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Tipo do documento: Dissertação
Título: Todos na roda: o uso da Comunicação Alternativa e Ampliada em uma escola de Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): All on the wheel: the Augmentative and Alternative Communication in Early Childhood Education
Autor: Siqueira, Maristela Conceição Dias 
Primeiro orientador: Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo
Primeiro membro da banca: Nunes, Leila Regina de Oliveira de Paula
Segundo membro da banca: Pletsch, Marcia Denise
Resumo: Tem sido expressivo o aumento do número de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA) matriculadas na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica do país, responsável pela faixa etária de zero a cinco anos de idade. Muitas chegam à escola com as dificuldades de estabelecer uma comunicação mais significativa e têm comprometidos o seu comportamento e a interação social. Para suprir e complementar suas necessidades específicas, as redes regulares de ensino têm ampliado a oferta do Atendimento Educacional Especializado, que hoje se faz preferencialmente pelas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), cujos professores, pelo menos em tese, devem receber formação continuada relacionada ao assunto. Entretanto, não é incomum que haja um descompasso entre as necessidades do aluno e as respostas pedagógicas que escola oferece, como, por exemplo, a ausência de uso de formas de comunicação alternativas à falta de uma fala funcional e a carência de práticas escolares que as incentive. O presente estudo teve como objetivo verificar os efeitos da formação continuada realizada em ação colaborativa com uma professora de SRM, para o uso da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) nas trocas comunicativas e interação de duas crianças com TEA, sem fala funcional incluídas numa instituição de Educação Infantil. Foi estruturado em dois momentos que aconteceram de maneira concomitante: uma intervenção colaborativa e uma intervenção de supervisão. A primeira aconteceu sob a forma de encontros de estudo e oficina de produção de recursos e a segunda foi realizada na SRM acompanhando a professora na sua atuação com os alunos. Os efeitos foram verificados mediante a observação no uso de recurso e estratégias de CAA pela professora com as crianças nas iniciativas e respostas dos atos interativos efetivados e não efetivados e o tempo de espera da professora nas trocas de turnos. Os resultados revelam o aumento na intenção em comunicar evidenciados pelo maior número de respostas e o surgimento, ainda que insipiente, do número de iniciativas comunicativas das crianças e uma mudança de atitude da professora com mais tranquilidade em aguardar as respostas e favorecer os momentos de interação demonstrando mais segurança ao usar as estratégias de CAA. Também foram observados os efeitos da generalização por parte da professora ao estender para outros ambientes da escola do conhecimento que adquiriu.
Abstract: There has been an expressive increase in the number of children with Autistic Spectrum Disorders (ASD) enrolled in Early Childhood Education, the first stage of Basic Education in the country, responsible for the age group from zero to five years old. Many come to school with difficulties of establishing a more meaningful communication and have their behavior and social interaction jeopardized. In order to meet and complement their specific needs, regular education networks have expanded the offer of Specialized Educational Service, which today is preferably done by the Multifunctional Resource Rooms (MRR), which teachers go through continuing education. However, it is not unusual for there to be a mismatch between the needs of the student and the pedagogical response that the school offers, such as the absence of use of alternative forms of communication to the lack of functional speech and the lack of school practices that encourage them. This study had as objectives to verify the effects of the continuing education carried out in collaborative action with an MRR teacher, for the use of the Augmentative and Alternative Communication (AAC) in the communicative exchanges and interaction of two children with ASD, without functional speech included in an institution of Early Childhood Education. It was structured in two moments that happened concomitantly: a collaborative intervention and a supervision intervention. The first one happened with the format of study meetings and resource production workshop, and the second one was held at MRR, accompanying the teacher in her work with the students. The effects were verified through observation in the use of resource and strategies of AAC by the teacher with the children in the initiatives and responses of the interactive acts accomplished and not accomplished and the waiting time of the teacher in the changes of shifts. The results show an increase in the intention to communicate evidenced by the greater number of responses and the emergence, albeit insipient, of the number of communicative initiatives of the children and a change of attitude of the teacher with more tranquility in waiting for the answers and to favor the moments of interaction demonstrating more safety when using AAC strategies. The generalization effects on the part of the teacher were also observed when extending the knowledge that she acquired to other environments of the school.
Palavras-chave: Early Childhood Education
Special Educacion
Continuing Education
Autism Spectrum Disorder
Augmentative and Alternative Communication
Educação
Professores – Formação
Crianças com transtorno de espectro autista
Educação Infantil
Educação Especial
Formação Continuada
Transtorno do Espectro Autista
Comunicação Alternativa e Ampliada
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SIQUEIRA, Maristela Conceição Dias. Todos na roda: o uso da Comunicação Alternativa e Ampliada em uma escola de Educação Infantil. 2017.121 f. Exame de qualificação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17429
Data de defesa: 25-Out-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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