Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17426
Tipo do documento: Tese
Título: A Educação Museal Online: uma ciberpesquisa-formação na/com a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ
Título(s) alternativo(s): Online Museum Education: a cyber research-training investigation at/with the Teaching Assistance Sector of the National Museum (SAE, MN/UFRJ)
Autor: Marti, Frieda Maria 
Primeiro orientador: Santos, Edméa Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Guerra , Denise Moura de Jesus
Segundo membro da banca: Soares, Ozias de Jesus
Terceiro membro da banca: Alves, Nilda Guimarães
Quarto membro da banca: Paiva , Jane
Resumo: A presente tese de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PROPED/UERJ apresenta, narra e discute nossa itinerância de ciberpesquisa-formação intitulada A Educação Museal Online: uma ciberpesquisa-formação na/com a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ, e tem como objetivo compreender a Educação Museal na/com a cibercultura a partir das experiências cotidianas vivenciadas nas/com as redes educativas da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, SAE/MN. O ‘fazerpensar’ essa pesquisa dialoga com as bases teórico-metodológicas das pesquisas com os cotidianos (Alves, 2008; Certeau, 2014), da multirreferencialidade (Ardoino, 1998) e da ciberpesquisa-formação (Santos, E., 2014, 2019) em tessitura com o conceito de Educação Museal (IBRAM, 2018). No caminhar com/desta ciberpesquisa-formação, emerge e vai sendo forjado o conceito e práticas de Educação Museal Online que pressupõem a compreensão dos museus e de suas redes sociais digitais, ou outras presentificações online, como espaços multirreferenciais de aprendizagem em que o diálogo - as conversas – com/entre os praticantes culturais (os públicos e públicos não habituais) e o acionamento de emoções estão na centralidade de suas ações educativas, fomentadas pela mediação museal online que aciona e promove a criação e a socialização de conhecimentos, aprendizagens, sentimentos, emoções, inquietações, invenções em interatividade e em um ambiente em que múltiplas relações (intelectuais, cognitivas, psicossociais, culturais, históricas, etc.) são tecidas em horizontalidade. O uso do digital em rede se insere nesse contexto como meio e interfaces/dispositivos culturais da contemporaneidade (cibercultura) que potencializam essas criações e trocas que, por sua vez, se presentificam e são representadas em textos, imagens e sons.
Abstract: The present thesis has been undertaken at the Post-Graduation in Education Programme of the Rio de Janeiro State University (PROPED/UERJ). It presents, narrates and discusses our cyber research-training investigation named Online Museum Education: a cyber research-training at/with the Teaching Assistance Sector of the National Museum (SAE, MN/UFRJ), and aims to understand Museum Education in/with cyberculture, based on the daily experiences lived in/with the educational networks of the Teaching Assistance Sector of the National Museum (SAE/MN). The research methodology is based on the theoretical and methodological approaches of the everyday research method (Alves, 2008; Certeau, 2014), the multi-referential epistemological practice (Ardoino, 1998) and the cyber research-training method (Santos, E., 2014, 2019) in dialogue with the concept of Museum Education (IBRAM, 2018). During this research, a new concept and practice emerges. The Online Museum Education concept and practice presupposes the understanding of museums and their digital social networks - or any other online type of presence - as multi-referential learning spaces in which dialogue - conversations - with/between cultural practitioners (audiences and non-usual audiences) and the triggering of emotions are the basis of its educational actions, fostered by online museum mediation which promotes the creation and socialization of knowledge, learning, feelings, emotions, concerns, inventions in interactivity and in an environment in which multiple aspects (intellectual, cognitive, psychosocial, cultural, historical, etc.) are exchanged horizontally. Online digital technologies are understood and used as contemporary cultural interfaces/devices that enhance these creations and exchanges which, in turn, are represented by texts, images and sounds.
Palavras-chave: Online Museum Education
Cyberculture
SAE/National Museum
Cyber Research - Training
Multi-referentiality
Everyday Research
Educação Museal
Cibercultura
Museu Nacional
Educação Museal Online
SAE/Museu Nacional
Ciberpesquisa - Formação
Multirreferencialidade
Pesquisas com os Cotidianos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MARTI, Frieda Maria. A Educação Museal Online: uma ciberpesquisa-formação na/com a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ. 2021. 298 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17426
Data de defesa: 26-Abr-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Frieda Maria Marti - 2021 - Completa.pdf10,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons