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Tipo do documento: Tese
Título: Trocas afetivas em contexto de interação mãe-bebê e metas maternas de socialização emocional
Título(s) alternativo(s): Affective exchanges in the context of mother-baby interaction and maternal emotional socialization goals
Autor: Bieler, Clarice 
Primeiro orientador: Mendes, Deise Maria Leal Fernandes
Primeiro membro da banca: Pessôa, Luciana Fontes
Segundo membro da banca: Vicente, Carla Cristine
Terceiro membro da banca: Seabra, Karla da Costa
Quarto membro da banca: Moura, Gabriella Garcia
Resumo: Trocas afetivas mãe-bebê são fenômenos relevantes para o desenvolvimento inicial, estabelecendo-se em contexto de interação social. Mães de bebês possuem metas de socialização de emoção para filhos, refletindo modelos vigentes no seu ambiente sociocultural, podendo impactar as trocas afetivas da díade. Para investigar trocas afetivas e tentativas dessas trocas em interações mãe-bebê, metas maternas de socialização emocional e associações nesses domínios, esta tese fundamentou-se nas abordagens evolucionista e sociocultural do desenvolvimento. Após estudo-piloto, foi realizada coleta de dados no domicílio, condicionada à assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e da Autorização para uso de imagens de vídeo. Participaram vinte díades: bebês de ambos os sexos, dois/três meses de idade, considerados saudáveis, nascidos a termo, mães primíparas, brasileiras, residindo com pais dos bebês. Foram aplicados instrumentos (Formulário de Identificação; Formulário de Dados Sociodemográficos), realizada entrevista semiestruturada sobre metas maternas de socialização emocional para final da infância e vida adulta (filhos), observação livre mãe-bebê, vinte minutos, registrada em vídeo. Empregou-se estatística descritiva para relatar dados sociodemográficos. Foram pré-definidas categorias para análise dos vídeos e calculadas medidas estatísticas descritivas para as variáveis de interesse (tentativas/ trocas). Tentativas e trocas foram caracterizadas quanto à frequência, agente da iniciativa, ocorrência de expressões emocionais do bebê; comportamentos afetivos maternos; trocas quanto ao número de turnos; manifestação promotora. Para respostas das entrevistas foi realizada análise qualitativa, orientada pela análise de conteúdo de L. Bardin. Após definição de categorias e categorização do material, foram calculadas frequências de enunciações para cada categoria. Características emocionais desejadas pelas mães para os filhos em dois momentos (final da infância/vida adulta) foram contrastadas usando teste Wilcoxon. Para analisar atuação materna para desenvolver características desejadas foram calculados percentuais; para relacionar metas de socialização emocional com características das trocas afetivas foi aplicado teste de correlação de Spearman. Resultados indicaram frequências expressivas para a média de tentativas (quatorze) e trocas (seis) por díade, complexidade das trocas em termos de número de turnos segundo a literatura, sendo normalmente a mãe o agente promotor (de trocas e tentativas), usando na maioria das vezes a fala dirigida ao bebê. Expressão emocional dos bebês predominante nas trocas foi sorriso e comportamento materno foi fala. Metas das mães indicaram valorização da autonomia, sendo que seria alcançada através de relações de proximidade. Os resultados não indicaram diferenças significativas na comparação do desejado para os dois momentos, nem associação entre metas maternas e características das trocas analisadas. Acredita-se que essa tese contribua para melhor compreensão das trocas afetivas mãe-bebê no contexto sociocultural estudado e promova novos estudos que ampliem o conhecimento dos mecanismos interacionais no desenvolvimento inicial.
Abstract: Affective mother-baby exchanges are relevant phenomena for early development, establishing themselves in the context of social interaction. Mothers of babies have emotional socialization goals for their children, reflecting current models in their socio-cultural environment, which may impact the dyad's emotional exchanges. To investigate affective exchanges and attempts at these exchanges in mother-baby interactions, maternal emotional socialization goals and associations in these domains, this thesis was based on the evolutionary and socio-cultural approaches to development. After a pilot study, data collection was carried out at home, subject to the signing of the Free and Informed Consent Form and the Authorization for the use of video images. Twenty dyads participated: babies of both sexes, two / three months of age, considered healthy, born at term, primiparous mothers, Brazilian, living with parents of the babies. Instruments were applied (Identification Form; Sociodemographic Data Form), semi-structured interview on maternal emotional socialization goals for late childhood and adulthood (children), free observation of mothers and babies, twenty minutes, recorded on video. Descriptive statistics was used to report sociodemographic data. Categories for the analysis of the videos were pre-defined and descriptive statistical measures were calculated for the variables of interest (attempts / exchanges). Attempts and exchanges were characterized as to frequency, agent of the initiative, occurrence of emotional expressions of the baby; maternal affective behaviors; changes in the number of shifts; promoter manifestation. For answers to the interviews, a qualitative analysis was carried out, guided by the content analysis of L. Bardin. After defining categories and categorizing the material, enunciation frequencies were calculated for each category. Emotional characteristics desired by mothers for their children in two moments (late childhood / adulthood) were contrasted using the Wilcoxon test. To analyze maternal performance to develop desired characteristics, percentages were calculated; Spearman's correlation test was applied to relate emotional socialization goals with characteristics of affective exchanges. Results indicated expressive frequencies for the average of attempts (fourteen) and exchanges (six) per dyad, complexity of the exchanges in terms of the number of shifts according to the literature, with the mother usually being the promoting agent (of exchanges and attempts), using most sometimes speech addressed to the baby. The babies' emotional expression prevalent in the exchanges was smile and maternal behavior was speech. Mothers' goals indicated the valorization of autonomy, which would be achieved through close relationships. The results did not indicate significant differences in the comparison of the desired for the two moments, nor association between maternal goals and characteristics of the analyzed exchanges. It is believed that this thesis contributes to a better understanding of the mother-baby affective exchanges in the studied socio-cultural context and promotes new studies that expand the knowledge of the interactional mechanisms in the initial development.
Palavras-chave: Affective exchanges
Mother-baby interactions
Emotional expressions of babies
Maternal goals for socializing emotions
Psicologia Social
Trocas afetivas
Interações mãe-bebê
Expressões emocionais de bebês
Metas maternas de socialização de emoções
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: BIELER, Clarice. Trocas afetivas em contexto de interação mãe-bebê e metas maternas de socialização emocional. 2021. 114 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17431
Data de defesa: 14-Mai-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social

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