Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17439
Tipo do documento: Dissertação
Título: Eu + Ele = Nós
Título(s) alternativo(s): I + He = We
Autor: Oliveira, Siro Carlos de 
Primeiro orientador: Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de
Primeiro membro da banca: Copque, Bárbara Andrea Silva
Segundo membro da banca: Noguera, Renato
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, não como opostos dialéticos, mas como contrários que não são contraditórios, as condições de igualdade e diferença sob uma atmosfera que demanda que todos sejam iguais. Sim, pois assistimos confrontos quando movimentos sociais se sentem desprestigiados pela forma como a sociedade se organiza, com isso surgem questionamentos tais como: a diferença questiona o que? Onde a igualdade se dá e como a igualdade se mantém? Se são iguais o que varia para que não sejam o Mesmo? Sim, o tripé conceitual que pode ser extraído da pergunta feita acima poderia ser alteridade, igualdade e diferença. Digo que este, a meu ver, seria um caminho simples. No entanto, estes conceitos acima mencionados serão aqui vistos no decorrer de todo o texto, como lugares onde determinados objetos não se localizam, mas que, a meu ver, deveriam se localizar. E esse objeto aqui é o NEGRO. Por que o Negro? Porque o negro como elemento único está sempre associado a pressupostos teóricos que geralmente o aprisionam em fatores fundantes. A análise, vista pela tradição que o ocidente conservou, sempre vai exigir um elemento fundante que, na primeira vista, poderia ser a igualdade, diferença, mas que aqui não será, será o significante NEGRO. O meu axioma é o Negro.Com isso se entende que a diferença se dá na própria afirmativa concreta do objeto que seja A = não A. Isso já deixa explícito a contradição e com isso se inicia o movimento dialético, o que não acontece no binômio estável opositivo da diferença x igualdade.
Abstract: The purpose of this paper is to analyze not as dialectical opposites, but as contraries that are not contradictory, the conditions of equality and difference under an atmosphere that demands that all be equal. Yes, because we witness confrontations when social movements feel discredited by the way society is organized, with this arise questions such as: difference asks what? Where does equality take place and how does equality keep up? If they are equal what varies so that they are not the same? Yes, the conceptual tripod that can be extracted from the question asked above could be alterity, equality, and difference. I say this, in my opinion, would be a simple path. However, these concepts mentioned above will be seen here throughout the text, as places where certain objects are not located but, in my opinion, should be located. And this object here is BLACK. Why the Black? Because black as a single element is always associated with theoretical assumptions that usually imprison it in founding factors. The analysis, seen by the tradition that the West has preserved, will always require a founding element that, at first glance, could be equality, difference, but which will not be here, will be the BLACK signifier. My axiom is Black. By this it is understood that the difference is in the very concrete affirmation of the object that is A = not A. This already makes explicit the contradiction and with this begins the dialectical movement, which does not happen in the stable binomial opposition of difference x equality.
Palavras-chave: Reazon
Illusion
Razão
Ilusão
Igualdade
Identidade racial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: OLIVEIRA, Siro Carlos de. Eu + Ele = Nós. 2019. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17439
Data de defesa: 12-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Siro Carlos de Oliveira - 2019 - Completa.pdf849,6 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.