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