Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17422
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Psicologia no SUAS: considerações acerca da inserção do psicólogo em processos de trabalho coletivos na política de assistência social
Título(s) alternativo(s): Psychology at SUAS: considerations about psychologist's insertion in collective work process in social assistance polity
Autor: Vieira, Lara Soutto Mayor 
Primeiro orientador: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Primeiro membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Segundo membro da banca: Monnerat, Giselle Lavinas
Terceiro membro da banca: Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de
Resumo: Esta dissertação parte do interesse no aprofundamento das discussões entre a Psicologia e a política de assistência social, campo em que o psicólogo tem sido chamado a atuar de forma bastante expressiva nas duas últimas décadas, sendo considerado como profissional obrigatório para integrar as equipes de referência interdisciplinares do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A inserção neste novo espaço de atuação – e nas políticas públicas, de forma geral – aponta para uma importante mudança no perfil da profissão, que passa a se inscrever, cada vez mais, em relações de trabalho assalariadas. Diante deste cenário, a pesquisa teve como objetivo analisar a inserção do psicólogo nos processos de trabalho coletivos da política pública de assistência social, partindo da compreensão de que esta análise imprescinde de uma ampliação do olhar do próprio campo teórico-metodológico da Psicologia para a investigação de outras determinações que incidem sobre esta inserção, no que diz respeito aos efeitos que a divisão social do trabalho e o estatuto do assalariamento condicionam no trabalho profissional. Nesse sentido, a compreensão da prática profissional como trabalho e a perspectiva teórico-analítica da inscrição em processos de trabalho coletivos foram tomadas como pressupostos teóricos importantes, a partir dos quais se desenvolveu uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico e documental, realizada à luz do materialismo histórico-dialético. Por meio deste aporte teórico-metodológico, a pesquisa percorreu eixos investigativos considerados mediações fundamentais para a análise da inserção da Psicologia na política de assistência social, relacionados à constituição do âmbito da política pública, às principais tendências de organização do trabalho coletivo nesta política, às características particulares da produção teórica e do debate realizado na Psicologia e aos argumentos envolvidos nas requisições institucionais para a inserção e determinação da (in)especificidade do papel do psicólogo no SUAS. A análise de tais eixos, resultante das pesquisas bibliográfica e documental, foi organizada a partir de categorias analíticas tais como o significado sócio-histórico da Psicologia, a gestão do trabalho e o caráter coletivo dos processos de trabalho no SUAS, o binômio interdisciplinaridade-indiferenciação e o papel do psicólogo na política de assistência social. Foi possível observar que a reflexão sobre os fatores que atravessam a condição de assalariamento e incidem sobre a inserção e atuação dos profissionais não é realizada de forma aprofundada e explícita na produção teórica em Psicologia sobre a inserção no âmbito do SUAS. Este campo de conhecimento, embora heterogêneo, apresenta consenso quanto ao questionamento sobre a falta de clareza acerca das contribuições específicas do psicólogo para a atuação no SUAS. Observou-se, por meio da análise documental, que tal estranhamento relaciona-se à tendência à indiferenciação dos processos de trabalho na política de assistência social, explicitada pela ausência de indicações institucionais precisas a respeito das competências e atribuições das especialidades que compõem o trabalho coletivo, embora, contraditoriamente, a constituição de tal política também expresse a tendência à crescente especialização do trabalho social ao enfatizar a importância da interdisciplinaridade em seus processos de trabalho.
Abstract: This dissertation is part of the interest in deepening the discussions between psychology and social assistance policy, a field in which the psychologist has been called to act in a very expressive way in the last two decades, being considered a mandatory professional to integrate the multidisciplinary reference teams of the Single System of Social Assistance (SUAS). The insertion in this new area of action - and in public policies, in general - points to an important change in the profile of the profession, which is becoming more and more enrolled in salaried labor relations. Faced with this scenario, the research aimed at analyzing the insertion of psychologists in the collective work processes of public welfare policy, based on the understanding that this analysis requires na expansion of the theoretical-methodological field of Psychology to investigate other determinations that impact on professional insertion and performance, regarding the effects that the social division of labor and the status of employment have on professional work. In this sense, the understanding of professional practice as work and the theoretical-analytical perspective of enrollment in collective work processes were taken as important theoretical assumptions, from which a theoretical-bibliographical and documentary research was developed, based on historical-dialectic materialism method. Through this theoretical-methodological contribution, the research has followed investigative axis considered as fundamental mediations for the analysis of the insertion of Psychology in social assistance policy, related to the constitution of the scope of public policy, the main trends in the organization of collective work in this policy, the particular characteristics of the theoretical production and debate carried out in Psychology and the arguments involved in the institutional requirements for the insertion and determination of the specificities of the role of the psychologist in SUAS. The analysis of such axes, resulting from bibliographic and documentary research, was organized from analytical categories such as the socio-historical meaning of Psychology, work management and the collective character of work processes in SUAS, the interdisciplinary-indifferentiation binomial and the role of the psychologist in social welfare policy. It was possible to observe that the reflection on the factors that go through the condition of wage-earning and affect the insertion and performance of professionals is not carried out in a deep and explicit way in the theoretical production in Psychology about the insertion in the scope of SUAS. These productions, although heterogeneous, present a consensus regarding the questioning about the lack of clarity about the specific contributions of the psychologist to the performance at SUAS. It has been observed, through documental analysis, that such strangeness is related to the tendency of undifferentiation of work processes in social assistance policy, made explicit by the absence of precise institutional indications regarding the competencies and attributions of the specialties that compose collective work, although, contradictorily, the constitution of such policy also expresses the tendency of growing specialization of social work by emphasizing the importance of interdisciplinarity in its work processes.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Psicologia
Assistência Social
Trabalho
Psychology
Work
Public policies
Social Assistance
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: VIEIRA, Lara Soutto Mayor. A Psicologia no SUAS: considerações acerca da inserção do psicólogo em processos de trabalho coletivos na política de assistência social. 2020. 273 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17422
Data de defesa: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Lara Soutto Mayor Vieira - 2020 - Completa.pdf1,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons