Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17417
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Comensalidade e identidades culturais: um olhar a partir das narrativas do cinema |
Título(s) alternativo(s): | Commensality and cultural identities : a look from the narratives of cinema |
Autor: | Campos, Silvana da Silveira |
Primeiro orientador: | Ferreira, Francisco Romão |
Primeiro coorientador: | Seixas, Cristiane Marques |
Primeiro membro da banca: | Kraemer, Fabiana Bom |
Segundo membro da banca: | Carvalho , Maria Claudia da Veiga Soares de |
Terceiro membro da banca: | Wollz, Larissa Escarce Bento |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Ronaldo Gonçalves de |
Resumo: | O objetivo desta tese é compreender aspectos da comensalidade contemporânea em um contexto social influenciado pelo mercado urbano global com fluxos de produtos, pessoas, comidas e sentidos A narrativa do cinema, entendido aqui como um lugar da cena contemporânea, é o lócus de observação. O recorte da pesquisa é construído pela análise dos filmes Lunchbox, Que mal eu fiz a Deus? e Persépolis, com base na teoria dos estudos de identidade cultural e comensalidade. A mesa do cinema tem a comida como um elemento da linguagem, um dos recursos visuais para compor o discurso imagético. Parte-se da comida para pontuar relações dinâmicas e instáveis entre cultura e sociedades em transformação. A tese está organizada na forma de artigos e capítulos de livros publicados em periódicos científicos recentes. |
Abstract: | The object of this work is to reflect about aspects of contemporary commensality inserted in urban context influenced by the a global market with flows of products, people, foods and senses. The cinematic narratives, understood here as a place in the contemporary scene, is the locus of observation. The research cut is constructed by analyzing the films “Lunchbox”, “Serial (Bad) Weddings” and “Persépolis”, based on the theory of cultural identity and commensality studies. A cinema table has food as, one of the mise en scenes for composing or imagery speech. Food is part of the dynamic and unstable relationships between culture and changing societies. They are organized in the form of articles and book chapters published in recent scientific journals. |
Palavras-chave: | Nutrição Comensalidade Identidade cultural Narrativas cinematográficas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Nutrição |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde |
Citação: | CAMPOS, Silvana da Silveira. Comensalidade e identidades culturais : um olhar a partir das narrativas do cinema. 2020. 135 f. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17417 |
Data de defesa: | 23-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Silvana da Silveira Campos - 2020 - Completa.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons