Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17411
Tipo do documento: Tese
Título: Práticas-teorias e políticas da sexualidade tecidas nos/com os cotidianos da educação infantil
Título(s) alternativo(s): Practices theories and policies of sexuality woven in/with the daily life of early childhood education
Prácticas teorías y políticas de sexualidad entretejidas en la vida cotidiana de la educación de la primera infancia
Autor: Vidal, Haroldo Junior Evangelista 
Primeiro orientador: Soares, Maria da Conceição Silva
Primeiro membro da banca: Silva, Leonardo Amaro Nolasco da
Segundo membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Terceiro membro da banca: Fonseca, João Barreto da
Quarto membro da banca: Victor, Sônia Lopes
Resumo: Aprender sobre/com a sexualidade é tão importante para as crianças quanto qualquer outro aprendizado. As crianças precisam experimentar as potências das partes sexualizadas de seus corpos, assim como aprendem com o que podem fazer com braços e pernas. Elas precisam se sentir bem com seu corpo e orgulhosos em serem elas mesmas. As crianças vão criando, afirmando e/ou recusando significações em relação às diferenças, valores e relacionamentos sexuais cotidianamente à medida que crescem e amadurecem, em meio a encontros, práticas e discursos que constituem as diversas redes em que vivem e atribuem sentidos às suas existências, aos modos de vida dos outros e ao mundo como espaçotempo de ser, estar, experimentar, significar, se formar e se transformar, permanentemente. O objetivo deste estudo foi pensar, nos/com os cotidianos de uma escola de ensino municipal da rede pública de Vitória/ES, as práticas-teorias e políticas relativas à sexualidade que se engendram nos processos curriculares praticadospensados. A passos lentos, a educação vem se propondo a problematizar as disputas em torno da questão da sexualidade. No caminho que trilhamos para desenvolver o trabalho, movidos pela nossa própria história de vida e memórias em relação ao nosso processo de escolarização, abordamos estudos sobre as concepções de gênero e sexualidade, currículos e dissidências, infância e sexualidade e sobre as práticas cotidianas na escola em questão no que diz respeito ao tema proposto.
Abstract: Learning about / with sexuality is just as important for children as any other learning. Children need to experience the potencies of the sexualized parts of their bodies, as well as learn from what they can do with their arms and legs. They need to feel good about their body and proud to be themselves. Children create, affirm and/or refuse meanings in relation to differences, values and sexual relationships on a daily basis as they grow and mature, in the midst of encounters, practices and discourses that constitute the various networks in which they live and assign meanings to their existences, to the ways of life of others and to the world as a space-time to be, to be, to experience, to signify, to form and to transform, permanently. The objective of this study was to think, in / with the daily lives of a public school in the public school of Vitória/ES, the practices-theories and policies related to sexuality that are engendered in the curricular processes practiced. Slowly, education has been proposing to problematize disputes around the issue of sexuality. On the path we took to develop the work, driven by our own life history and memories in relation to our schooling process, we approached studies on the concepts of gender and sexuality, curricula and dissidences, childhood and sexuality and on the daily practices at school in question with regard to the proposed theme.
Aprender sobre / con la sexualidad es tan importante para los niños como cualquier otro aprendizaje. Los niños necesitan experimentar las potencias de las partes sexualizadas de sus cuerpos, así como aprender de lo que pueden hacer con sus brazos y piernas. Necesitan sentirse bien con su cuerpo y orgullosos de ser ellos mismos. Los niños crean, afirman y/o rechazan significados en relación a las diferencias, valores y relaciones sexuales en el día a día a medida que crecen y maduran, en medio de encuentros, prácticas y discursos que constituyen las diversas redes en las que viven y asignan. significados a sus existencias., a las formas de vida de los demás y al mundo como espacio-tiempo para ser, ser, experimentar, significar, formar y transformar, permanentemente. El objetivo de este estudio fue pensar, en / con la vida cotidiana de una escuela pública en la escuela pública de Vitória/ES, las prácticas-teorías y políticas relacionadas con la sexualidad que se engendran en los procesos curriculares practicados. Lentamente, la educación se ha ido proponiendo problematizar las disputas en torno al tema de la sexualidad. En el camino que tomamos para desarrollar el trabajo, impulsados por nuestra propia historia de vida y recuerdos en relación con nuestro proceso de escolarización, abordamos estudios sobre las concepciones de género y sexualidad, currículos y disidencias, infancia y sexualidad y sobre las prácticas cotidianas en la escuela. en cuestión con respecto al tema propuesto.
Palavras-chave: Educação Infantil
Corpo
Gênero
Sexualidade
Currículos
Body
Genre
Sexuality
Child Education
Resumes
Cuerpo
Sexualidad
Educación Infantil
Se Reanuda
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VIDAL Haroldo Junior Evangelista. Práticas-teorias e políticas da sexualidade tecidas nos/com os cotidianos da educação infantil. 2021. 134 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17411
Data de defesa: 24-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Haroldo Junior Evangelista Vidal - 2021 - Completa.pdf1,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons