Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17420
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tensões étnico-raciais na cultura escolar contemporânea: leituras sobre a condição de risco e o fracasso escolar
Título(s) alternativo(s): Ethnic/racial tensions in contemporary school culture: reflections on risk condition and school failure
Autor: Figueiredo, Thamara da Silva 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antonio Gomes
Primeiro membro da banca: Silva, Alexandra Lima da
Segundo membro da banca: Castro , Paula Almeida de
Resumo: Esta dissertação é relatório de uma pesquisa teórico-conceitual que teve por objetivo caracterizar as circunstâncias subjacentes ao fracasso escolar que acomete crianças e jovens brasileiros, especificamente aqueles e aquelas que são racialmente marcados. Seu objetivo é caracterizar a escola brasileira e a cultura escolar em seus atributos raciais e racistas e, ainda, demonstrar que tais atributos são grandes contribuidores para fracasso escolar que atinge grande parte da população. Nesta pesquisa se entendeu por fracasso escolar as diferentes dificuldades que as alunas e alunos enfrentam no decorrer de seu processo de escolarização, sejam elas o excesso de reprovações, as dificuldades de aprendizagens e, por fim, a evasão escolar. Compreende-se, outrossim, que o fracasso escolar é deveras prejudicial para os indivíduos que o experimentam e para toda a sociedade. Com esta pesquisa, procura-se demonstrar que o racismo estrutural e institucional que opera na sociedade brasileira também atravessa a instituição escolar em seus mais variados aspectos, apesar dos movimentos preconizarem por uma escola democrática e inclusiva, acessível a todos e todas, independente de raça ou classe social. Para cumprir o objetivo estabelecido fez-se uma relação entre escola e a sociedade, ponderando a origem da escola, a cultura escolar, a filosofia que lhe serve de sustentação e as questões mais atuais como a cidadania e a inclusão social. Além disso, caracterizou-se a sociedade brasileira em sua diversidade racial e cultural contrapondo-a à instituição escolar, que é branca e de cultura hegemônica. Afinal, discutiu-se o conceito de raça e de racismo em suas diferentes perspectivas e demonstrou-se que sua forma de funcionar no sentido global da sociedade brasileira também atravessa a instituição escolar e interfere no processo de escolarização das crianças e jovens racializadas. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma necessidade premente de enfrentar o fracasso escolar experimentado pela população negra sem culpabilizar os sujeitos individualmente, mas compreendendo que o legado estruturalmente racista da sociedade interfere neste fenômeno. Ademais, pretende contribuir para a área da educação inclusiva em um sentido antirracista, a fim de desmontar velhas crenças acerca da capacidade da população negra e de apontar para uma escola genuinamente inclusiva, acolhedora e democrática.
Abstract: This thesis follows a theoretical-conceptual framework and intends to study the process of school failure which affects Brazilian children and adolescents, specially those who are racially marked. The main objectives are to characterize the Brazilian school and the racial and racist attributes of the Brazilian school culture and to demonstrate that these attributes are major contributors to the school failure that affects a large part of the population. To the following research, school failure is understood as the different difficulties that students face in the course of their school years; be them the successive failure they experience, their learning difficulties, and, finally, the dropout. School failure is indeed very harmful to those who experience it, especially in Western Capitalist societies, where education is one of the main instruments of socioeconomic mobility. Thus, school failure works as a mechanism for the marginalization of populations. This thesis focuses on demonstrating that structural and institutional racism which operates within Brazilian society also affects the school in its different aspects, despite the struggles to have a democratic and inclusive school, a school accessible to all, regardless of race, gender, and social class. In order to achieve the objectives proposed for the thesis, a relation between school and society was established where the origins of Brazilian school system, school culture, the philosophical paradigm that sustains it were taken into consideration. Current issues such as definitions of citizenship and social inclusion were also regarded. In addition, Brazilian society was characterized in its racial and cultural diversity, which is in contrast to the institution of school, that is white and hegemonic. Different perspectives regarding the concepts of race and racism were discussed. In doing so, it was possible to demonstrate that the racial issues which operate in Brazilian society affects both the school system and the educational path of children and adolescents who are racially marked. This research was developed because there is an urgent need to address the experience of school failure among black population. And do so by understanding that the legacy of structural racism interferes in this phenomenon, rather than blaming the individual subjects. Finally, this thesis intends to contribute to the area of inclusive education. By engaging in an anti-racist effort, this research intends to help dismantling old beliefs about the intellectual capacity of the black Brazilian and to propose a type of school that is genuinely inclusive and welcoming.
Palavras-chave: School Failure
Inclusive Education
Institutional Racism
Educação
Fracasso Escolar
Educação inclusiva
Racismo na educação
Relações Étnico-Raciais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FIGUEIREDO, Thamara da Silva. Tensões étnico-raciais na cultura escolar contemporânea: leituras sobre a condição de risco e o fracasso escolar. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17420
Data de defesa: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Thamara da Silva Figueiredo - 2020 - Completa.pdf1,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons