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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mídias digitais como recurso de acessibilidade para estudantes com autismo nas aulas de Educação Física
Título(s) alternativo(s): Digital Media as an accessibility resource for students with autism in Physical Education classes
Autor: Bernardo, Luciana Teixeira 
Primeiro orientador: Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da
Primeiro membro da banca: Dutra, Flávia Barbosa da Silva
Segundo membro da banca: Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos
Resumo: A Educação Física está inserida como um componente curricular obrigatório da Educação Básica, suas ações pedagógicas são sempre vivências que vêm impregnadas de uma corporeidade voltada para o sentir e o relacionar-se. Com o aumento da presença nas escolas regulares de alunos com deficiência especificamente os com Transtorno do Espectro Autista (TEA), necessitamos compreender melhor quem são essas pessoas que, no geral, possuem um desenvolvimento atípico fugindo dos padrões de alunos encontrados na escola comum e, a partir daí, rever as práticas, propor mudanças, adaptações para que estes sujeitos sejam de fato inseridos e sintam-se pertencentes ao cotidiano escolar. Surge então, a necessidade de pesquisar novos caminhos para auxiliarem o processo de inclusão dentro da Educação Física pensando na melhoria da participação desses alunos nas aulas. Portanto, este estudo teve como objetivo principal propor a produção, utilização e verificação sobre a possibilidade de uma mídia digital (vídeos em formato de animação) auxiliar na inserção de uma aluna com TEA nas aulas de Educação Física. O cenário foi o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp - UERJ) tendo como sujeitos envolvidos na pesquisa: uma estudante diagnosticada com TEA matriculada no primeiro ano do ensino fundamental e a sua professora de Educação Física. A proposta da pesquisa foi um estudo qualitativo/quantitativo e utilizou como referencial metodológico a pesquisa-ação colaborativa. Trata-se de uma temática, segundo pesquisa, ainda não abordada no meio acadêmico e, por isso, pode contribuir de alguma forma com o processo de inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física.
Abstract: Physical Education is a mandatory curricular component of the elementary education system. Its pedagogical actions are always experiences full of corporeality that focuses on feelings and interactions. The increasing attendance of students with disabilities in regular schools, specifically those with Autistic Spectrum Disorder (ASD), creates the need to get to know these individuals, whose development is different from the standards of pupils found in mainstream schools. From this knowledge, we can review the practices, propose changes, adaptations so that these students feel they belong to the school routine. Therefore, the requirement to research new ways to assist the inclusion process within Physical Education, aiming for the improvement of the participation of these students in class. Thus, this study aimed to propose production, use, and verification of the possibility of Using digital media (videos in animation format) to assist in the inclusion of a student with ASD in Physical Education classes.The research field was the Fernando Rodrigues da Silveira Application Institute (CAp – UERJ). The subjects involved in the research were a student diagnosed with ASD enrolled in the first year of elementary school and her Physical Education teacher. The research proposal was a qualitative/quantitative study and used as a methodological framework the collaborative action research. It is a theme, according to previous research, not yet addressed in academia and, as a result, it can contribute in some way to the process of inclusion of students with ASD in Physical Education classes.
Palavras-chave: Autism
Physical education
Media and education
Autismo
Educação física
Mídia e educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: BERNARDO, Luciana Teixeira. Mídias digitais como recurso de acessibilidade para estudantes com autismo nas aulas de Educação Física. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17450
Data de defesa: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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