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Tipo do documento: Dissertação
Título: Qualidade nos Ginásios Experimentais Olímpicos Cariocas: o que pensam os alunos e professores do GEO Nelson Prudêncio
Título(s) alternativo(s): Quality in Rio's Olympic Experimental Gyms: what Geo Nelson Prudencio's students and teachers think
Autor: Medeiros, Renan dos Santos 
Primeiro orientador: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Primeiro membro da banca: Dias, Rosanne Evangelista
Segundo membro da banca: Terra, Dinah Vasconcellos
Resumo: A pesquisa aqui apresentada foi realizada no Ginásio Experimental Olímpico Carioca Nelson Prudêncio e se propôs a interpretar os sentidos de qualidade da educação percebidos por professores, direção e estudantes do 9º ano escolar da unidade. Buscou-se evidenciar como a relação da proposta da SME-RJ de uma escola vocacionada para o esporte se traduz no contexto da prática e é afetada pelas interpretações sobre a práxis da polivalência. A investigação foi conduzida por meio de análise documental e de aplicação de questionários aos atores alvo e operou com a abordagem do ciclo de políticas proposto por Stephen Ball e Richard Bowe. Foram analisados documentos públicos produzidos pela SME-RJ que conceberam o modelo de escola GEO; a configuração de seu currículo, seu processo de matrícula e as alterações em sua rotina promovidas pela pandemia da COVID-19. Os questionários foram direcionados a alunos, professores e direção da escola, com o propósito de coletar discursos importantes para o debate acerca da qualidade da educação. Na base da pesquisa está a crença na insuficiência de discussões a respeito da qualidade educacional, que contempla apenas números e despreza as contribuições desses atores. A análise dos dados da pesquisa considerou tanto as contribuições de Ball e colaboradores acerca do ciclo de políticas como a classificação de indicadores educacionais (de qualidade) proposta por Ortigão (2005), permitindo um diálogo entre educação, esporte e qualidade por meio da análise dos contextos, processos e resultados. A análise possibilitou perceber que os indicadores de processo assumem papel principal na interpretação dos resultados da pesquisa, destacando a boa relação que o esporte possui com os alunos e professores, um fator motivador para a relação do aluno com a escola. Entretanto, o distanciamento do grupo de professores do Núcleo Comum com os treinadores aparece como fator preocupante para a interação e a motivação do corpo docente da escola. Notou-se também que a polivalência apresenta uma relação de aparente desconforto quando mencionada pelos professores, apontando suas dificuldades de atuação em disciplinas diferentes da sua graduação. Já os alunos a consideraram uma boa proposta. Esta pesquisa procura traduzir o sentimento daqueles que encenam a política, dando ouvidos às suas contribuições, na tentativa de aproximar o contexto de produção da política ao contexto da prática, ou seja, àquilo que de fato é traduzido e interpretado na escola. Esperamos contribuir, assim, para o debate atual sobre a qualidade da educação, sinalizando indicadores capazes de ampliar as discussões a respeito do tema, distanciando-se da ideia enganosa de rendimento acadêmico como único meio de aferição da qualidade do ensino.
Abstract: The research carried out at the Nelson Prudencio Experimental Olympic Gymnasium in Rio de Janeiro was intended to interpret the meanings of quality in education perceived by teachers, directors and students of this unit. Evidencing how the relationship of the SME-RJ proposal of a school dedicated to sport was translated into the context of practice, as well as the interpretations about the praxis of Polyvalence and its contributions to this school. For this, we used the analysis of public documents produced by the SME-RJ, operating them with the policy cycle approach proposed by Stephen Ball and Richard Bowe, who conceived the GEO school model; configuring its curriculum, its enrollment process and the changes in its routine, promoted by the Covid-19 pandemic. Using questionnaires aimed at students, teachers and school management, we collected important speeches for the debate about the quality of education, believing in the insufficiency of discussions about educational quality, which only consider numbers and disregard the contributions of these actors. The quality indicators presented by Ortigão 2005 were used to organize the information collected in the questionnaires, being able to separate them into indicators of contexts, processes and results, thus facilitating the understanding of the speeches and their contributions to the dialogue between education, sport and quality. We realized that process indicators play a major role in the interpretation of the research results, highlighting the good relationship that sport has with students and teachers, being a motivating factor for the student's relationship with the school. However, the distancing of the group of teachers from the Common Core with the Coaches appears as a worrying factor for the interaction and motivation of the school's faculty. It was also noted that polyvalence presents a relationship of apparent discomfort when mentioned by teachers, pointing out their difficulties in acting in disciplines other than their graduation. The students, on the other hand, considered it a good proposal. Therefore, this research seeks to translate the feelings of those who stage politics, listening to their contributions. In an attempt to bring the context of policy production closer to the context of practice, that is, what is actually translated and interpreted at school. We hope to contribute in this way to the current debate on the quality of education, signaling indicators capable of expanding discussions on the subject. Moving away from the misleading idea of academic performance as the only means of measuring the quality of education.
Palavras-chave: Education
Sport
Indicators
Multipurpose
Quality
Educação
Esporte
Indicadores
Polivalência
Qualidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MEDEIROS, Renan dos Santos. Qualidade nos Ginásios Experimentais Olímpicos Cariocas: o que pensam os alunos e professores do GEO Nelson Prudêncio. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17440
Data de defesa: 2-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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