Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17426
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A Educação Museal Online: uma ciberpesquisa-formação na/com a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ |
Título(s) alternativo(s): | Online Museum Education: a cyber research-training investigation at/with the Teaching Assistance Sector of the National Museum (SAE, MN/UFRJ) |
Autor: | Marti, Frieda Maria ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Edméa Oliveira dos |
Primeiro membro da banca: | Guerra , Denise Moura de Jesus |
Segundo membro da banca: | Soares, Ozias de Jesus |
Terceiro membro da banca: | Alves, Nilda Guimarães |
Quarto membro da banca: | Paiva , Jane |
Resumo: | A presente tese de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PROPED/UERJ apresenta, narra e discute nossa itinerância de ciberpesquisa-formação intitulada A Educação Museal Online: uma ciberpesquisa-formação na/com a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ, e tem como objetivo compreender a Educação Museal na/com a cibercultura a partir das experiências cotidianas vivenciadas nas/com as redes educativas da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, SAE/MN. O ‘fazerpensar’ essa pesquisa dialoga com as bases teórico-metodológicas das pesquisas com os cotidianos (Alves, 2008; Certeau, 2014), da multirreferencialidade (Ardoino, 1998) e da ciberpesquisa-formação (Santos, E., 2014, 2019) em tessitura com o conceito de Educação Museal (IBRAM, 2018). No caminhar com/desta ciberpesquisa-formação, emerge e vai sendo forjado o conceito e práticas de Educação Museal Online que pressupõem a compreensão dos museus e de suas redes sociais digitais, ou outras presentificações online, como espaços multirreferenciais de aprendizagem em que o diálogo - as conversas – com/entre os praticantes culturais (os públicos e públicos não habituais) e o acionamento de emoções estão na centralidade de suas ações educativas, fomentadas pela mediação museal online que aciona e promove a criação e a socialização de conhecimentos, aprendizagens, sentimentos, emoções, inquietações, invenções em interatividade e em um ambiente em que múltiplas relações (intelectuais, cognitivas, psicossociais, culturais, históricas, etc.) são tecidas em horizontalidade. O uso do digital em rede se insere nesse contexto como meio e interfaces/dispositivos culturais da contemporaneidade (cibercultura) que potencializam essas criações e trocas que, por sua vez, se presentificam e são representadas em textos, imagens e sons. |
Abstract: | The present thesis has been undertaken at the Post-Graduation in Education Programme of the Rio de Janeiro State University (PROPED/UERJ). It presents, narrates and discusses our cyber research-training investigation named Online Museum Education: a cyber research-training at/with the Teaching Assistance Sector of the National Museum (SAE, MN/UFRJ), and aims to understand Museum Education in/with cyberculture, based on the daily experiences lived in/with the educational networks of the Teaching Assistance Sector of the National Museum (SAE/MN). The research methodology is based on the theoretical and methodological approaches of the everyday research method (Alves, 2008; Certeau, 2014), the multi-referential epistemological practice (Ardoino, 1998) and the cyber research-training method (Santos, E., 2014, 2019) in dialogue with the concept of Museum Education (IBRAM, 2018). During this research, a new concept and practice emerges. The Online Museum Education concept and practice presupposes the understanding of museums and their digital social networks - or any other online type of presence - as multi-referential learning spaces in which dialogue - conversations - with/between cultural practitioners (audiences and non-usual audiences) and the triggering of emotions are the basis of its educational actions, fostered by online museum mediation which promotes the creation and socialization of knowledge, learning, feelings, emotions, concerns, inventions in interactivity and in an environment in which multiple aspects (intellectual, cognitive, psychosocial, cultural, historical, etc.) are exchanged horizontally. Online digital technologies are understood and used as contemporary cultural interfaces/devices that enhance these creations and exchanges which, in turn, are represented by texts, images and sounds. |
Palavras-chave: | Educação Museal Cibercultura Museu Nacional Educação Museal Online SAE/Museu Nacional Ciberpesquisa - Formação Multirreferencialidade Pesquisas com os Cotidianos Online Museum Education Cyberculture SAE/National Museum Cyber Research - Training Multi-referentiality Everyday Research |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MARTI, Frieda Maria. A Educação Museal Online: uma ciberpesquisa-formação na/com a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ. 2021. 298 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17426 |
Data de defesa: | 26-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Frieda Maria Marti - 2021 - Completa.pdf | 10,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons